5 de setembro de 2018

Resenha: Uma noite e a vida - Chris Melo, Fábrica 231

Sobre o livro:



Sinopse: “Talvez o momento do encontro seja realmente algo magnífico e inexplicável, mas a profundidade das relações depende de muito mais horas, olhares e apostas, pois o verdadeiro encantamento do amor acontece no dividir dos dias, na capacidade de carregar a parcela do outro na gente e em viver sem o pedaço que transcedeu o nosso eu e foi morar dentro de quem amamos de fato. Só assim é amor e só tem um jeito de descobrir se é: vivendo.”  Virgínia é inconstante e sonhadora por natureza. Depois de largar tudo para viver como mochileira e retornar a São Paulo logo após a aventura não se desenrolar da maneira como havia imaginado, a jovem fotógrafa se conforma com uma rotina pacata e saudável e um emprego entediante, mas que paga suas contas. Ela deseja a todo custo provar aos pais (e a si mesma) que está pronta para encarar a vida adulta de forma independente e sem confusões, mesmo que isso signifique deixar seus sonhos e planos grandiosos para trás. Caio é o típico garotão boa-praça, que sempre conquista a todos com seu charme, estilo despojado e bom papo. Apaixonado por música, festas, garotas, cigarros e muita farra, o jovem está prestes a se formar em publicidade, mas seus pensamentos escapistas o impedem de vislumbrar o futuro recheado de responsabilidades que se aproxima. E está bem assim – ele sempre acredita que está e que as portas vão sempre se abrir por onde quer que passe. Quando o destino une a vida dos dois, Virgínia redescobre seu lado amoroso, divertido e sonhador. Caio, por outro lado, se dá conta de que nem todo o carisma do mundo é capaz de resolver alguns problemas. Entre conflitos pessoais e familiares, segredos que vêm à tona e momentos de insegurança, eles se apoiam na esperança de que a empatia seja maior do que todas as diferenças e que o sentimento que os envolve seja mais forte do que toda a realidade. Em uma narrativa dinâmica, sensível e leve, esses dois jovens paulistanos descobrirão que crescer é mais do que contar aniversários e quitar boletos, que amadurecer dói e alivia na mesma medida, que sucesso pode, muitas vezes, ser um conceito totalmente distorcido e que amar está além do que as canções de amor são capazes de entoar.


Resenha: Chris Melo, é, sem dúvidas, uma autora que se destaca muito entre os meus autores favoritos, ainda mais por ser nacional. Admiro muito a sua escrita e o jeito como acaba comportando a história, personagens, caractéristicas e demais elementos inseridos no contexto. Não seria diferente em "Uma noite e a vida".

É difícil não se identificar em alguns traços dos personagens e foi isso que mais gostei nesse percurso. Virgínia e Caio são os protagonistas e garantem boas reflexões diante de suas escolhas pessoais, anseios, medos, desejos, entre outros.

Confesso que me identifiquei mais com ela do que com ele. Acredito que por ela ser mais responsável e bem mais centrada do que ele. Mas entendi que as diferenças são mega importantes nisso, já que é uma experiência que assusta para ambos.

Um dia as coisas podem mudar, assim como os objetivos, pode depender de uma noite e de apenas um encontro. A gente se pega pensando nisso diante da leitura, dentre outras questões que se tornam igualmente relevantes e mais profundas. 

É um estilo bem jovial, e por conta das descrições expostas, também acaba sendo bem realista, o que torna a leitura ainda mais especial também. Vale ressaltar que as vivências garantem um novo olhar diante dos relacionamentos neste livro. Assim como torna tudo bem mais delicado do que o esperado.

Me peguei viajando em um livro que é relativamente curto, mas que deixa o leitor extremamente viciado nas páginas. Isso porque os sentimentos e percepções são muito bem trabalhados diante de todos os encontros, conflitos e cenas semelhantes. Impossível não se apaixonar e não querer ler mais e mais!

Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo