4 de junho de 2013

Resenha: Adeus, Facebook. O Mundo Pós-Digital - Jack London @EdValentina


Informações do livro:                               
Título: Adeus, Facebook - O Mundo Pós-Digital
Textos essenciais para compreender o futuro das mudanças e as mudanças do futuro.
Autor: Jack London
Editora: Valentina


Sinopse: Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? O escritor Jack London, considerado em um levantamento feito pelo site IDG NOW como um dos 10 nomes mais importantes da internet no Brasil, vem acompanhando de perto todos esses processos em sua coluna sobre empreendedorismo na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e agora, com essa coletânea de seus mais instigantes artigos, aulas e palestras, podemos traçar com detalhes o panorama atual da nossa sociedade: digital, imprevisível e mutante. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital fala sobre o que está acontecendo no mundo digital, sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, como o Brasil lida com essa nova realidade e como empresas e empreendedores podem usar isso em seu favor. O livro ainda nos remete a algumas perguntas essenciais e nos faz questionar: O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro?



Resenha: Quem não está envolvido com tecnologia hoje em dia? Ou melhor dizendo...quem não tem facebook, twitter ou instagram? São tantas redes sociais que se torna quase impossível que alguém não se renda aos encantos da internet. 

Pessoalmente, eu não sei dizer o que seria de mim sem esses meios, ou o que eu poderia estar fazendo, já que desde cedo me vi integrada aos mais variados tipos de acessibilidade. E o mais interessante em “Adeus, Facebook” é que podemos realmente pensar a fundo sobre como nossa vida se encontra diante de tanta interação. Hoje estamos envolvidos com o Facebook, mas antes havia o Orkut, e daqui uns anos, com certeza haverá uma nova ‘febre’ social atingindo nossas casas. Você já pensou nisso?


"Que tal se perguntar o que fazíamos há 10 anos, sem o Facebook e o Twitter? Como conseguíamos viver sem as redes sociais? O que fazíamos para acessar conceitos e conhecimentos antes do Google?" Pg.27


Jack London no faz refletir além das redes sociais, e nos faz enxergar o óbvio: internet não é só isso. As pessoas podem pesquisar qualquer ideia, fazer qualquer coisa, desde pagar uma conta até abrir um negócio. 

Quem nunca pensou em trabalhar pela Internet? Esse não é o sonho de todo mundo? Bom, vou confessar que é o meu. Você pode fazer um horário mais flexível, administrar sua vida e rotina com maior clareza. Mas é claro que não é fácil, como nada nesse mundo é. Como todo tipo de negócio, você precisa planejar muito bem cada passo que der e o mais importante é que necessita de muita dedicação e paciência. 

Levando em conta, todo esse processo, é importante perceber que os meios tecnológicos só tendem a crescer, e todos os administradores, sejam de negócios físicos ou não, deverão se render aos novos processos e tendências. O mundo não para com as mudanças, e as pessoas precisam evoluir juntamente. Você precisa trabalhar na sua marca. Isso é imprescindível.


“Como em Missão Imposível, você tem apenas cinco minutos para refletir sobre as informações que partilhamos nas últimas duas horas. A partir daí, seu celulra vai tocar, suas mensagens e e-mails vão cobrar sua atenção e tudo que fizemos aqui será autodestruído e se transformará num único bit ambulante vagando no espaço. Fim do contato.” Pg.45


Cada capítulo se torna mais surpreendente de acordo com as dias sugeridas pelo autor. Nos faz perceber que podemos mudar se realmente quisermos e se, claro, conseguirmos usar um pouco de nossa criatividade. 

Jack London é detalhado e totalmente concentrado em seus textos. Não é, em momento algum, aquele tipo de livro especifico para empreendedores ou afins. Acredito que os textos são extremamente importantes à todos, para que consigam encontrar o verdadeiro sentido das palavras e quem sabe, formular novas ideias e projeções. Uma inovação sempre ajuda, não é mesmo?


“As pequenas e médias empresas podem ter uma função social e econômica diferente daquela que pensamos.” Pg.85



Classificação SEL: 4/5



8 comentários:

  1. Nossa que demais, já tinha lido Bilionários Por Acaso que conta sobre o Facebook mas um livro com este lado mais crítico deve ser demais. Adorei a resenha!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do livro. O quote que você citou eu adorei tambem, isso só acrescentou minha ideia sobre o livro. Eu creio que vou gostar, pois é como eu refletisse como era meu passado seu as redes sociais e imaginar como será no futuro, gosto disso. Quase q informativo esse livro, eu gostei, quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma coisa de louco,você viver em função de tanta evolução tecnológica.cada vez mais vivemos em função dela.É uma coisa complicada e ao mesmo tempo é maravilhoso,pois te facilita as coisas,mas também te deixa dependente.

    ResponderExcluir
  4. show!!!!!!

    a 10 anos atraz olhava para o computador com certo receio, mas hj não vivo sem!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha do livro. As redes sociais são tão comuns no nosso dia-a-dia que não damos conta que elas transformam nossas vidas.
    Quem não tem Facebook? Quem não cria amizades virtuais? Quem não bisbilhota a vida de outra pessoa através das redes sociais? Se fomos pensar que a uma década atrás nossas amizades eram iniciadas no boca-a boca, e bisbilhotar a vida dos outros era um ato horrível e ate nos chamavam de fofoqueiros, kkkk... Estou tão acostumada com essa evolução tecnológica que não sei dizer se antes era melhor ou pior.

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia não consigo me ver sem as redes sociais. Confesso que inicialmente não me interessei muito por esse livro, pois me pareceu ser "científico" demais. Mas o tema é tão interessante que acabou me deixando com uma pontada de curiosidade pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo