27 de agosto de 2012

Resenha: Osíris, Deus do Egito - Marcelo Hipólito, Editora Marco Zero


Informações do Livro:
Título: Osíris – Deus do Egito
Ficção Brasileira
Autor: Marcelo Hipólito
Páginas: 160
Editora: Marco Zero
Ano: 2009




Sinopse: A saga dos deuses egípcios ressurge num épico de feroz realismo, assombro e dor. O nascimento e a vinda de Osíris, fundador da civilização, messias e rei. A ascensão e queda do primeiro reino humano. A traição, o calvário e a ressurreição de um faraó. Sua guerra implacável e a terrível vingança. Um mundo de magia e pavor, deuses e demônios, ação e aventura, vida e morte, ergue-se das areias escaldantes e misteriosas do Egito Antigo neste romance do escritor Marcelo Hipólito. Rá, o Deus-Sol, tinha o Universo sob seu comando. Ele herdara o extremo poder do pai, Atum, a divindade que criara a si mesma. Dos raios incandescentes de Rá nascem seus filhos-irmãos, dos quais ele toma a mais graciosa das beldades por esposa: Nut, Deusa do Céu. Nut, porém, seria o arauto da ruína. Dominada por uma paixão irreprimível, ela se entrega a Geb, o Deus da Terra, também filho-irmão de Rá. Tomado de fúria, Rá condena Geb às trevas eternas. Com a reclusão de Geb, o grande protetor da terra, o mundo torna-se sombrio, um lugar de barbárie e caos. Osíris é um dos filhos de Geb e Nut , lançados a terra desolada, amaldiçoados a padecerem sob a frágil forma humana e provarem os males e as dores da carne. Mas o infortúnio dos amantes Nut e Geb propiciaria a vinda do Messias, o nobre Osíris, rei do Egito. Nesta envolvente aventura sobre a história do primeiro reino na Terra, Marcelo Hipólito resgata as fascinantes lendas e tradições do Egito Antigo.




Resenha: Sempre adorei ler histórias a respeito da Mitologia egípcia, e fiquei super feliz quando recebi o exemplar de Osíris – Deus do Egito, de nosso autor parceiro Marcelo Hipólito.

Nos deparamos com a envolvente e instigante história dos deuses egípcios e acompanha a criação do mundo e de todo o poder que os envolve. Entre tantos personagens importantes, acho justo destacar principalmente o grande Deus-sol Rá, Nut, Get e seus cinco filhos: Hórus, Osíris, Seth, Ísis e Néftis, sendo que esses foram expulsos para o mundo mortal por Rá.

A partir dai, é narrada a história de cada um dos deuses expulsos e a criação da civilização egípcia às margens do Rio Nilo. Com uma narração totalmente descritiva, o livro nos transporta para um mundo além de nossa imaginação, tão intensa e marcante, que podemos perceber que o autor fez uma grande pesquisa acerca do assunto.

Recomendo essa leitura para você, que assim como eu, adora ler e conhecer mais sobre mitologia ou uma boa saga épica, que não economiza nas cenas fortes e nos sentimentos avassaladores, sendo que podemos conhecer e até avaliar esse outro lado dos deuses - o lado humano. Quero agradecer imensamente ao Marcelo Hipólito, pela possibilidade dessa leitura tão agradável e viciante.

* Ao ler o livro, me lembrei da série de livros Ramsés do autor Christian Jacq, que por sinal fazem parte dos meus favoritos. Você conhece?


Leia o primeiro capítulo da obra AQUI.


17 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem?
    Como você conferiu lá no meu blog, o Marcelo também é autor parceiro do Acompanhada pelos Livros. Ele já mandou um exemplar deste livro pra mim, e espero gostar tanto quanto você.
    Eu gosto de mitologia, mas confesso que sou mais apaixonada pela clássica mitologia grega, porém sempre estou aberta a novos conhecimentos. Atualmente conheci um pouco mais da mitologia nórdica e me apaixonei também, hehe.
    Interessante saber que você já gostava da mitologia egipcia, isso é um pouco incomum, acredito.
    Beijos.
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, sim, li a série completa de Ramsés na escola, e desde então sempre gostei de histórias da mitologia egípcia, mas confesso que também adoro mitologia grega e nórdica. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Fernanda!
    Adoro livros que rebuscam acontecimentos históricos para contar sua própria história!
    Osíris é um dos meus contos egípcios favoritos, e fiquei curioso a respeito deste livro!
    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Bom amo livros que tem um fundo mitologico e este parace não ser só o fundo..rsrsr..então já anotei tbem a série de livros Ramsés do autor Christian Jacq, que vc comentou para minha lista..Bj!!

    ResponderExcluir
  4. Miga amei sua resenha e fiquei mega curiosa para ler esse livro.
    Sou apaixonada por mitologia e a egípcia me fascina tanto que tenho uma tatoo

    ResponderExcluir
  5. Com o olho de Hórus que adoro!!!! Enfim amei conhecer autor e obra, vou entrar em contato com ele!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Aline, eu também adoro ler sobre essa mitologia. Entra em contato com ele sim..Bjs ;*

      Excluir
  6. Fernanda!
    O livro realmente é maravilhoso!
    Li e fiquei em êxtase! Vale a pena!
    Tem sorteio do livro lá no blog, quem quiser participar...

    "A alegria compartilhada é uma alegria dobrada." (John Ray )
    UMA SEMANA CHEIA DE AMOR NO CORAÇÃO!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. vc poderia publicar quem ganhou a promo passada, mas o nome completo por favor, so maria não da, tem muitas marias que participam
    bjs e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da ganhadora foi Maria Aparecida Albino. Obrigada pela atenção.

      Excluir
  8. Nossa, amo livros sobre mitologia! Esse parece ser muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Conheço um pouco de mitologia egipícia graças a Riordan, mas é um universo muito vasto para se dizer que saiba muito!
    Gostei dessa romanceação da mitologia, parece ser muito bom!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser interessante.
    Alguém ja leu? Deu vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Nunca pensei em ler sobre Mitologia, nunca passou pela minha cabeça :ss . Mas sabe que parece interessante... vou anotar esse para próximas leituras

    ResponderExcluir
  12. Amo ler qualquer coisa relacionada com o Egito e esse livro me despertou a curiosidade e quero muito ler o livro, principalmente após ler sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Parece muito bom, entrando p/ a lista Quero Ler.

    ResponderExcluir
  14. Conhecer um pouco as antigas civilizações é sempre interessante. A mitologia é uma parte importante da História, que marcou mesmo aspectos da vida contemporânea.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo