10 de junho de 2013

Resenha: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher, Carolyn Mackeler @galerarecord

Informações do livro:                                 
Título: O Futuro de Nós Dois
Título original:  The Future of Us
Autor: Jay Asher, Carolyn Mackeler
Editora: Galera Record
Páginas: 384

Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...




Resenha: O Futuro de Nós Dois nos remete à uma história criativa, romântica e ao mesmo tempo despretensiosa. E também nos faz refletir bastante sobre como seria se soubéssemos a respeito de nosso futuro, ou mesmo se pudéssemos alterá-lo. Vai dizer que você não tem certa curiosidade sobre como será sua vida daqui dez ou quinze anos? 

As pessoas fazem todos os dias, diversos tipos de planejamentos e/ou alterações que podem causar várias mudanças e nem sempre temos consciência disso. Nesta trama, somos introduzidos a um ambiente diferente, onde a tecnologia ainda vinha sendo introduzida na sociedade. 

O enredo se passa em 1996 e conhecemos dois personagens principais: Emma e Josh. Em cada capítulo, a narrativa é feita por um ou outro, e isso se torna mais relevante pelo fato de o leitor conseguir distinguir cada lado da história e poder avaliar o ponto de vista e emoções de cada um.

A história pode parecer clichê pelo lado mais sentimental. Emma e Josh são melhores amigos desde sempre. Ela é aquela garota bonita, indecisa com os rapazes e vê Josh sendo simplesmente o Josh. Ele é o típico nerd, tímido, inseguro e que sente algo mais forte por Emma. 

Quem nunca ouviu falar de uma história assim? Ele tentou se aproximar, mas percebeu que o sentimento não era recíproco. Mas será mesmo? Algo precisou acontecer para que Emma percebesse a real importância de Josh em sua vida. Ela se arrependeu, porém o que será preciso fazer para poder voltar atrás?


“Se alguém está fazendo uma pegadinha comigo – completa ela –, então também está fazendo uma pegadinha com você.” Pg. 49


Foi inevitável o afastamento de ambos, porém eles começaram a se ver com uma frequência maior depois que Josh deu um CD de acesso da AOL para Emma, que havia ganhado recentemente um computador do pai. O objetivo era que ela criasse um endereço de email, porém ela conseguiu acessar bem mais que uma simples conta. 

Ela conseguiu acessar ao Facebook, a rede social que é tão utilizada em nosso tempo. Pensem bem: em 1996 não havia nem rastros de tal rede, então imaginem a reação dela ao entrar em algo tão estranho. Primeiro ela achou que fosse uma pegadinha, até se dar conta que estava na sua página...daqui 15 anos. 

A garota se viu casada, com filhos e infeliz, e claro que mostrou as novidades para Josh, que também viu seu perfil. Diferente do dela, ele estava casado com uma garota bonita e popular. A confusão estava lançada e se tornou impossível para os dois não se abalar diante de tantas informações novas.

Aos poucos os dois perceberam que poderiam alterar seu futuro, pelo menos em alguns detalhes, e em certo ponto eles acabam ficando obcecados com isso, como se cada ato interferisse no que estaria para vir em seguida. 

Os dois começaram a ver até o que aconteceria com seus amigos e familiares, e acredito que tudo isso só serviu para deixá-los cada vez mais confusos e temerosos. Quem não teria medo de saber que iria se casar um alguém que não gosta ou ter um emprego ruim? Mas será que Josh e Emma estão prestando atenção no que realmente importa?


“Se existe uma pequena parte de você, por menor que seja, que já imaginou como Josh seria se fosse mais que um amigo, talvez devesse pensar em fazer algo antes que seja tarde demais.” Pg. 220


Por fim, “O Futuro de Nós Dois” nos deixa grandes e ao mesmo tempo simples mensagens, ao ponto de fazer com que o leitor se sinta extremamente a vontade com a leitura, que se apresenta leve e envolvente. Foi um livro que despertou emoções comoventes e inusitadas. È aquele tipo de leitura que a gente torce para que os personagens sigam um caminho especial até o final.

Classificação SEL: 5/5


Um comentário:

  1. To com muita vontade de ler esse livro! A trama é bem interessante, e espero gostar da leitura!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo