19 de março de 2013

Resenha: Alma? - Gail Carriger, Editora Valentina


Informações do livro:
Título: Alma?
O Protetorado da Sombrinha #1
Título Original: Soulless
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 308
SKOOB | GOODREADS 



Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.



Resenha: Alma?” com certeza é um livro intrigante e estiloso. Apresenta uma história sobrenatural repleta de fantasia criativa envolta de muito humor, romance e diversão. A narrativa é instigante e muito misteriosa, e achei super motivadora o modo como a autora iniciou a trama e apresentou os personagens.  

No começo pensei que, por se tratar de um romance histórico, a leitura fosse ser um pouco cansativa e demorada, porém me enganei completamente. Pelo fato de a história já começar eletrizante, o leitor consegue se envolver completamente e pelo menos no meu caso fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre cada um dos personagens e saber como seria o desenvolvimento deste caso.

O que dizer da irreverente personagem Alexia Tarabotti? Poderia apresentar várias definições e citar muitas coisas ao qual ela fez ou que seria capaz. Posso até falar mais sobre isso logo abaixo, mas acredito que uma palavra a define: Curiosa. Bom, é claro que vou falar mais. Simplesmente me encantei com ela, que me surpreendeu em todos os quesitos. 

A Srta Tarabotti tem vinte e seis anos, e é uma solteirona diferente de qualquer outra. Ela não é vista com bons olhos pela sociedade, na verdade nem a própria família a trata tão bem como ela merece. E talvez essa seja a explicação para sua baixa estima. Uma pena, pois ela acaba se mostrando uma mulher sem igual, inteligente e ousada. Ela é uma preternatural, o que significa que não tem alma e que consegue anular os poderes de qualquer ser, somente com um toque.

O contexto se passa diante de uma sociedade vitoriana e é interessante observar como Gail Carriger inseriu os detalhes das cenas de modo eficaz e ao mesmo tempo delicado. Apenas alguns sobrenaturais sabem que a Srta Tarabotti é uma preternatural, e ela tem consciência que precisa ser assim mesmo, pelo fato de a sociedade ser rígida e conservadora. Ou seja, nem todos entenderiam essa sua condição e passariam a vê-la mais diferente ainda e falariam o dobro do que já falam.  É ai que algo inesperado ocorre....

Um vampiro a ataca sem saber que a mesma é uma preternatural. Nesse momento, acontece algo imprevisível e que acarretará várias outras ações. Com certeza, a sra Tarabotti não esperava por tal ocorrido e acaba se vendo em uma situação meio complicada. Neste decorrer, também somos a apresentados a outro personagem ousado –  Lorde Maccon. A partir disso, outros acontecimentos surgem inesperadamente, levantando opiniões divergentes e chamando a atenção de muitos outros seres sobrenaturais. A aventura está lançada!

Se você gosta de uma narrativa diferente e carismática, com personagens fortes, incluindo vampiros e lobisomens, está no lugar certo. Ou melhor, encontrou o livro ideal. Mesmo que apresente uma narrativa diferente, logo nos habituamos a escrita pouco usual, aos costumes da época e aos termos utilizados. Enfim, e o que falar da diagramação? Mais uma vez, a Editora Valentina está de parabéns pelo excelente trabalho. Sem falar que a capa é muito bonita e condizente com a história em si. É um livro mais que recomendado. “Alma?” mistura uma fantasia sem limites, bem humorada e inteligente. Ah, não esqueça das sombrinhas!

Classificação SEL: 4/5


37 comentários:

  1. Humm, achei bem interessante! Não lembro de já ter lido alguma resenha do livro e essa mistura de seres é uma receita que geralmente dá certo, né? Gostei do que li e espero poder ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei, mesmo não sendo fã de coisas meio sobrenaturais! Com certeza é um livro que eu leria :)
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei sua resenha, já estava curiosa por esse livro agora estou anciosa, quero muiiiiito!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do gênero Steampunk, mas fiquei muito curiosa para ler Alma! Deve ser um livro bastante engraçado e ainda mais por ser sobrenatural. Adorei sua resenha!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha foi essa???? Só ouço resenhas positivas com relação ao livro, o que me deixa ainda mais com vontade de lê-lo. Se antes eu ja queria ler o livro, agora quero mais ainda. Parabéns pelo blog, lindo. Fácil de ler e manusear. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li uma ou duas resenhas sobre esse livro. Achei muito interessante e sua resenha só veio reforçar isso, fazendo com que eu ficasse com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  7. o livro deve ser incrivel, ja estou participando da promoção.

    ResponderExcluir
  8. Li algumas críticas negativas em relação ao livro, mas a sua resenha me despertou uma curiosidade. O gênero é bem meu estilo. Entrará fácil para minha meta de 2013.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Já deu pra perceber que é um livro delicioso, divertido e instigante. Gostei e vai pra lista.

    Amei o blog. Seguindo aqui.
    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa é a segunda resenha que leio de Alma? e as duas foram positivas...fico feliz pois esse livro, desde que o vi, ja me apaixonei pela capa, e agora sabendo que o livro tem romance, suspense, fantasia, tudo junto e misturado, fico mais feliz ainda, com certeza é um livro que vou ler o mais breve possivel! Parabéns pela resenha,!

    ResponderExcluir
  11. Quero mt ler esse livro adoroo romances historicos ^^
    depois de ler sua resenha me interessei mais ainda por ele!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha, foi a mais detalhista que li até agora. Super curiosa para ler esse livro. ;p

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito do tema Steampunk, fiquei bastante curioso, com certeza vou adquirir este livro ainda mais depois desta resenha.

    abs

    ResponderExcluir
  14. Bem interessante. Gostei, parece ser uma leitura bem interessante ;)

    ResponderExcluir
  15. Adorei, bem interessante, parece ser uma leitura bem legal e gostosa ;)

    ResponderExcluir
  16. Estou bem curiosa com os livros da Valentina, todos com essas capas lindas e histórias interessantes. Não imaginava que Alma? fosse assim, me parece um livro surpreendente. Fiquei muito curiosa com sua resenha.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural. 

    ResponderExcluir
  18. De fato o que mais me chama atenção é a capa do livro. Perfeita. Sua resenha me trouxe pontos dos quais eu não imaginava. Só em você comentando acerca da personalidade da personagem principal, dá vontade e instiga a conhecê-la. Gostei da resenha.
    Abs, Susane

    ResponderExcluir
  19. Não vou mentir, quero ler por causa do título e capa =OO Não conheço nada desse autor(a), torcendo pra ganhar e conhecer *-*

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem, Fê?
    Gostei bastante do marketing que a editora fez sobre Alma?, e a arte está bem bonita. Mas confesso que, até ler a sua resenha, não sabia exatamente sobre o que o livro tratava. Gostei do tema, e acho que poderia apreciar muito a leitura desde lançamento da editora Valentina.
    Então, Fê, parabéns pela resenha e espero que eu consiga ter um pouquinho de sorte no sorteio, hehe.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei o livro, com a resenha deu pra intender um pouco a história e confesso que fiquei super curiosa para saber mais, principalmente por que envolve vampiros, lobisomens e seres sobrenaturais. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hummm adorei a resenha... Amo livro com vampiros e outros seres... Não conhecia esse ainda, fiquei sabendo dele agora... Parabéns... bjussssss...

    ResponderExcluir
  23. Ri d+ do último trecho que vc postou.
    A personagem parece ser muito bem humorada e com sacadas incríveis.
    Vampiros e lobisomens sõa minha paixão junto com personagens fortes com certeza lerei esse livro.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  25. Steampunk, me parece bem confuso nunca li nenhum livro desse gênero, mas creio que é apenas uma questão de adaptação. Me interessei bastante pela temática apresentada nele. Amo livros com um toque da sociedade clássica e também sou apaixonada por histórias que envolvem vampiros, lobisomens e outros criaturas sobrenaturais. Não tenho dúvida de que irá me prender da 1ª a última página. E a capa é muitooooooooooo Linda *--*

    ResponderExcluir
  26. Logo quando vi a capa nunca imaginei ser um livro de sobrenaturais e vampiros. Agora o que eu gostei de saber é que é de época, eu adoro! E bem construido, com personagens fortes e uma narrativa cheia de aventuras e romances. Eu quero ler esse livro. A capa é linda demais!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  27. Adoro livros sobrenaturais, e achei muito legal essa mistura de seres! e oque é essa personagem? Ate que enfim não é a coitadinha, e tem poderes para anular os poderes dos outros!YoY
    Espero me habituar rapido com a narrrativa pouco usada, mas não deve ser problema, outro ponto que gostei bastante foi o humor que tbem foi usado.
    E to intrigada com essas sombrinhas.. a serie tem esse nome não é? rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Olá,tudo bem?
    Bom eis um livro que estou cobiçando(hahahahaha).Sim quando um livro contém o sobrenatural(vampiros,bruxos,etc...)é comigo mesmo.
    E sempre que leio uma resenha só fico mais atiçada.Porque será!(hahahaha)
    O livro apesar de ser de época(o que não sou muito fã)mostra que nos prendera do inicio ao fim,pois pelo que li de sua resenha,há algum mistério nele que faz isso.E bom quem é que não gosta de um mistério(hahahaha).
    Agora é só esperar,um pouquinho ate eu ganhar o meu exemplar.Para começar a desfrutar desta leitura fantástica.

    Parabéns pela resenha.

    beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adorei a sua resenha,é bem fluida e envolvente.beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oi,

    Adorei a resenha, Fer.
    Vi você lendo esse livro mas não sabia que era uma história sobrenatural. Agora eu preciso ler, haha. Amo esse gênero.

    A capa também está linda. Amo livros com capa preta, instiga a imaginação :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Amo o gênero sobrenatural e já tô mega doida pra ler "Alma?".
    Adoro livros com seres sobrenaturais, com um toque de comédia, mistério e claro um romance e creio que “Alma?” tem tudo isso e mais.
    O Livro realmente me chamou a atenção e instigou minha curiosidade e interesse, e a cada resenha que leio sobre ele só faz aumentar ainda mais minha vontade de lê-lo.
    Eu achei a capa belíssima.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  32. Rosângela Andréia23 de abril de 2013 15:01

    Desde que conheci esse livro fiquei interessada! Livro de época + steampunk + sobrenatural. DEUS! Não tem como eu não gostar! D:
    E fico feliz em saber que os personagens são fortes! Uma boa história depende muito de bons personagens!
    Gostei muito da capa também :3

    ResponderExcluir
  33. Quero muito conhecer esse estilo Steampunk.
    Não sou de curtir historias sobrenaturais, mas é que achei tão divertida a propostadesse livro, a época em q acontece, com todo esse cenário vitoriano, a ironia dessa protagonista tão moderninha e as aventuras com vampiros e lobisomens que o livro promete... sucumbi. Quero saber como é que isso desenrola.

    ResponderExcluir
  34. Parece ser um livro muito bom, a trama é bem interessante, me chamou atenção principalmente pelo fato de ela não ter alma e os vampiros e lobisomens conviverem com os humanos..
    Estou bem curiosa e ansiosa para ler "Alma?"
    ótima resenha! =)

    ResponderExcluir
  35. Desde que vi a capa deste livro, mais de um ano atrás, fiquei curiosa sobre o que se tratava, então, li a sinopse e fiquei encantada; Steampunk! Legal :-D
    Tenho muita curiosidade de ler, apesar de ter vampiros e lobisomens, assunto que já me cansou devido a alta exposição nos últimos tempos, hehehehehe.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  36. A capa desse livro chamou muito a minha atenção, por isso decidi ler a sinopse e a resenha, e eu adorei o que li!!
    O livro parece ser muito bom e diferente!!

    ResponderExcluir
  37. Quero muitooo ler esse livro.
    Na primeira vez que li a sinopse não tinha me interessado muito. Tinha achado confuso. Mas depois de ler diversas resenhas positivas, estou super curiosa sobre ele.
    Achei a ideia de a protagonista conseguir anular os poderes de outro ser pelo toque bem interessante!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo