9 de janeiro de 2013

Resenha: Imaginário Feminino - Camille Thomaz, Editora Dracaena

Informações do livro:
Título: Imaginário Feminino
Autor: Camille Thomaz
Editora: Dracaena
Páginas: 112
SKOOB | GOODREADS 



Sinopse: O amado universo feminino é preenchido por mistérios e dá abertura para abordar os mais variados temas. É poderoso, pode mudar o rumo de uma história. Este universo jamais será desvendado: “Fato.” Pois bem, saiba que algo singular, nas entrelinhas de uma inteligente narrativa, transborda nas páginas desse livro. As palavras se traduzem em sentimentos, desilusões, vivências e passagens (aparentemente) tão cotidianas que atingem o belo mundo ao qual pertence o universo das paixões. A leitura é ininterrupta: “Comprove.” Atingirá a mente dos pensantes e o coração dos que já se apaixonaram, dos que estão em pleno prazer, ou, ainda, daqueles que se apaixonarão: nada de meio termo, todos estarão envolvidos. As histórias, ou a história, se reflete como um espelho no coração de cada leitor que se aventurar aqui. Às vezes leia por duas vezes uma mesma passagem, terá diferentes interpretações: “Aceite o desafio.” A autora trouxe um assunto delicado, ao mesmo tempo necessário. Utilizou de coisas simples para dar uma oportunidade para a reflexão e o desabafo; de encontrar o nosso “eu” — a tanto escondido, que interliga ou busca o sexo oposto. A linguagem, mesmo que simples, traz a mensagem subliminar: “Desvende.” Camille Thomaz pode ser jovem e uma autora iniciante, mas possui uma mente altamente elevada, graças a bagagem cultural que absorveu no apaixonante mundo dos livros. Essa é uma obra voltada à todos, seja para amar, pensar... Ou jamais esquecer: “Não duvide.”


Resenha: Imaginário Feminino nos remete a uma leitura super agradável e atrativa, onde somos apresentados a vários contos relacionados ao universo feminino. Nas descrições, até podemos nos identificar com algumas cenas e se divertir com a narração. 

Em alguns parágrafos, parece que estamos sendo descritos ou então já soubemos de alguma história parecida. Os contos são curtos e facilitam ainda mais a leitura e interpretação. O livro meio que nos dá a sensação de que estamos lendo um diário com sentimentos intensos e por hora, misturados. A narração se dá pela personagem Larissa, que nos remete a diversas emoções, sentimentos e devaneios próprios. 

Ela aparenta ser uma garota meio depressiva e é através de contos e diálogos que conhecemos seus pensamentos e anseios. E é onde ela consegue se entregar nas palavras, transcrevendo tudo que viveu e quer viver. Lendo nas entrelinhas, podemos perceber que as histórias são mais reais do que imaginamos e podemos encontrar uma Larissa em vários lugares e situações.

Não sabia nada sobre a obra, nem nunca tinha lido a sinopse ou nenhuma resenha que falasse a respeito, e por esse motivo, antes de iniciar a leitura minhas únicas suposições se baseavam pela capa, que por sinal é muito bonita. 

Me surpreendi bastante ao perceber o rumo que a narração foi tomando e gostei bastante do modo como a autora interpretou as situações descritas, mesmo que não esteja muito acostumada a ler livros assim. Adorei o modo como a autora conseguiu unir os diálogos com os textos e achei vários trechos muito bonitos.


“Sou a palavra não escrita, o livro não terminado, o ponto final não dado. Sou o sentimento não dito, a letra de música esquecida, e a parte da redação rabiscada. Sou incompreensível, a que esconde sentimentos atrás de sorrisos, a que é feliz sem mesmo parecer. Sou todos os pensamentos esquecidos com o tempo, na ânsia de colocá-los em ordem formando um texto.” Pg. 38


Classificação SEL: 5/5


Um comentário:

  1. Já li algumas resenhas deste livro e cada vez que leio algo sobre o livro em algum blog, fico morrendo de curiosidade.
    Parece fazer bem o meu estilo de livro *-*
    Bom saber que mesmo você começando a ler sem saber quase nada sobre o livro, acabou sendo uma ótima leitura com direito a cinco estrelas.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo