17 de novembro de 2012

Resenha: Casais inteligentes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi @EditoraGente

Informações do livro:
Título: Casais inteligentes enriquecem juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente
Páginas: 168
SKOOB | GOODREADS 




Sinopse: Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento!



Resenha: Casais inteligentes enriquecem juntos tem uma narração super dinâmica e envolvente fazendo com que o leitor consiga se entreter nas palavras e reflita sobre suas próprias ações e atitudes. Para quem está iniciando uma vida a dois ou está pensando em casar esse livro, garanto, é muito interessante e mesmo para quem é solteiro ou independente de seu estado civil, a obra garante vários pensamentos e novos jeitos de olhar acerca do mundo financeiro.

De inicio, lemos conhecemos os perfis financeiros e lemos três histórias com situações extremamente diferentes e logo abaixo há um comentário referente a cada situação. Em seguida, o autor nos apresenta perfis de cada casal e o horóscopo financeiro. Achei muito legal essa parte dos horóscopos. Conheça alguns exemplos:

Qual é o seu perfil?

•Poupadores, Gastadores, Descontrolados, Desligados, Financistas.

Horóscopo financeiro dos casais:
• Poupador ♥ Gastador
• Poupador ♥ Descontrolado
• Poupador ♥ Desligado
• Poupador ♥ Financista
• Gastador ♥ Descontrolado
• Gastador ♥ Desligado
• Gastador ♥ Financista
• Descontrolado ♥ Desligado
• Descontrolado ♥ Financista
• Desligado ♥ Financista
• Poupador ♥ Poupador
• Gastador ♥ Gastador
• Descontrolado ♥ Descontrolado
• Desligado ♥ Desligado
• Financista ♥ Financista

Eu já sei em que perfil me encaixo, e você se arriscaria em qual


“No estereótipo de uma família financeiramente bem-sucedida, o tamanho da casa e do carro cresce ao longo dos anos, os filhos têm os brinquedos e eletrônicos da moda e ganham carro ao entrar na faculdade, a casa de campo ou de praia dos pais vira destino de fim de semana dos amigos dos filhos e o casamento dos jovens é totalmente pago pelos pais. Eis um verdadeiro conto de fadas da classe média.” Pg.33


O livro também aborda assuntos muito importantes como as dificuldades de planejar, um problema que atinge a maioria das famílias. Nos são apresentados os benefícios do planejamento financeiro de longo prazo e onde as pessoas normalmente erram quando o assunto são as finanças. Ao longo do texto, também podemos fazer um teste para avaliar a capacidade do casal de construir sua própria riquesa. 

O mais interessante é que é possível estudar e refletir acerca de cada passo do planejamento do casal, como no namoro e noivado, e as diversas economias que é preciso e necessário manter. Assim como também há a analise do planejamento financeiro dos recém casados e dos casais com filhos. Um oponto que achei importante citar é que independente do quanto se planeje, sempre tem que ter em mente que pode surgir imprevistos e riscos maiores.


“Não quero criar a ilusão de que um bom planejamento financeiro eliminará os problemas de sua vida. Imprevistos ocorrem. Pode surgir alguma doença frave na família, um acidente que invalide alguém para o trabalho ou a quebra de contratos do governo em relação à aposentadoria, entre outras coisas, Fiquem à vontade para interromper a leitura e bater na madeira três vezes. Independente do tipo de imprevisto que surgir, estará melhor a família que tiver reservas financeiras.” Pg. 108


O livro apresenta uma narrativa mais técnica, porém possui uma linguagem de fácil entendimento e repleto de lições e aprendizados.


Classificação SEL: 4/5


4 comentários:

  1. Já tenho esse livro a tempos mas ainda não li. Não sabia que esse livro era inspirado no livro até pq é um filme de comedia, que coisa louca.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Sou casada a dois anos e recentemente li esse livro, emprestado da biblioteca pública da minha cidade e adorei, ele aborda realmente muitos dos dilemas dos jovens casais e hoje em dia acho que a questão financeira é muito complexa, porque viemos de famílias com ideias muito diferentes. Eu adorei a leitura e sempre tempo aplicar resoluções do livro nos meus problemas.
    Só a cargo de curiosidade aqui em casa temos um perfil "Desligado x Poupador"

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza esse é um dos grandes dilemas que vários casais enfrentam, por não saber administrar as finanças..,
    Acredito que devemos ter sabedoria e prudência em todas as áreas da nossa vida, ter equilíbrio... e essa é uma delas!
    Para quem quiser dar uma olhada antes, encontrei online: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Casais-Inteligentes-Enriquecem-Juntos
    Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Nossa ameiii a resenha/resumo que vc fez! Vc me deixou super curiosa e afim de ler. Fechei minha compra na saraiva, mas enquanto o livro não chega vou lendo o que consegui baixar. Deixo o link pra quem quiser ler tbm *__*
    http://www.fantasiaebook.com/2014/07/casais-inteligentes-enriquecem-juntos.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo