22 de junho de 2012

Resenha: Fábrica de Diplomas - Felipe Pena

Fábrica de Diplomas
Informações do livro:
Título: Fábrica de Diplomas
Autor: Felipe Pena
Editora: Record
Páginas: 336


Sinopse: Publicado originalmente sob o título de O analfabeto que passou no vestibular, Fábrica de diplomas é uma envolvente história de suspense que tem como cenário a conturbada (e pouco explorada) realidade dos universitários brasileiros, divididos entre livros, amores impossíveis e festas regadas a drogas e álcool. 



Resenha: Primeiramente quero destacar a linguagem e narrativa intrigante e intensa de Fábrica de Convites, que torna o livro totalmente envolvente do início ao fim, particularmente me encheu de curiosidade. A trama foi muito bem desenvolvida, os personagens dinâmicos e elaborados com personalidades fortes e total relevância. 

Outro destaque importante é o uso elaborado da psicologia na história, cheio de aventuras e mistérios, com uma narração ágil, carismática e surpreendente. Mas o principal é a realidade apresentada na obra, certos pontos me fizeram parar, refletir e pensar: “Nossa, acho que isso realmente aconteceu.” Ou: “Imagino que isso aconteça de verdade por aí”.

Fábrica de diplomas é o primeiro livro da trilogia do campus, composta, na sequência, pelos romances O marido perfeito mora ao lado e O verso do cartão de embarque. (Andei pesquisando muito a respeito, pois fiquei muito interessada nas sequências). A série apresenta como cenário o caos no meio universitário brasileiro e um personagem recorrente, o professor Antonio Pastoriza. Uma estudante de farmácia é baleada no campus de uma faculdade durante o intervalo das aulas.

O psicanalista Antonio Pastoriza é chamado pelo reitor da Universidade Bartolomeu Dias, para investigar o crime e descobre a participação de um estranho personagem - Lucas, que, apesar de ser analfabeto, acaba de passar no vestibular. Atormentado por dúvidas sobre os métodos utilizados pela profissão que escolheu, Pastoriza reencontra uma ex-namorada, envolve-se numa disputa pessoal com o chefe de polícia e se vê no meio da guerra entre milícias e ensino superior no país e a disputa comercial por alunos/clientes entre as instituições privadas, reforçada pela chegada de inescrupulosos traficantes pelo controle de uma nova droga sintética produzida no laboratório de farmácia da universidade. 

Ele precisa descobrir a identidade do misterioso Doutor, um bandido cujo rosto nunca foi visto por ninguém. No curso das investigações, o psicanalista percebe a decadência dos investidores estrangeiros, interessados em participar do milionário mercado da educação.   


O tema abordado é referente a educação superior no país, e a corrupção que pode haver por trás das instituições deste tipo. E é claro que o ponto forte foi o analfabeto que passou no vestibular. Relata como as instituições estão preocupadas com a quantidade e não com qualidade. Percebe a diferença? Pois é. Tudo gira em torno do lucro e apenas resultados positivos.

O desfecho do livro muito bom! E muitos de vocês irão se surpreender com o final de alguns personagens. O livro mostra ao leitor diversos fatos que estão acontecendo no mundo atual: extorsão, policiais corruptos e afins. Essa é uma ótima dica de livro para quem curte ação, suspense e muito mistério. Super recomendo essa obra nacional.

Classificação SEL: 4/5


Saiba mais sobre o autor:

Felipe Pena é Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Universidade de Paris/Sorbonne III. Foi repórter da TV Manchete, comentarista da TVE-Brasil e sub-reitor da Unesa. 

Autor de vários livros na área acadêmica, Felipe também é psicólogo e leciona no Doutorado em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

3 comentários:

  1. A arte imitando a vida o livro deva ser interessante, pois tudo neste país vira corrupção e fábrica. É a indústria da multa, a indústria das igrejas, indústria do crime e por aí vai, sucesso para o autor e a obra, valeu!

    ResponderExcluir
  2. Caramba o autor é mega graduado, parabéns para ele. Acho demais quem consegue ter uma orientação para seguir carreira acadêmica, até hoje me pergunto se esse não deveria ter sido meu caminho??? Deixa quieto =/
    O livro me pareceu bem interessante, com tema bem realista e atual. Fiquei interessada em ler!!!
    valeu pela dia linda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante... como alguém que está envolvida com educação e com um curso de mestrado, é triste ver esse tipo de coisa acontecendo nas instituições de ensino... deve ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo