3 de maio de 2013

Resenha: Apegados - Amir Levine – Rachel S. F. Heller @Novo_Conceito

Informações do livro:                                 
Título: Apegados
Título original: Attached 
The New Science of Adult Attachment and How It Can Help You Find -- and Keep -- Love
Autor: Amir Levine – Rachel S. F. Heller
Editora: Novo Conceito           
Páginas:304
SKOOB | GOODREADS 




Sinopse: Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte. Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”. Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.




Resenha: Se você quer que eu seja bem sincera em relação a esse livro, bom, realmente eu serei. E antes de mais nada, a primeira coisa que tenho a dizer sobre “Apegados” é que achei a narrativa perfeita. Não é apenas mais uma história que eu tenha simplesmente gostado, me emocionado ou coisa assim. 

São fatos narrados que mexem com a cabeça – e os sentimentos mais profundos – do leitor. Por mais que você fale que não se interesse pelo assunto ou que não seja o seu tipo de leitura – o que eu também achei de início, confesso – é como se estivesse tendo uma conversa muito intima, que você entende de verdade. 

E eu adorei cada caso descrito e me identifiquei muito com este guia. Com certeza é prático e agradável, mas antes de tudo, creio que seja essencial e único, assim como qualquer tipo de relacionamento. Surpreendente. Foi o que eu achei de todas estas abordagens.

Mas por que eu achei tudo isso do livro? Porque muito do que é citado nessa pesquisa feita por Amir Levine e Rachel S. F. Heller fazem sentido, e nos fazem pensar de verdade diante de muitas situações próximas ou mesmo vividas por nós. Posso citar por exemplo: o que você faria se aquela pessoa em que você mais confia não passa a mesma certeza para você, ou o mesmo tipo de apego? 

Parece algo tão comum, não é mesmo? Difícil dizer quem nunca vivenciou algo assim. Esse tipo de experiência é tão comum, que você nem percebe que às vezes isso está mais presente em sua vida, do que jamais imaginou....coisas da vida...abrangentes demais!

“Esperamos que, ao conhecer a força poderosa do apego em seus relacionamentos e as maneiras de dominá-la, isso faça uma diferença significativa em sua vida, como fez na nossa.” Pg.45

Interessante destacar também os vários tipos de testes/questionários/dicas apresentados e que podem definir como anda o seu apego diante do parceiro e pessoas ao redor, e principalmente em que estágio o mesmo se encontra. Adorei fazer esses testes e ler essas dicas. Os principais estilos de apego são: o ansioso, o evitante e o seguro. Qual deles você se encaixaria?

Claro que não concordo com tudo que li a respeito do apego em si. Minhas opiniões, no entanto, não se chocaram de uma maneira excepcional, acredito que houve um complemento de ideias e novas ainda surgiram em minha cabeça. E mais uma vez, “Apegados” pode se destacar pela maneira carismática de abordar os fatos diante da realidade. 

E é o que torna o livro tão dinâmico, envolvente e ágil em diversos aspectos. A reflexão acerca de pensamentos, emoções e reações ansiosas comuns, reações evitantes comuns e os possíveis princípios do apego em jogo e princípios seguros, também vêm apresentar mais indícios do que as pessoas realmente são, mesmo aquelas que não demonstram nada.


“Brigar pode nos fazer mais felizes? Um importante equívoco sobre o conflito em relacionamentos românticos é o de que as pessoas em bons relacionamentos devem brigar muito pouco. Há uma expectativa de que, se combinam bem, você e seu parceiro concordarão na maioria dos assuntos e discutirão raramente ou nunca. Às vezes, as discussões são até consideradas ‘provas’ de que duas pessoas são incompatíveis ou de que o relacionamento está descarrilando.” Pg. 253


Por fim, independente de toda essa pesquisa, “Apegados” nos deixa grandes mensagens de reflexão. Como por exemplo, o fato de que os relacionamentos devem ser cuidados de uma maneira única, já que pode se dizer que é mesmo uma experiência sem igual e muito recompensadora. Mesmo que saibamos tantas coisas sobre os relacionamentos, sempre poderemos cometer erros, ou nos iludirmos demais ou apenas se apaixonar e se apegar profundamente. 

Por outro lado, se o leitor leu o livro e compreendeu de certa forma, a temática, poderá ter a chance de mudar algo em sua vida, apenas fazer diferente e ver se vale a pena o esforço. O que importa de verdade é não deixar nada ao acaso. Foi o que eu aprendi com “Apegados”. E o que você acha que poderá aprender? Essa é uma leitura mais que recomendada, é uma leitura compreensiva e muito bem construtiva.


Classificação SEL: 5/5


11 comentários:

  1. Oláaaa! Ameeei sua resenha, foi tão verdadeira e marcante! Quando vi os burburinhos do lançamento fiquei louca para lê-lo, gosto de saber um pouco mais sobre relacionamentos. Quando terminei de ler sua resenha só pensei: "Uaaaaaau" Tenho que ler pra ontem hehehe!

    Suuuper beijo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha foi incrível! Estava em dúvida se comprava o livro ou não mas agora já tenho certeza! Espero conseguir convencer meu namorado a ler também! hahahaha

    Beeijo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem curioso pra ler!!
    Normalmente esse tipo de livro nao é meu genero favorito mas, com esse livro vou abrir uma exceção rsss.
    Quando vi esse livro pensei que se tratava de um romance mas, gostei muito do tema que o livro aborda, afinal quem nunca passou por um relacionamento difícil ou uma crise no casamento.
    Acho que esse livro nos faz refletir sobre nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  4. Bom, esse livro me parece ser bem legal.
    O dinheiro anda curto e realmente tenho tantos na listinha de desejados desse mês kkk.
    Gostei do título, da sinopse e claro, da resenha.
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Super interessante... Sempre me perguntei por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em se relacionar enquanto outras vivem o "paraíso" com seus parceiros...Louca para ler este livro... afinal, cada ajudinha para compreender esse mundo de significados que são os relacionamentos é válida!! :)

    ResponderExcluir
  6. 5 estrelas? opa, esse deve ser show!

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da resenha e confesso que me deixou curiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me deixou ansiosa pra ler e saber mais sobre essa obra tão linda. Amei e vou com certeza ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Resenha bem desenvolvida, detalhando pontos de destaque do livro, facilitando o entendimento da história por parte de quem lê..

    ResponderExcluir
  10. Fiquei em dúvida se adicionaria ou não este livro aos meus desejados. Porque só leio livros assim se as pesquisas forem fundamentadas cientificamente e se os autores forem profissionais ligados à area abordada.
    Que bom que vc gostou da leitura e nos contou coisas interessantes, principalmente que o livro nos faz refletir sobre nossas relações. Por isso mesmo agora eu quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Quando li a sinopse desse livro, tive a impressão que estava lendo a sinopse de uma revista teen cheia de dicas e testes para arrumar o par ideal. Mesmo sendo bem diferente, ainda assim esse livro não me chamou a atenção.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo