5 de abril de 2013

Resenha: Cisne - @EleonorHertzog @EditoraDracaena

Informações do livro:
Título: Cisne
Uma Geração. Todas as Decisões #1
Ficção Brasileira
Autor: Eleonor Hertzog
Editora: Dracaena
Páginas: 832
SKOOB | GOODREADS 





Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!



Resenha: Cisne é um livro que nos apresenta uma história ousada e personagens incríveis, fazendo com que o leitor mergulhe em um enredo de pura fantasia, excêntrico e muito original. Cisne é uma obra extensa e super detalhada, porém em nenhum momento achei a leitura tediosa ou maçante. 

A única coisa que pode ter me deixado um pouco confusa, foi o fato de que há vários personagens citados. Claro que isso ocorreu no início da narrativa, quando ainda não estava adaptada com a história. Já falei que eu adoro livros que começam com “Era uma vez”? Pois é...Cisne começa exatamente assim e nos transporta para uma aventura sensacional e sem limites.


“Era uma vez...Um mundo lá no cantinho da galáxia. Seus habitantes, como os habitantes de todos os mundos da galáxia, asseguravam que seu planeta era o mais incomum e especial do Universo todo. O curioso é que diziam isso com a autoridade de quem conhece numerosos mundos, raças e civilizações – e jamais tinham ultrapassado os limites de seu Sistema Solar.” Pg.07


Somos apresentados a família Melbourne e seus vários integrantes, que vivem em um veleiro solar, chamado “Cisne”. O mais interessante na trama é poder acompanhar a história de todos os personagens e aos poucos percebendo a importância e o encaixe de cada um no enredo. 

Entre todos, destaco Peggy Saint-Mont, os gêmeos Ted e Teo, e Tim e Tom dão um ar de diversão e atrevimento nas cenas. Este é aquele tipo de livro ao qual fica extremamente difícil escrever sobre ele. Primeiro porque foi um livro que me agradou bastante e nessas situações eu poderia ficar horas falando sobre o mesmo e a resenha ia fica mega extensa. Segundo porque, contém vários detalhes relevantes e claro, o leitor só vai conhecer e sentir todas as emoções se o ler. Mas vamos lá...vou tentar ser breve e sem soltar spoilers desnecessários.


“Não podia fazer mais nada a respeito daquele absurdo alienígena que tinha se metido na sua vida. Falara com ele na noite anterior, dizendo o que pensava: ele não estava na Terra para aprender Ciência, mas para aprender a tratar com gente. Resposta de Anton: Silêncio. Só silêncio! Aparentemente, o que uma terráquea dizia não precisava ser ouvido!” Pg.330


Champ-Bleux é uma escola avançada destinada à pessoas que possuem o objetivo de se tornar cientista. É um lugar glorioso e universalmente famoso. Também é nesse ambiente, que os melhores se destacam. 

Ninguém sabe ao certo quais são os critérios levados em consideração para ingressar no local, porém todos da família Melbourne se encontram em muita expectativa em relação aos resultados. Será que os filhos de Henry e Doris conseguirão passar? Bom, haverá uma grande surpresa quanto a isso e é exatamente esse fato que desencadeará o inicio de um conflito maior do que qualquer um poderia imaginar. 

Vale destacar que além de elaborar uma historia criativa e com personagens incríveis, Eleonor Hertzog conseguiu fazer a interação com outro mundo. Acredito que esse foi o maior ápice da trama. Tarilian é um planeta que se encontra no próximo ao Sol e é muito parecido com a Terra, apesar de que foi um lugar que demorou a ser descoberto. O modo peculiar como este planeta nos foi narrado, criou um ar de interesse e inovação. 

A aventura está lançada e é por ai que começaram os agitos, as divergências e confusões que envolvem estes personagens tão envolventes e animados. A adrenalina não vai parar por ai e já estou ansiosa para ler as próximas aventuras da família Melbourne.


“Desde o dia em que cheguei à Terra, soube, senti, que havia algo que eu devia realizar deste mundo. A percepção insistiu, cresceu, me fez procurar informações e fatos, até chegar nesta teoria que agora Bryan confirmou, em nome do Segundo Protetorado. A terra é uma preciosidade. É única, e precisa ser protegida.” Pg.830


Enfim, “Cisne” é um livro mágico, que além de trazer uma história genial e não só aparentemente, consegue abordar temas relacionados ao planeta terra e nos faz refletir sobre várias ações e aspectos do dia-a-adia. 

Foi uma leitura que me marcou bastante, e entre tantos aspectos interessantes, a diagramação fez por merecer e a Editora Dracaena caprichou bastante e apesar do livro ter bastante páginas, acredito que pela fonte ser de um tamanho razoavelmente bom, isso ajuda bastante no decorrer da leitura. Se você curte uma boa aventura, não deixe de conhecer essa belíssima história.


Classificação SEL: 4/5


10 comentários:

  1. parece ser bem legal :D acho que entrou para a minha lista, haha beijos

    http://livrodecapadura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha que leio me empolgo mais para ler essa historia.
    Gêmeos parecem que sempre são travessos neh.
    História original.
    BJuus!

    ResponderExcluir
  3. Pois é menina já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e cada dia fico mais curiosa.
    Parabéns pela resenha, ficou bem estruturada e objetiva.
    Bom saber que a diagramação ajuda!!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Interessante a história, amei o começo "Era uma vez" ainda não tinha visto livros começando dessa forma. Parabéns pela resenha...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. E mais uma vez me encanto pela capa do livro so cute *-*, e amo o efeito que livros de fantasia fazem eu me sentir, te leva a um mundo encantado cheio de aventuras e mistérios. aquele tipo de livro que você se sente parte da histórias. A trama parece que foi muito bem trabalhada e espero ter a oportunidade de lê-lo. (yn
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda, muito obrigada pela resenha, adorei! Que bom que gostou da leitura!
    Bjs,
    Eleonor

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um ótimo livro, sempre vejo comentários positivos..
    A trama é bem interessante, ja está na minha lista..
    ótima resenha.. *u*

    ResponderExcluir
  8. Quando o livro foi lançado jurava que era algo mais voltado pro publico infantil, mas me enganei o enredo do livro é muito bom. Adorei a capa do livro.

    ResponderExcluir
  9. Sou da área de ciências biológicas, então quero muito ler esse livro! Adorei a ideia de eles serem cientistas marinhos, viajar e ensinar num navio escola!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que no início me assustei com o tamanho do livro. Afinal, 832 páginas, me passam a impressão de ser lento e cheio de encheção de linguiça. Mas pelo que deu pra entender, ele tem um ritmo ágil e super agradável de acompanhar. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo