9 de junho de 2017

Resenha: O mistério dos cavalos alados - Megan Shepherd, Plataforma 21

Informações do livro:
Título: O mistério dos cavalos alados
Título original: The Secret Horses of Briar Hill
Autor: Megan Shepherd
Editora: Plataforma 21
Páginas: 208



Sinopse: Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar. Existem cavalos alados nos espelhos do Hospital Briar Hill – esses espelhos refletem os elegantes quartos que já pertenceram a uma princesa, mas que agora são o lar de crianças doentes. Somente Emmaline pode enxergá-los. Este é o seu segredo. Certa manhã, a menina escala o muro dos jardins abandonados do hospital e descobre algo incrível: um cavalo branco com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos e invadiu a realidade. Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento? Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, O mistério dos cavalos alados traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como O jardim secreto e A princesinha, já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações. Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento? Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, 'O mistério dos cavalos alados' traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como 'O jardim secreto' e 'A princesinha', já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações.


Resenha: "O mistério dos cavalos alados", de Megan Sheperd, possui uma capa maravilhosa, assim como uma sinopse bem atraente, por isso fiquei bem interessada nessa leitura. Confesso que estava esperando um enredo mais profundo, porém o que encontrei foi um enredo superficial e com uma história mais infantil. Pelo menos, a autora consegue envolver o leitor diante da temática, mas recomendo que não é bom ir com muitas expectativas.

Emmaline é uma menina muito carismática e é a responsável por eu ter continuado a leitura. Ela me ganhou rapidinho, especialmente por conseguir repassar bons sentimentos. A garotinha, que está internada em um hospital chamado Briar Hill, esconde um segredo: consegue enxergar cavalos alados nas superfícies espelhadas do local.

Anna é sua amiga no hospital, e é uma garotinha que a ajuda bastante ao emprestar seus lápis de cor. O estado dessa menina está mais agravado, então as precauções sobre elas se mostram maiores desde o começo. Mas há outros personagens que se acham os poderosos, como Benny e os outros meninos. 



O fato é que ninguém consegue enxergar os cavalos alados sem ser a Emmaline. Claro que ninguém acredita nela, mas a menina sabe que é real, ainda mais depois de encontrar um cavalo nos arredores do hospital, e que este precisa muito de sua ajuda por ser alvo de uma caçada. A aventura começa a partir desse ponto, então!

E sobre sua doença, ela mesmo a chama como águas paradas, que na verdade é tuberculose. Apesar de ter uma história mais infantil, não há como negar que emociona ao ler os fatos de um cenário de doenças perante a segunda guerra mundial, e especialmente sobre o medo das perdas.

É uma leitura bem rápida, quanto a isso não posso negar.. aquela leitura de poucas horas mesmo. Apesar de não ser o que esperava, conseguiu me envolver e me encantar por conta de toda a inocência e expressão de sentimentos tão profundos. Recomendo muito essa leitura sim, ainda mais para quem curte o gênero e espera encontrar elementos sutis e marcantes ao mesmo tempo.

Classificação SEL: 4/5


3 comentários:

  1. Olá! Esse livro está na minha lista de desejado. Sua resenha só aumentou minha vontade de ler. Apesar de não ser como você esperava, que bom que te envolveu e encantou. Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda

    Essa capa é lindíssima, confesso que eu compraria o livro só por ela, sabia? Rss
    Que pena que a história é superficial. E agora que sei um pouco mais sobre a história acho que não leria, não gosto de histórias com pegadas infantis, então não seria uma leitura proveitosa para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fer!

    Obrigada por me avisar para não ir com muita sede ao pote, eu tava bem curiosa para ler esse livro e com a expectativa lá encima, achei a sinopse e a capa maravilhosas! E parece ter uma premissa muito interessante, apesar de ir com mais cautela esse é um tipo de livro que me atrai, então vou ler sim, obrigada pela dica!

    Adorei a resenha!

    Beijos
    Jess

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo