25 de setembro de 2012

Resenha: Estranhas Invenções - Organizador: Ademir Pascale, Editora Ornitorrinco

Informações do livro:
Título: Estranhas Invenções
Organizador: Ademir Pascale
Editora: Ornitorrinco
Páginas: 120
SKOOB 



Sinopse: Estranhas Invenções é uma coletânea de contos de ficção científica que tem como característica a diversidade de estilos de autores experientes. Como componente principal tem-se as estranhas invenções que cada conto engloba, ora destacando a física, a astronomia, a biologia ou as ciências modernas. Pelos romances científicos e invenções mirabolantes, JúlioVerne poderia ser o homenageado desta obra, mas Leonardo da Vinci foi o escolhido, pois, além de excelente pintor, era inventor, matemático, engenheiro, cientista, anatomista, arquiteto, escultor, poeta, músico e botânico. Gênio à frente do seu tempo. Curioso e inquieto. Precursor da aviação, chegou a desenhar o protótipo de um helicóptero, além de várias outras invenções. E isso foi há mais de 500 anos! Não poderíamos deixar de usar como inspiração este grande homem cujo QI foi estimado em 180, segundo estudo realizado em 1926. Cada autor desta coletânea tornou-se um inventor, e hoje você conhecerá as invenções mais malucas, ora para beneficiar o homem, ora para destruir. Este é o mundo de Estranhas Invenções.



Resenha: Estranhas Invenções apresenta dez contos acerca de invenções mirabolantes.

“Nas palavras do próprio Pascalle: ‘Cada autor poderá usar a sua criatividade desde que use uma invenção mirabolante em sua história com elementos fantásticos e ficção científica.’. Assim foi feito e o resultado é, acreditem, surpreendente.” Pg.10

A obra, incluindo com o prefácio de Daniel Borba, conta com os autores Ademir Pascale, Ana Lúcia Merege, Marcelo Bighetti, Daniel Borba, Mauricio Montenegro, Cesar Alcazar, Miguel Carqueija, Tibor Moricz, Alícia Azevedo e Jorge Calife. Primeiramente quero agradecer à Editora Ornitorrinco pela possibilidade dessa leitura tão agradável.

O livro publicado pela Editora Ornitorrinco é muito interessante e em cada conto nos deparamos com histórias inéditas, recheadas de aventuras e muita ficção. Possui uma narrativa rápida e nos faz perceber a amplitude das pesquisas realizadas pelos próprios autores. Possui um contexto intrigante e nos faz refletir sobre a importância de muitos feitos científicos para a humanidade. Sobre como não nos damos conta e as vezes nem valorizamos toda essa genialidade e do que o ser humano foi capaz e ainda será muito mais.


“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.” Arthur C. Clarke Pg. 81


Confira abaixo o título de cada conto e seus respectivos autores:

Tempus Fugit – Tibor Moricz
A Ponte Para o Infinito – Daniel Borba
A Incrível Máquina de Micawber – Ana Lúcia Merege
A Temporalamina – Miguel Carqueija
Na Solidão de Phobos – Cesar Alcázar
O terceiro Nível – Maurício Montenegro
Anastasis – Alícia Azevedo
Apenas um Botão – Ademir Pascale
Uma Pequena Questão de Tempo – Jorge Luiz Calife
A Fuga – Marcelo Bighetti

O livro conta com uma diagramação muito bonita e caprichada. Um dos pontos que me chamaram a atenção e que na minha opinião deram um charme a mais na edição, é que no início de cada conto tem uma pequena biografia sobre o autor e os títulos dos contos aparecem escritos ao contrário com uma fonte diferente e super original. Recomendo esse livro a você que goste de ficção científica com várias passagens de aventura e mistério, dignos de uma literatura fantástica.


Classificação SEL: 4/5


4 comentários:

  1. Deve ser legal e interessante!!!
    Parabéns por mais uma bela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua apreciação. Espero que mais e mais pessoas possam conhecer e curtir nosso trabalho.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo