3 de julho de 2017

Resenha: Inventei você? - Francesca Zappia, Editora Verus

Informações do livro:
Título: Inventei você?
Título original: Made You Up
Autor: Francesca Zappia
Editora: Verus
Páginas: 346



Sinopse: Alex está no último ano do ensino médio e trava uma batalha diária para diferenciar realidade de ilusão. Armada com uma atitude implacável, sua máquina fotográfica, uma Bola 8 Mágica e sua única aliada — a irmã mais nova —, ela declara guerra contra sua esquizofrenia, determinada a permanecer sã o suficiente para entrar na faculdade. E Alex está bem otimista com suas chances, até se deparar com Miles. Será mesmo aquele garoto de olhos azuis com quem ela compartilhou um momento marcante no passado? Mas ele não tinha sido produto da sua imaginação? Antes que possa perceber, Alex está fazendo amigos, indo a festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagem tipicamente adolescentes. O problema é que ela não está preparada para ser normal. Engraçado, provocativo e emocionante, com sua protagonista nada confiável, Inventei você? vai fazer os leitores virarem as páginas alucinadamente, tentando decifrar o que é real e o que é invenção de Alex.


Resenha: "Inventei você?", de Francesca Zappia, me conquistou inicialmente pela capa, e quando li a sinopse, já sabia que poderia me apaixonar pela história, e felizmente, foi justamente o que aconteceu. Na verdade, é uma trama bem delicada e ao mesmo tempo complexa demais, fazendo com que o leitor se envolve e também se questione sobre o que acontece (e o que não acontece) na vida da protagonista.

Alex foi diagnosticada com esquizofrenia aos 13 anos de idade, e desde então precisa lidar com as paranoias, alucinações e afins. Ela está no último ano do ensino médio e enfrenta todas as dificuldades da época. Como se não bastasse, ainda precisa lidar com a doença, e é justamente isso que a torna tão questionável. É algo que o leitor consegue compreender bem e também questiona junto com ela o que é real e o que parece ser ilusão.

Eu fiquei encantada com essa personagem, visto que ela consegue repassar suas emoções de maneira muito profunda, e não fica forçada em nenhum momento. Ela repassa um ar de comodidade e ao mesmo tempo inquietação, mas isso não a torna confusa, pelo contrário, em muitos momentos só demonstra o quanto ela pode ser forte ao enfrentar as situações.



Miles é outro personagem encantador, ainda mais porque ele se mostra tão compreensível e igualmente realista. Ele e Alex não possuem uma interação que parece loucura, pelo contrário é muito interessante como percebemos as coisas e sensações se encaixando.. por mais que o texto deixe alguns fatores em aberto. 

Com essa leitura, senti como se a narrativa manipulasse meus pensamentos e impressões. Parece estranho me expressar de tal maneira, mas é exatamente assim que me senti. E no final das contas, acho que a compreensão fica por nossa conta, saber se é verdade ou pura ilusão da mente. Confesso que isso me frustrou um pouquinho, apesar de já imaginar que provavelmente aconteceria isso.

É impossível não se emocionar com todas as cenas apresentadas, sendo que sempre é possivel refletir e aprender algo nesse contexto cheio de conflitos. É uma obra que mexe com nossas intuições, isso é de certeza, mas acredito que se torna intencional por parte da autora, o que torna tudo ainda mais empolgante, assim como divertido.

Classificação SEL: 4/5


16 comentários:

  1. Olá!!!

    O livro também me chamou a atenção pela capa, assim que olhei já fiquei encantada. Ai veio a sinopse que promete um livro e tanto e para fechar sua resenha mostra o quanto ficou satisfeita com a leitura, conclusão, preciso ler para ontem. O bom é que eu já vou preparada para ficar doida, pois livros que deixam as respostas no ar me deixam sem dormir por dias, mas como parece ser uma história bem marcante e eu nunca tenha lido nada com que abordasse esquisofrenia vou conferir com toda a certeza, obrigada pela dica!

    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Já vi essa capa por aí, mas não sabia do que se tratava, mas agora fiquei curiosa. Acho que o próprio título já deixa a entender que o final fica em aberto mesmo, haha. Mesmo com esse detalhe, ainda pretendo ler, já que fala sobre esquizofrenia e não acho que tenha lido nenhum livro com esse tema, então vai ser bom pra emocionar e compreender as pessoas com essa doença.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu ainda não tinha visto qualquer comentário sobre essa obra.
    Sempre fico na duvida se gosto ou não desse tipo se livro, no qual fica os na duvida se aqui esta acontecendo mesmo ou se acontece somente na mente do personagem. Por um lado pode ser uma sacada genial, mas por outro é muito frustrante terminar a leitura sem saber o que realnente acontece. É o tipo de livro que tenho que estr bo clima pra ler....
    Eu também achei a capa linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Fiquei super interessado no livro após sua resenha, principalmente por tratar de algo tão sério como a esquizofrenia. Com certeza encontramos muitos momentos emocionante durante a leitura. Curto e, ao mesmo tempo, não curto quando o autor deixa a história tão ''em aberto''. Acho interessante, mas é algo bem subjetivo.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu confesso que não conhecia o livro "Inventei Você" da Francesca Zappia, ao menos não me lembro do mesmo, pois são tantos os lançamentos que o GER publica todos os meses, assim como outras editoras com que temos parceria, que um livro ou outro passa batido. A capa ficou super legal, salta aos olhos, chama atenção. A premissa é interessante, esquizofrenia é um tema delicado que merece atenção. Fico contente que tenha gostado da leitura. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Super compreensível você ter sua atenção atraída pela capa primeiro, ela é simplesmente maravilhosa! Adorei saber um pouquinho sobre a história e que apesar de nos perdermos no que é real e no que pode ser ilusão, me pareceu ser uma obra que te prende do inicio ao fim e que não decepciona.Já anotei a dica e espero poder conferir o mais rápido possível.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fê

    Também achei a capa maravilhosa e até cheguei a solicitar. Mas acabei trocando o livro pelo novo da Carina. Mas ainda quero ler porque essa temática muito me interessa. Entendi o que você disse quando falou em manipulação... já li livros cuja leitura me proporcionou a mesma impressão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê,
    quero muito ler esse livro, sou apaixonada por essas tramas que mexem com a nossa mente. Só o fato dele conter uma personagem esquizofrênica já me interessa e muito, gosto de livros que abordam as diversas patologias a que somos suscetíveis, em parte devido eu ser enfermeira e em parte por curiosidade mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oláa

    Nossa não conhecia esse livro da Verus e acredito que eu não tenha lido nada semelhante a esse livro. Muito interessante a autora abordar temas como a esquizofrenia dessa forma e como disse, pelo fato da doença é questionável de fato sabermos o que é real ou não... entendo o como deve ter sido frustrante isso para você, mas querendo ou não condiz com o enredo, né?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    A capa chamou bastante atenção, mas não sei se leria a história, apesar de ter um tipo de romance que eu amo hahaha, é que não gosto muito de ler livros onde os personagens principais tem problemas psicológicos ou psiquiátricos. É uma área que não consigo encontrar atração para leitura, espero mudar meus pensamentos quando pagar saúde mental na universidade. Mas devo parabenizar você pela excelente resenha, você simplesmente criou uma poesia, pois explicou perfeitamente em poucas palavras tudo o que a história transmitiu para você! Parabéns!!

    Abraços
    Dicas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não conheço essa obra mas eu adorei a capa! Adoro isso de aquarela <3
    Geralmente não leio livro assim, mas sempre que leio eu me emociono, acho que por isso evito kkk. Não sei se essa de "manipular emocoes@ atraia a minha atenção. Fiquei com um pouco de pé atras por isso. Mas obrigada pela resenha e pela dica ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Hey Fê,
    A premissa desse livro me atrai muito, porque não li quase nenhum livro com a premissa de personagens esquizofrênicos. Não tenho dúvidas que é uma leitura emocionante e que agrada o leitor.
    Gostei da sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    A capa é bem linda mesmo!
    Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato da personagem ter uma doença psicológica, mesmo sendo tão novinha.
    Sou apaixonada por estórias assim. E pelo que pude ler, vou me apaixonar pela Alex, que me pareceu ser uma personagem tão doce apesar de tudo.
    Dica mais do que anotada.

    ResponderExcluir
  14. Oii Fer, tudo bem? Amei sua resenha e conhecer sua opinião a respeito do livro. Essa foi uma leitura que adorei ter feito; a escrita da autora é envolvente e aquele plot twist na segunda metade foi muito emocionante! Personagens não confiáveis sempre deixam o leitor com a sensação de estar perdendo alguma coisa, ou se questionando sobre tudo o que leu. Eu gosto disso. Achei o final um pouco aberto e fiquei com muitas perguntas, mas no geral foi uma ótima leitura para mim também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!
    A capa do livro me atraiu bastante e a sinopse também!
    Fiquei bastante curiosa com como a autora apresentou a questão da esquizofrenia, até porque é muito difícil aparecer em uma adolescente tão jovem, e principalmente ser diagnosticada nessa idade.
    Adorei a dica! Vou procurar!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda, parece uma pintura em aquarela. Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa. Parece tratar-se uma obra de grande sensibilidade e, por isso, a leitura já me interessa. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo