30 de junho de 2017

Resenha: Quinze dias - Vitor Martins, Globo Alt

Informações do livro:
Título: Quinze dias
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 208



Sinopse: Felipe está esperando esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai botar em prática. Mas as coisas fogem um pouquinho do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele não voltam de uma viagem. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.


Resenha: "Quinze dias", deVitor Martins, possui uma história apaixonante e com um envolvimento incrível, capaz de surpreender muito o leitor, mesmo aqueles que já possui boas expectativas a respeito. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, e é aquela leitura mais do que recomendada para ser feita em apenas um dia, não somente pelas poucas páginas, mas por conta do carisma encontrado no texto.

Com esse livro, percebi que é possível ter uma identificação enorme com um personagem, por mais que ele ou ela não tenha as características mais marcantes que podem te definir. Estou me referindo, na verdade, ao modo de pensar e a todos os sentimentos e sensações repassadas ao longo desta leitura, não somente pelo lado das aparências.

Vamos falar a respeito de inseguranças então. O protagonista Felipe está vivenciando uma época repleta de complicações e julgamentos sem fins. Isso que ele não parece conseguir repassar todas as preocupações que o cercam, mas o leitor começa a compreender muito bem, visto que nós somos inseguros mesmo, seja por besteiras ou por situações mais complexas.


Enfim, o período de férias é sempre muito esperado, seja pelo lado do descanso mais do que merecido ou pela parte de querer vivenciar novas experiências sem ter que seguir uma rotina, conhecer novas pessoas, aproveitar os amores da vida, enfim.. há uma imensidão de escolhas. Dessa forma e por outros motivos, é fácil demais compreender Felipe e sua interação um tanto forçada (inicialmente) com seu vizinho Caio.

Não posso me aprofundar muito nesse cenário, por mais que eu queira contar o livro inteiro aqui. Há uma intensidade bem sutil nessas páginas, se é que conseguem me entender. E é ainda melhor porque, diante da temática apresentada, o autor consegue trabalhar com muitas reflexõs sem ficar forçado em momento algum. 

É aquele tipo de livro que dá vontade de conhecer todos, ser amiga deles, fazer parte desse círculo e poder auxiliar de alguma maneira. E ainda assim, não posso deixar de comentar que a obra é muito dinâmica e as interações e descrições a respeito dos personagens são o principal destaque na minha opinião e que tornam tudo ainda mais especial.

Classificação SEL: 4/5


21 comentários:

  1. Oi Fê, ainda não tinha lido resenhas sobre esse livro, mas gostei das suas impressões. Parece um livro de autodescobrimento, mesmo que no curto peri odo de 15 dias, fiquei curiosa para saber mais não só sobre Felipe, mas sobre o Caio também. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fer, sem dúvida este é o livro que mais quero no momento!!! Entendo você não poder falar mais sobre o enredo e confesso que até queria um pequeno spoiler, mas ainda assim, sei que será uma leitura muito proveitosa para mim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou muito querendo esse livro. A sinopse dele me encantou. A sua temática. Tudo. Gostei ainda mais por saber que é um livro agradável de se ler e ainda mais por seu enredo não "ser forçado". Espero gostar dele do tanto que você gostou, bexitus!

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Eu amei, amei, amei sua resenha (isso mesmo 3 vezes!).
    Ainda não conhecia essa obra, mas, ao ler suas impressões me envolvi completamente pela história e agora quero mais do que tudo realizar essa leitura. Acho muito legal quando os personagens são tão legais que dá vontade de ser amigo deles ;)
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Eu amei, amei, amei sua resenha (isso mesmo 3 vezes!).
    Ainda não conhecia essa obra, mas, ao ler suas impressões me envolvi completamente pela história e agora quero mais do que tudo realizar essa leitura. Acho muito legal quando os personagens são tão legais que dá vontade de ser amigo deles ;)
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá, pela sua resenha me parece que esse é um livro que toca o leitor, que faz com que ele se sinta envolvido pelos personagens e pela trama. Eu quero ler o livro pro acompanhar o autor pelas redes sociais, e também porque fiquei encantada com essa capa super lindinha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, vi que esse livro está sendo muito bem comentado e a cada dia fico mais curiosa para realizar a leitura.
    Essa capa é um amor né ♥ Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Eu achei a capa desse livro muito amorzinho. Vi bastante gente comentando e elogiando a obra, mas não é algo que eu leria no momento. Mesmo assim, parece ser uma leitura muito boa e profunda, com todas essas reflexões que o autor provoca através das experiências dos personagens.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa esse livro parece ser simplesmente sensacional. Não tinha visto nenhuma resenha sobre ele, e fora que essa capa é simplesmente sensacional! Simples, mas muito fofa.

    Fiquei super curiosa pra saber como será as férias dos dois nesses 15 dias. E um outro fato interessante, falar sobre as inseguranças de um adolescente, acho que é um fato interessante e que precisa ser mais abordado.

    Parabéns pela resenha, ficou muito fofa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Fê,
    Estou louca para ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade, infelizmente. Fiquei contente com sua resenha e por saber que você tem vontade de abraçar os personagens, eu adoro livros que me dão essa sensação!
    A época é, de fato, muito esperada e o Vitor parece ter escrito uma trama muito envolvente, ponto pra ele.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou vendo vários comentários desse livro, e parece ser aquela leitura bem leve, adorei a resenha e vou anotar a dica.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Já havia lido sobre o livro antes e o pessoal está comentando bem desse livro.
    Apesar de ser um livro cativante, estou bem cansada do tema, acaba ficando repetitivo.
    Mas adorei sua resenha.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu quero muito ler esse livro, muito mesmo, porque a temática que ele trás é simplesmente incrível e verdadeira.
    É muito bom quando nós gordos somos bem representados na literatura, quando nossos problemas são conversados de maneira real, e também quando outras minorias tem um destaque em uma obra para falar de suas dificuldades e de suas vidas.
    Com certeza é algo que eu quero muito ler

    ResponderExcluir
  14. oi, Fê!
    Vi algumas indicações desse livro e até alguns comentários no canal do autor. Achei a história muito interessante e ainda aborda um tema importante de ser levantado na literatura, gosto de livros assim. Pretendo ler em breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  15. Pois é, esta é a segunda resenha que leio e é positiva também. Acho que esta idade é algo meio complicada nas questões de amor e tudo o mais e ainda mais quando as pessoas são bem preconceituosas.

    Greice Negrini
    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas de cara fiquei animada, pois parece ser uma obra apaixonante mesmo, pois traz uma premissa bacana e os personagens serem bem desenvolvidos e fáceis de se identificar torna tudo mais envolvente ainda. E eu gostei bastante da história falar sobre as inseguranças do personagem, algo que eu creio que compreenderia muito bem mesmo, visto que sou insegura também. Enfim, gostei bastante da sua dica de leitura de hoje, vou até marcar aqui.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas gostei bastante do enredo. Parece ser do tipo onde a leitura flui e é bastante leve, ótimo para intercalar com livros mais pesados. Parece ser uma história bem amorzinho e estou bem curiosa para ler.
    Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Sim! Eu tive vontade de ser amiga de todos eles, o Caio, o Felipe... esse é um livro tão leve, mas com uma mensagem tão bonita. Fora que a edição tá sensacional.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Oi.

    Tinha ouvido falar desse livro,mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. O assunto parece ser bem interessante e me instigou a procurar mais sobre o livro. Vou adicionar depois ao Skoob e ver um dia para lê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Oie!!
    Não conhecia esse livro até hoje, gostei muito da sua resenha e confesso que ela me chamou bastante atenção.
    A capa de fato não é uma algo que me chame a atenção, mas eu leria a história sem a menor dúvida. Adoro história gostosas assim.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá Fernanda,

    Já ouvi falar muito desse livro, tenho muito interesse em lê-lo, ainda mais porque não tenho o hábito de ler muitos livros com personagens lgbt, ele já entrou para minha lista de leituras, ainda mais porque sua resenha foi incrível e o livro deve ser daqueles que deixa um quentinho no coração.

    Beijos e obrigada pela resenha!
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo