12 de junho de 2017

Resenha: O perfume da folha de chá - Dinah Jefferies, Companhia das Letras

Informações do livro:
Título: O perfume da folha de chá
Título original: The Tear Planter's Wife
Autor: Dinah Jefferies
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 432



Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.


Resenha: "O perfume da folha de chá", de Dinah Jefferies, chama a atenção justamente pela narrativa bem desenvolvida e com elementos que envolvem o leitor aos poucos. Me interessei também por ser um romance de época. Confesso que demorei um pouco para compreender a trajetória, mas não demora muito para que as cenas se mostrem mais interessantes e, de certa forma, ousadas e com muitas intrigas também.

Gwen parece feliz ao estar casada, mas algumas coisas não parecem fazer sentido para ela. O marido, Laurence, é mais velho e infelizmente ocorrem muitos desentendimentos entre o casal. A irmã dele, Verity, também incentiva nas brigas, na verdade, percebe-se que ela parece gostar mesmo disso. De fato, ela não poderia ser mais irritante.

Laurence não é muito presente, pode ser pelo seu trabalho com as plantações de chá, porém ele se mostra bem conflituoso. Não é fácil entender suas atitudes, sendo que em alguns momentos está presente, mas em outros fica claro que há algo errado. Gwen não consegue disfarçar sua surpresa ao perceber que nem tudo é como ela pensava que fosse, seja pela ambientação ou pela forma de trabalho e seu tratamento na fazenda.


Uma gravidez inesperada é a partida para mudanças, algumas esperadas, mas outras nem tanto. Isso porque ela fica muito feliz com a notícia, entretanto algo acontece no dia do nascimento. E assim precisar decidir o que é melhor, por mais que saiba que não existe uma solução positiva nesse contexto. De resto, é necessário seguir o destino para descobrir até que ponto vai a sua coragem.

A história nos faz pensar bastante sobre todas as dificuldades apresentadas e sobre o peso real das escolhas difíceis. Por mais que seja possível entender, não dá para não se chatear com toda a situação e pensar que as coisas poderiam ser diferentes, isso se houver mais confiança e aceitação entre os relacionamentos.

O texto explora muitos sentimentos e é difícil não se emocionar, especialmente diante de todas as consequências. Claro que também há vários questionamentos ao longo da leitura, assim como os mistérios que começam a parecer ainda mais perturbadores. É um gênero que me atrai bastante, e adorei ser surpreendida com toda as cenas e personagens.

Classificação SEL: 5/5


23 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa. Principalmente por ser um romance históricos, que é o meu estilo queridinho do momento. Fiquei um pouco chateada com a irmã do Laurence, e curiosa pra conhecê-lo, assim como a Gwen. Quero saber essas mudanças que acontecem após a gravidez, parece ser bem interessante. Adorei o fato de explorar sentimentos, adoro chorar com livros. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa, a quanto tempo o eu não te vizir garota kkkk, adorei o novo blogue. Enfim, esse livro eu tenho visto bastante resenhas bem positivas sobre o mesmo, e isso tem aguçado muito a minha curiosidade em lê lo. Mesmo não fazendo bem a minha praia de leitura, creio o que darei uma chance para a mesma logo logo. Adorei a resenha e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu sou apaixonada por essa capa, mas nunca peguei para ler sinopse, resenha, nada. E eu amei saber que se trata de um livro de época, e parece que prende o leitor.

    Eu gostei muito da sua resenha, e ele vai pra lista com certeza.
    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Ah, quero saber o que houve no dia do nascimento da criança! Conseguiu me deixar bem curiosa, haha.
    Adorei a capa logo quando vi, e amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro assim que ele foi lançado e ele se tornou um queridinho, uma das minhas melhores leituras. Adorei a trama, a ambientação e as sensações que senti ao lê-lo. Que bom que você também gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê,
    esse livro é muito bom mesmo, eu comecei a ler ele em e-book, mas acabei parando, agora estou pensando em comprar o físico, leio melhor quando sinto todas as sensações que o livro físico nos apresenta. Não li muito mas o pouco que li me fez senti o mesmo que você, além disso ele é super elogiado por todos, apesar de não ter lido tantas resenhas dele, todas as que li foram super positivas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tive a oportunidade de solicitar esse livro, mas por estar com muitos livros pra ler acabei recusando, e agora todas as resenhas que leio me fazem ficar ressentida pois parece ser um livro realmente lindo e emocionante, já que sempre leio resenhas positivas.
    Espero poder ler em breve, aposto que vou gostar tanto quanto você, já que essa narrativa me chama atenção!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Que linda resenha Fernanda, to muito curiosa pra ler esse livro, ta na minha lista de proximas leituras, e lendo suas impressões fiquei com vontade de antecipar ele na lista viu

    Parabens pelo blog
    Abçs
    Ana Paula
    Paixão por Leituras

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Não conhecia muito sobre a trama da história mais chamou muito minha atenção. Fiquei bem curiosa para saber como vão lidar com essa gravidez inesperada e o como será o nascimento da criança. Gostei da dica, com certeza vou ler.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Não conhecia esse livro, mas devido a sua resenha achei muito interessante, gosto de romances de época e quando a trama emtrega mais do que o esperado é maravilhoso. Parece ser uma história muito envolvente e conflituosa, vou dar uma chance a essa leitura assim que possível.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Eu ensaiei muito para comprar esse livro logo que foi lançado, a capa me chamou bastante a atenção e a ambientação também.
    Mas acabei não comprando justamente porque estou fugindo de temas reflexivos no momento. mas com certeza é uma leitura que pretendo fazer em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir

  12. Oi, fernanda, que bacana ver que você gostou dessa obra. Eu adoro esse livro e adoro todo o desenvolvimento e os questionamentos que você mencionou. Realmente, verity é muito irritante, e durante todo o livro eu quis bater nessa mulherzinha, e até hoje não me conformo com ela. precisamos de mais livros desse autor aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Este livro está na minha lista para ser lido ainda este ano e estou bem curiosa com esta história. Gosto de enredos que tragam estes pontos que você ressaltou: sentimentos e reflexão sobre como poderia ter sido diferente.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Essa leitura já está na minha lista, mas ainda estou procurando encaixar no momento certo. Amo esse gênero, é esse livro me chama a atenção por esse conflito que se segue após o nascimento. Estou super curiosa para saber o que se desenrola depois disso. Tenho certeza que também irei me emocionar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fernanda!
    Estou bem curiosa para ler esse livro, acompanhei uma divulgação bem intensa sobre ele e fiquei com vontade de ler porque sou apaixonada por romances de época. A trama é bem diferente do que costumo ler no gênero, mas acho que pode me agradar. Em breve vou ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Vou te confessar que criei um bloqueio com esse livro, sem nem mesmo ter tentado ler. Acho que a sinopse não me interessou muito ou somente não seja o momento certo, mas sempre que o vejo fico com a sensação de que será uma leitura muito arrastada.
    De qualquer forma, adorei conferir sua resenha e saber que o livro proporciona questionamentos ao longo da leitura. Vou deixar a dica anotada, pois talvez um dia eu consiga superar essa resistência e leia a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, que plot interessante! Fiquei muito curiosa com os mistérios que você citou na história... Um livro que li parecido com esse foi Miniaturista, mas confesso que me decepcionou pra caramba o desfecho (ou a falta dele) das situações... No entanto, esse não parece fazer isso. Vou cair com tudo nessa história, também amo romances de época!
    Grata pela dica, anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu já sou um apaixonado por romances de época e acabei de me apaixonar por toda a emoção trazida no enredo deste. A capa é muito linda e deliciosa de se ver, assim como a historia parece ser. Acredito que amaria conhecer mais profundamente os personagens apresentados e gostaria de conhecer os questionamentos que citaste. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Essa é a segunda vez que leio uma resenha desse livro e embora a capa seja linda e os comentários sejam sempre elogiosos, ainda não senti aquela vontade louca de conferir a trama. No entanto, confesso que fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha em relação ao desfecho que a autora dá para esse romance, já que o casal não é tão próximo assim. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  20. Estou doida para ler este livro, desde que ouvi falar sobre ele a primeira vez. Acho essa premissa simplesmente encantadora. A capa também é belíssima, rica como a narrativa parece ser. Esse livro eu pretendo ler em breve. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Confesso que o que me atraiu nesse livro foi o gênero e depois as resenhas que li, todas muito positivos e todas falavam que muitas coisas começaram a surgir depois do casamento, eu fiquei muito curiosa para descobrir o que foram essas coisas, mas, obviamente elas devem ter um impacto muito grande na história, estou roendo as unhas de tão curiosa. Espero ler esse livro em breve e descobri os segredos que nele me aguardam.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi.

    Conheci este livro no canal do Paloma, do Livros & Fuxicos, e de cara me encantei pela obra. Para começar eu amei a capa e me interessei muito pela premissa do livro. Estou querendo muito lê-lo, só não sei se conseguirei fazer isso este ano.

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Uma coisa que eu gosto muito é de romance de época... esse livro em questão eu não conhecia, mas de algum modo, pelo que relatou, eu achei a pegada dele bem diferente dos demais livros que envolvem o gênero.
    No início da resenha confesso que fiquei bem intrigada e não me interessei muito pela história, entretanto, no final, me surpreendi com a sua conclusão e fiquei curiosa.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo