19 de julho de 2018

Resenha: Literalmente - Lucy Keating, Globo Alt

Sobre o livro:



Sinopse: E SE A VIDA PERFEITA JÁ ESTIVESSE ESCRITA PARA VOCÊ? Annabelle leva uma vida perfeitamente sob controle. Ela tem amigos, segue sua rotina à risca, está prestes a se formar e mora com os pais e o irmão mais velho em uma casa que ama. Mas as coisas começam a fugir do controle quando Lucy Keating, autora best-seller de livros juvenis, vai à sua escola falar sobre seu novo romance e, curiosamente, passa a descrever a vida de Annabelle. Logo fica claro que Annabelle é a mais nova protagonista da história de Lucy e, de súbito, o relacionamento de seus pais não parece mais tão perfeito, a casa que tanto ama corre sérios riscos de ser vendida, Will — um aluno transferido que parece literalmente feito para ela — não é mais tão interessante e Elliot, o melhor amigo de seu irmão, passa a ser algo mais que apenas um coadjuvante em sua história. Lucy Keating pode ter um plano para ela. Mas Annabelle está disposta a escrever sua própria história.


Resenha: "Literalmente", de Lucy Keating, é aquele tipo de livro que você pega para ler algumas páginas, e quando percebe já está quase finalizando. Que pena.. tipo de livro que poderia ter muitas e muitas páginas, de tão gostoso que a leitura se torna. Sua leveza e espontaneidade o definem por completo.

Impossível não se divertir com o ritmo da vida de Annabelle, e de como ela é cuidadosa com isso, em especial por conta de todos os seus planejamentos. Na verdade, é fácil perceber que não se dá muito bem com mudanças. Nesse caso, é ainda mais fácil se identificar com seu jeito.

Pode parecer meio confuso quando o leitor - e a protagonista - descobre o que, de fato, está acontecendo. Mas ai o título desse livro se torna muito conveniente, e engraçado. Acontece que Lucy Keating (sim, a autora desse livro entra como personagem também) apresenta seu novo livro na escola de Anabelle.

O curioso é que esse livro se parece muito com a vida da própria Annabelle. É no mínimo surreal, para não comentar o quanto se torna criativo ao longo do desdobramento da obra. Dessa forma, há também aquelas situações de tensão ao tentar compreender o que realmente é verdade, e qual será o desfecho.

O roteiro parece perfeito, perfeito demais, diga-se de passagem.  Mas é ai que começam a surgir as problemáticas para o enredo (da vida da protagonista e do livro de Lucy). A pergunta principal é: como isso é possível?!

Há um romance também nesse contexto, e só achei que poderia ser mais trabalhado. Josie fica muito confusa e chega uma hora que ela não sabe o que decidir ou ao menos se tem a chance de poder decidir.

A narrativa é delicada e super especial em todos os elementos desenvolvidos. Lembrando que Lucy Keating também é a autora de O garoto dos meus sonhos, e você pode conferir minha opinião AQUI.

Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo