17 de setembro de 2012

Resenha: Reencontro - Leila Krüger @NovoSeculo

Informações do livro:
Título: Reencontro
Autor: Leila Krüger
Editora: Novo Século
Selo: Novos talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 496
SKOOB | GOODREADS 







Sinopse: "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.



Resenha: Reencontro narra a história de Ana Luiza, uma garota que nos leva a conhecer seus sentimentos mais profundos e experiências vividas. A moça, de 23 anos, estuda Odonto na PUC do Rio Grande do Sul. 

Devido a algumas vivências negativas, ela nos passa a impressão de ser uma pessoa solitária, fechada e um tanto quanto depressiva e com baixa estima. Não sei realmente se ela sempre foi assim, mas deu a entender isso, e fatores como suas desilusões pessoais, só fizeram com que sua personalidade se fechasse cada vez mais para o mundo.


“Era noite. Precisava ficar sozainha, como quase sempre estava.” Pg 23


Apesar de frequentar as aulas da faculdade, ela não se sentia parte daquela turma, e sempre achava que o único lugar em que se encaixava era em seu quarto, onde ninguém (fora as exceções) entravam.  Ana Luiza se entrega ao cigarro, as bebidas e outras drogas.


“E o álcool, para ela, era como o cigarro – uma questão de sobrevivência, àqueles dias... Sobrevivência a ela própria.” Pg. 57


Ela estava distante e perdida em seu próprio mundo, ficava perdida em pensamentos e só se encontrava nas músicas que escutava. É como se tudo fosse como um escudo contra a vida, uma proteção contra a tristeza e mais decepções. Mas com o tempo ela vai se encontrando, decidindo o que é melhor para sua vida, fazendo escolhas e decisões que mudarão seu destino.


“(...) Aquela vez foi um encontro...agora...é um reencontro.” Pg 476


Personagens secundários, como a Tia Ella – pessoa amável, que não fazia muitas perguntas - , a amiga Nana, e Rafa – dono dos melhores diálogos no livro, também ganham destaque e revelam a importância que tem na vida de nossa personagem principal.

Vale destacar também que em cada capítulo somos apresentados a frases de autores como Mário Quintana, Cecília Meireles, Érico Veríssimo, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes...e trechos de músicas de bandas como Guns N’Roses, Metallica, Rolling Stones, Coldplay, Lenny Kravitz...

O livro é muito envolvente e nos passa reflexões acerca da vida e do amor, sobre segundas chances e o quanto é importante valorizar – se valorizar, e amar outra vez e se amar cada vez mais. Esse é o verdadeiro recomeço.


“Nada é por acaso. A vida são recomeços. Recomeçar é reencontrar o que se perdeu, ou mesmo reencontrar a busca do que nunca se teve. As pessoas estão sempre buscando reencontrar alguma coisa. O amor, ou o sonho de encontrá-lo. Ou quem se é – talvez a grande busca da vida.” Pg 480.



Classificação SEL: 4/5



10 comentários:

  1. Bah, adorei só pela capa! hehehe
    Parece ser muuuito legal e interessante! Já me identifiquei com algumas partes!
    Parabéns Leila, sucesso!

    Gurias, já conhecem o meu blog? Venham conhecer o que há de mais gostoso nessa vida de uma forma muito mais divertida! Só acessar www.gostosurasmaistravessuras.blogspot.com e se divertir! ;)
    Beijos,
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, fiquei com vontade de ler esse livro \o/
    A capa é legal mas acho que poderia ser mais caprichada!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro, ele é tão perfeito *____* quero ele

    ResponderExcluir
  4. Ah, a capa passou pra mim uma mensagem jovem, largada e solitária. Bem, adooorei ! rs
    Só falta ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Faz tempo que quer ler esse livro!
    Tomara que eu dê sorte e ganhe ele na promoção do blog! hehe! ;)
    Adorei a resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. A capa é bem legal e após ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que tocam em temas como drogas... E uma capa com um all star não pode pertencer a um livro ruim, não é mesmo? Quero muito

    ResponderExcluir
  8. Interessei-me pelo livro. Adorei a capa, achei-a atrativa.

    ResponderExcluir
  9. A capa ficou bem legal.
    Adorei a história.
    Muito interessada em lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha parado para ler uma resenha desse livro, e ele parece ser bem chocante, mostra a realidade de certas pessoas por aí, com total certeza quero ler esses livros, não sou muito de fã de dramas, mas eu gostei bastante da história desse.
    Adorei a resenha e os quotes, beijoos :*
    - Gabriella Suzart

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo