18 de junho de 2017

Resenha: Uma semana de inverno - Maeve Binchy, Bertrand Brasil

Informações do livro:
Título: Uma semana de inverno
Título original: A Week in Winter
Autor: Maeve Binchy
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 362



Sinopse: Quando Chicky Starr decide restaurar a velha Casa de Pedra, situada no alto de um penhasco na costa oeste da Irlanda, e transformá-la em um hotel, todos pensam que ela enlouqueceu. Mas, com uma reforma para proporcionar à casa lareiras, quartos elegantes e uma aconchegante cozinha, não demora muito para Chicky estar pronta para receber seu improvável primeiro grupo de hóspedes. Winnie e Lillian não se dão bem, mas se veem forçadas a passar férias juntas; John, astro de filmes norte-americanos, pensa que chegou despercebido; o casal de médicos Nicola e Henry, estão fartos das mortes que presenciaram; Anders odeia ter que herdar os negócios do pai, mas possui um talento nato para a música; a Srta. Howe, uma gélida professora aposentada, parece não gostar de nada; os Wall estão desapontados por terem ficado apenas com o segundo lugar em um concurso valendo uma viagem a Paris; e Freda, a bibliotecária, está com medo dos próprios dons psíquicos. Dividir “Uma Semana de Inverno” com personagens tão envolventes e improváveis será puro deleite.


Resenha: "Uma semana de inverno", de Maeve Binchy, possui uma história bem envolvente e com personagens ainda mais carismátivos. É o tipo de livro que te surpreende, por mais que não tenha cenas tão fortes, mas sim por conta da exploração de sentimentos. o que torna tudo ainda mais sincero, pelo menos ao meu ver.

Chicky Starr passa por alguns momentos bem complicados em sua volta, mas consegue dar a volta por cima ao ter a ideia de restaurar a Casa de Pedra e abrir um negócio próprio. É uma ótima ideia, mas nem todos concordam com ela, ainda mais porque, além de não haver apoio, não conseguem enxergar um futuro favorável no local.

Mas é a partir disso, é muito interessante poder acompanhar os próximos passos de Chicky com seu novo empreendimento. Personagens começam a surgir por conta do local, e a interação é exposta de modo bem envolvente. Se tonra envolvente porque o leitor tem a oportunidade de conferir um pouco sobre cada um deles, desde mudanças, amadurecimentos e afins.



Melhor ainda que compreender os caminhos de todos os personagens que aparecem, é acompanhar as conexões feitas entre eles. E é algo que a autora toma muito cuidado, especialmente para não atrapalhar no entendimento de cada caso, mas sim para que todos tenham seu devido reconhecimento. 

Acredito que o principio intuito é mostrar com as pessoas são diferentes, seja no modo como pensam ou pelas problemáticas. Mas que, acima de qualquer coisa, podem , e devem encontrar algo que as faça mudar de direção, seguir um caminho considerado mais certo, enfim.. planejar bem cada atitude, que as coisas conseguem se resolver com o tempo. Como já deu para perceber, reflexões é o que não faltam nessa leitura sutil e dinâmica.

Eu já esperava uma trama assim na verdade, por isso nem me decepcionei. Falo isso porque sei que a obra não é para qualquer leitor. Nem todos gostam de conferir um enredo simples dessa forma, mas ai vai de acordo com o gênero preferido dos leitores. No meu caso, gosto muito de acompanhar o desenrolar das cenas, é um tipo de leitura que nos faz refletir sobre certas coisas de nosso próprio dia-a-dia, e acho isso muito interessante.

Classificação SEL: 4/5


8 comentários:

  1. Olá F,
    Esperava que esse livro fosse mais romântico, porém por sua resenha passei a achar que é mais uma obra para analisarmos os indivíduos.
    Isso me desanimou um pouco, na verdade me desiludiu, porém acho que é uma leitura muito valida, pois talvez seja muito fácil se ver em alguns personagens ou em vários. Até mesmo para nos autoavaliar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê,
    Achei bem legal essas confecções e até a simplicidade que a narrativa demostra transpassar. O fato da autora não se perder entre os personagens e conseguir mostrar ao leitor sua importância também me chamou a atenção. Achei essa capa encantadora. Obrigada por sua opinião.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fê!
    Vi esse livro e confesso que não me chamou atenção.
    São muitas histórias para acompanhar e fico feliz que não tenha tido confusão no enredo. ^^ Talvez eu dê uma chance ao livro.
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Desde que li a sinopse desse livro eu já percebi que se tratava de uma história simples e reflexiva. Eu cheguei a solicitar ele, mas ele acabou não vindo no pedido. Mas ainda pretendo lê-lo, pois curto a proposta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro de um livro A Pousada, agora até me esqueci o nome, lançada pela NC e lembro que amei o livro, é bem neste estilo. Gosto de saber como é a vida das pessoas e como elas interagem.

    Greice

    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Minha primeira experiência com gêneros assim foi com o livro Estraordinario, que é um enredo bem leve e simples, e me cativou por inteiro e me deixou com vontade de conferir essa obra!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha curiosidade de ler esse livro, mas não sei bem o motivo, porque não sabia nada sobre o enrendo. Adorei ler sua resenha, pois sabendo mais sobre a trama fiquei com mais vontade de conhecer a obra.
    Gosto muito de livros mais simples, mas que nos fazem refletir. Além disso, fiquei feliz de saber que a autora soube construir bem as conexões entre os personagens que aparecem.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda ansiosa para ler este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tinha visto esse livro,mas não tinha lido uma resenha sore e gostei da premissa, adoro histórias simples com reflexões, nos fazendo pensar sobre nossas escolhas Gostei mesmo e ja irei colocar na lista de desejados

    beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo