16 de janeiro de 2013

Resenha: Na teia do Morcego - Jorge Miguel Marinho, Editora Gaivota

Informações do livro:
Título: Na teia do Morcego
Autor: Jorge Miguel Marinho
Editora: Gaivota
Páginas: 264
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Se o herói desta inquietante narrativa é ou não o mesmo Batman das histórias em quadrinhos, este é o grande desafio para o leitor. Será que o conhecido Cavaleiro das Trevas se mudou para o centro de São Paulo e, por razões íntimas, não pretende retornar a Gotham City? Neste livro ele revela a sua máscara mais humana e vive uma aguda crise existencial: ser ou não ser herói. Pode ser ele o assassino de Abigail Aparecida Chaud ou qualquer um dos outros personagens que são flagrados por uma luneta cruel e formam um painel, vivendo na atmosfera agitada e penumbrosa de uma metrópole igualmente cruel. Jovens curiosos, velhos solitários, pessoas desvalidas, seres entusiasmados e tantos outros, todos eles são suspeitos do crime e vítimas da existência pelo simples fato de existir. Quem narra é igualmente suspeito porque se esconde numa “teia” dos mais diversos meios de comunicação: cartas, diário, telefonemas, telegramas, internet, gravações, notícias de jornal, de rádio, de televisão e até uma ata de condômino. E o leitor não fica imune a esta trama tão estranha e tão familiar – é convidado e convocado a entrar na história e agir.



Resenha: Essa narrativa gira em torno de um super herói inquietante e estranhamente suspeito de suas atitudes. Será que é mesmo o Batman, aquele dos quadrinhos  Isso é quase uma incógnita, mas se você está pensando que a trama se passa em Gothan City está muito enganado. A história acontece em São Paulo e está mais perto da realidade do que imaginamos.

Repleto de dinamismo, suspense e uma pitada de humor, Na teia do Morcego ultrapassa os limites da imaginação, para adentrar nos campos densos da vida dos “heróis”. Será um sósia do Batman? 

As pessoas desconhecem seu verdadeiro nome, e agora esse “psicopata” resolve fazer justiça com as próprias mãos.O Cidadão Tristeza, também conhecido coo Batman, é uma figura estranha e sem identificação pessoal, que vêm causando diversos incidentes e muito burburinho diante da população. E a maior parte da história e dos diálogos giram em torno de um possível assassinato de Abigail Aparecida Chaud.


“Você deve conhecer a dupla personalidade do herói dos gibis que de dia é um aristocrata afetado e à noite é um morcego rancoroso atrás de marginais. O nosso maluco da Consolação, como bom psicopata que é, assume a máscara do Batman para assustar as pessoas e encarna aquele estilo de grã-fino entediado do Bruce para cantar as mulheres. Nada original, mas bastante lógico quando se trata de uma cidade como São Paulo, onde é tão difícil existir.” Pg. 45


O livro contém muita interação e vários diálogos, várias matérias jornalísticas de rádio, televisão baseadas na trama, claro, sem falar de mensagens, telegramas, telefonemas e afins. Achei muito interessante como o autor conseguiu unir todas essas informações num todo e fazer com que a história ficasse bem mais emocionante. 

A diagramação também ficou ótima, gostei bastante da capa que faz a gente imaginar como será a história em si, e as páginas, sendo que algumas são coloridas por causa de mensagens, além das fontes diferenciadas. Se dei quatro estrelas, foi pelo fato de que em algumas partes e trechos, achei a narração um pouco confusa. Acho que esse é daquele tipo de livro que você tem que prestar muita atenção na leitura para não perder nada, ou então fazer uma releitura para obter possíveis novas interpretações.


Classificação SEL: 4/5


7 comentários:

  1. Ola, voce foi indicada para selos no meu blog http://cadernoeumlapis.blogspot.com.br/2013/01/selos-que-recebi.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda;
    Tudo bom?

    Parabéns pela sua resenha! Ficou muito legal, e fico feliz que você tenha gostado do livro. Ele é confuso mesmo, mas muito interessante. Nós colocamos a sua resenha lá no Facebook da Gaivota, já viu?

    Se quiser mais informações sobre esse ou outro livro da Editora, dá uma passadinha lá no nosso blog! Ah, aproveita e participa da seção Autor da Vez.

    Beijos Biruta!
    www.blogbirutagaivota.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo comentário. Vou ir lá visitar o blog sim e visitar da seção. Bjs.

      Excluir
  3. Olá, Fernanda!
    O livro parece ser legal e diferente, a sua resenha ficou muito boa. Se tiver a oportunidade lerei o livro...

    Bjs,Lígia Miraglia.

    ResponderExcluir
  4. Ola, esse livro é bem diferente, mas é
    bom agente conhecer livros novos,
    adorei sua resenha
    bjs
    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro tem uma bela diagramação e parabéns pela resenha. Bjos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo