6 de outubro de 2012

Resenha: Vítimas do Silêncio - @JanetheFontes @editorabarauna

Informações do livro:
Título: Vítimas do Silêncio
Autor: Janethe Fontes
Editora: Baraúna
Páginas: 308
ISBN: 9788579233784
SKOOB | GOODREADS




Sinopse: Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais... Um caso de abuso sexual. Uma tentativa de fuga. Um novo crime e ameaças. O reencontro com o inimigo. Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido."Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual."
(Nota: Sinopse da segunda edição).




Resenha: Antes de começar falando sobre o livro, gostaria de destacar e parabenizar os autores brasileiros por cada conquista, batalhas e coragem para enfrentar quaisquer obstáculos que venham a surgir nesta caminhada. Me sinto honrada por poder conhecer histórias maravilhosas e poder compartilhar com vocês. Li tantos livros de autores nacionais, e muitos já viraram meus favoritos. Então, confira mais um que entrou na minha lista:

Confesso que demorei um pouco mais para ler Vítimas de um silêncio; até porquê minha lista de livros não lidos está enorme (e nunca para de crescer). Porém ontem a noite olhei para a minha estante e me deparei com o livro da autora Janethe Fontes. Comecei a lê-lo e adivinhem? Não consegui parar até chegar o fim. E até agora, ainda me sinto sem palavras para descrever a grandiosidade desta narrativa.

Na trama, conhecemos Margarida, mais conhecida como Guida, uma jovem de dezessete anos, que vai passar um tempo na casa de seus tios, na cidade de Gramado. A moça está em busca de um pouco de paz e tranquilidade para a sua vida, mas o mais importante é que ela precisa ficar longe de sua família. Não que ela não queira ficar com a mãe Magnólia e a irmãzinha Suze, mas nesse caso, a pessoa culpada por seu afastamento é o seu padrasto Carlos.

Ela não poderia contar à ninguém que havia sido vítima de estupro pelo próprio padrasto, até porque ele já a ameaçou e ela tinha muito medo por  sua irmã. Mas pelo menos ela imaginava que Suze estava mais segura que ela, já que a menina era realmente filha de Carlos.


“A despedida com a mãe também fora repleta de emoções. No entanto, no fundo de seu coração, Margarida não conseguia esconder de si mesma que a mãe, de certa forma, fora culpada por tudo que estava passando...por toda sua angústia, por todo o seu tormento...” Pg.12


Já na casa dos tios, Guida começa a nutrir sentimentos por seu primo Marcos, que também se sente cada vez mais apaixonado por ela. Depois de estarem cada vez mais envolvidos, a mãe e a irmã reaparecem. A mãe disse ter dado um ponto final na história com Carlos pois não estava mais aguentando as constantes brigas. Então, as três foram morar juntas.

Os próximos acontecimentos na vida de Guida só fizeram com que ela ficasse cada vez mais forte. Infelizmente sua mãe aceitou voltar com Carlos. E mais uma vês, Guida decidiu sair de casa. Sabendo que sua relação com Marcos não seria aceita, mesmo porque ele era noivo e foi obrigado a estudar em Londres, a deixando apenas com uma carta de despedida, a moça decidiu ir para São Paulo.

Na situação em que se encontrava – grávida – e sem muito dinheiro, ela conseguiu encontrar um emprego de acompanhante para um jovem que havia sofrido um grave acidente e se via impossibilitado de andar. 

Willian tinha 25 anos e era advogado, mas já se encontrada desmotivado à viver. Acredito que um foi a salvação do outro e os fez reencontrar um verdadeiro motivo para viver e superar os próprios medos Com o passar da história (que não aconteceu em um dia ou dois, mas anos) nos deparamos com o desenvolvimento de Guida e Willian, tragédias e mais tragédias e muita luta e dedicação de ambos.


“Ao despertar, Willian não conseguiu acreditar no que havia acontecido. Tinha sonhado tanto tempo com aquele momento que parecia ser irreal, agora que tinha de fato acontecido. Sentiu que se antes a amava, agora a amava ainda mais. E lembrou de uma linda música que parecia muito com o que sentia por Guida: Eu sei que vou te amar. Por toda a minha vida, eu vou te amar. Em cada despedida, eu vou te amar. Desesperadamente, eu sei qye vou te amar...” Pg. 256


Por fim, e entre minhas lagrimas e sorrisos bobos diante dessa história cativante, preciso dizer que o livro nos passa uma história emocionante de superação diante das dificuldades da vida. Nossa personagem passa por muita tristeza e sofrimento, mas consegue encontrar um caminho de felicidade diante de tanta tragédia, o que torna o livro mais mágico ainda. A autora conduziu a história perfeitamente e apesar de ser uma história fictícia, no final podemos analisar dados a respeito de estupros e outros crimes, que infelizmente são muito reais.


“...Esse é apenas um ‘grito de alerta’ para quebrar o ‘silêncio’ que paira sobre mulheres e no mundo todo, que por medo ou vergonha são ‘vítimas do próprio silêncio’”. Pg.09 - Prólogo


Classificação SEL: 5/5


43 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, esse livro me pareceu bem forte mas com um romance inspiradores no final, fiquei com vontade de ler!!!! Mas uma autora nacional que vai para minha lista de desejos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece ótimo, confesso que precisarei de coragem pra ler. Porque esse é o tema que mais me incomoda. Eu passo seriamente mal.
    Fico contente também com o avanço da nossa literatura contemporânea.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, pelo que pude ler o livro pareceu muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, eu fiquei curiosa com o livro! Espero lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. A resenha, a capa, tudo nos envolve com o livro mesmo sem lê-lo. Gostaria muitíssimo de ganhar, ainda mais autografado pela própria autora, seria uma honra!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, é uma pena que o conheci só agora. Sobre o livro, a resenha e capa me atraí sem mesmo ter lido. Seria uma felicidade ganha-lo e uma honra ter um livro autografado por uma autora talentosíssima!

    ResponderExcluir
  7. Pooxa, Gostei bastante da resenha chamou bastante a minha atenção e vai entrar pra lista de desejos.. A resenha me deixou em uma curiosidade e com um gostinho de " Quero ler esse livro todo ". Amei !

    ResponderExcluir
  8. Há algum tempo estou ansioso para ler esse livro, ouvi falar muito bem dele. A literatura brasileira realmente hoje não está deixando a desejar, são autores ótimos com criações espetaculares. E saber levar um tema como este em um livro não é para qualquer um, então Janethe sem dúvidas merece o respeito por parte dos leitores.

    ResponderExcluir
  9. Abuso infantil é um tema bem delicado e tem muito o que ser dito. Aposto que a escritora Janethe Fontes conta uma história surpreendente e que, também, não posso deixar de ler.

    ResponderExcluir
  10. Trouxe-me curiosidade o livro, e o tema é realmente o que está acontecendo em nossa sociedade atual... Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  11. me deixou mto curiosa , desperta sentimentos incriveis .. quero mto le-lo!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha,fiquei até com vontade de ler.... Adoro histórias assim. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Acho que mesmo abordando um tema pesado assim, o livro vai nos trazer uma realidade que pouco conhecemos! Fiquei com vontade de ler tmb!

    ResponderExcluir
  14. Haja coragem para ler esse livro! É um tema que me atordoa desde jovem, é uma realidade tão comum infelizmente, e mesmo assim pouco a conhecemos e o que ela apronta com o coração de uma vítima.
    Lerei, com calma.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro mostra a realidade de muitas pessoas no mundo de hoje, acontecem tantos casos desse tipo, que depois de ler dá pra pensar bastante e imaginar que isso pode acontecer debaixo dos seus olhos e você nem imagina.
    A autora foi muito boa abordando esse tema que é tão complicado de lidar.

    ResponderExcluir
  16. Este livro deve ser ótimo, com uma história que é a realidade de muita gente. Tenho certeza que quando for ler, precisarei de um lençol...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Adorei, é realmente bem realista.

    ResponderExcluir
  18. O assunto do livro é terrível, e acredito que deve ser muito tocante. Quero ler este livro.

    ResponderExcluir
  19. parece ser um livro que nos faz parar e pensar que essa situaçao é a realidade de milhares de jovens , uma historia emocionante e de muita superação ;* resenha ótima , quero ler *-*
    bjs ;*

    ResponderExcluir
  20. Procurando um livro pra fugir de sagas como Sussurro e Crepusculo alem de epicos... Algo de uma historia mais madura sem deixar de ter um romance, pois como toda mulher, eu gosto de um romance.
    Nessa resenha vejo que o livro tras a tona um assunto que é terrivel e pouco comentado, muito pouco visto. As vezes ate abafado.
    Fiquei com vontade de ler o livro. E um ponto bonus é porque é uma autora brasileira. A literatura brasileira nunca foi tão valorizada em nosso proprio país, ainda mais a atual.
    Muitos só conhece escritores "classicos" e suas obras "chatas" que a escola passa. Deviam tambem incentivar escritores novos e atuais, poucos vistos nas prateleiras e pelas editoras.
    Quero ler o livro!
    Beijos e continue trazendo otimos livros e resenhas para o seu blog.

    ResponderExcluir
  21. OMG amei este livro... A resenha me fez querer lê-lo, realmente é estoria fascinante!

    ResponderExcluir
  22. Essa combinação vai ser o suficiente para entrar na minha lista de favoritos e curiosa e ansiosa pra ver como essa historia de superação vai se desenvolver!

    ResponderExcluir
  23. Parece ser uma história forte! Vou procurar lê-lo!

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de ler livros de autores brasileiros, como você disse, estão cada vez melhores. Não vejo a hora de ler esse ^^

    ResponderExcluir
  25. Estou ansiosa para ler, apesar de ser uma história bem forte, tenho certeza que a superação e o amor irá se destacar.
    A capa está maravilhosa, parabéns para o pessoal que desenvolveu :D
    Os autores brasileiros estão cada vez mais se destacando.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. O pior é que a gente sabe que a história desse livro é a realidade de muita gente né.. Fiquei ansiosa para ler ;)) bjs

    ResponderExcluir
  27. Oie =)
    menina, estou lendo a respeito desse livro hoje e pela primeira vez oO"
    caramba, gostei bastante da tua resenha e que estou vendo o livro é bem forte e infelizmente com assunto real já que se tem isso de monte :|
    Quero ter o livro e ler!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Coisas que me Acontecem
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    Participando |õ|

    ResponderExcluir
  28. Que resenha ótima. Parabéns!! :)
    Também é a primeira vez que estou lendo a respeito, e a forma como tudo é abordado me chamou tanto a atenção. Tô super curiosa pra ler. Quero muuito. *-*

    ResponderExcluir
  29. gostei, muito interessante, eu amei a capa , mt bonitaa

    ResponderExcluir
  30. Tema delicado. Mas, pela resenha parece ter sido bem tratado. Despertou o interesse em ler.

    ResponderExcluir
  31. Eu ainda não li o livro mas adorei a resenha e estou desejando muito ler. Parabéns. Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  32. arf! agora mais do que nunca eu quero ler esse livro rsssss...histórias assim realmente mexem com a gente...adorei a resenha!!! parabéns!!! bjs Mac Batista

    ResponderExcluir
  33. ótima resenha, me deixou com mta vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  34. eu ja havia lido outras resenhas, esse livro me parece bem forte. Muita vontade de ler. òtima resenha!

    ResponderExcluir
  35. Ótima resenha e ótimo livro!
    Ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  36. gostei mt do livro, a resenha ta perfeita. Doida pra ler o livro ô/

    ResponderExcluir
  37. ótima resenha, já li outras sobre esse livro e pelo que li esse é um livro que quero muito ler, me sinto feliz por ser introduzida no livro ao ponto de rir e chorar com ele , assim como vc !

    ResponderExcluir
  38. Nunca li nenhum livro com esse tema, polêmico..
    me pareceu um ótimo livro, com suspense.. muita emoção..

    ResponderExcluir
  39. Uau!Realmente os autores brasileiros estão de parabéns pela superação de todos os obstaculos que há na produção e comercialização de livros. E sério a sua resenha me fez muito querer ler Vitimas do Silêncio, infelizmente muitas mulheres/garotas se silenciam diante aos abusos sofridos, com medo do que vão pensar delas ou que de nada adiante contar a quem quer que seja o que está acontecendo. E pela sua resenha parece que a mãe de Guida sabe dos abusos, mas nada faz, além de parecer que o padrasto abusou também da irmanzinha dela. Tu me deixou super intrigada, além desses questionamentos pairam na minha cabeça muitos outros como, por exemplo, de quem a Guida tá grávida do primo ou do padrasto?
    Mais um livro para a minha lista ^^


    @OdBeladona
    http://overdosedebeladona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lê, não vou te falar ára não estragar o suspense da trama, mas posso garantir que a narrativa de conduz para uma história surpreendente, além de chocante, mas com um desfecho digno e honrado. Bjs, Fê.

      Excluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo