25 de dezembro de 2017

Resenha: Belinda & Em - Cammie McGovern, Galera Record

Informações do livro:
Título: Belinda & Em 
Título original: A Step Toward Falling
Autor: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 400



Sinopse: Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real.


Resenha: "Belinda & Em", de Cammie McGovern, apresenta uma leitura muito carismática a respeito da amizade e de sua real importância, especialmente quando ela se faz tão necessária na vida das pessoas. Já conhecia a escrita da autora, por isso tinha algumas expectativas, mas ela consegue surpreender justamente por ter uma narrativa delicada e ao mesmo tempo muito intensa.

Emily é uma personagem que tem muito a oferecer, em especial por conta das mudanças que precisam ser feitas diante de seu comportamento. É certo que ela não compreende muito as coisas, desde intensidade até consequências, se não poderia agir de modo diferente logo no primeiro momento em que percebesse algo errado. Porém, suas experiências só comprovam o quanto precisa aprender.

Belinda possui necessidades especiais, e antes de qualquer coisa, preciso confessar que eu pensei que sua participação não seria tão acentuada quanto a de Emily ou de outro personagem. Mas me enganei totalmente, já que ela é fundamental para todo o processo, em todos os sentidos possíveis. Claro que imaginei que haveria a reflexão acerca do diferente e de sua interação com a sociedade, porém as cenas se mostram ainda mais perspectivas perante o impacto que as pessoas tem com as relações humanas.

É de se esperar que os conflitos sejam muito profundos, assim como os questionamentos. Algumas pessoas tendem a ser um tanto crueis quanto as suas ações, ou não percebem o mal que podem causar na vida de alguém que tem uma deficiência ou apenas uma diferença, diferença está que pode o definir como não sendo normal de acordo com a sociedade e seus julgamentos.

É impossível não se identificar com alguns detalhes dos personagens, e achei ótimo como Emily foi apresentada, assim como Belinda é muito especial, não pelo fato de sua deficiência, mas por demonstrar o quanto é querida a partir do momento em que a conhecemos. Basta apenas uma boa recepção, e os resultados não poderiam ser melhores.

Enfim, como já devem imaginar, essa leitura é maravilhosa em todos os sentidos, em especial pelas mensagens repassadas e por todo o sentido compreendido e amadurecimento dos personagens e seus respectivos relacionamentos em uma ambientação cercada por jovens e que ainda tem muito a aprender. Claro que da mesma forma, é certo dizer que esses mesmo jovens tem muito a ensinar também.

Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo