8 de julho de 2013

Resenha: O Projeto Rosie - Graeme Simsion @editorarecord

Informações do livro:                                 
Título: O Projeto Rosie
Título Original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320




Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.




Resenha: Don Tillman é o personagem central de “O Projeto Rosie” e é perfeitamente complexo – e chato – em vários sentidos. Na verdade chega a ser bem estranho o modo com ele segue sua rotina meticulosamente idealizada e agendada. Resumindo: sua vida é totalmente cronometrada e tudo tem um horário rigoroso para acontecer e nada pode sair fora da sequencia planejada. 

Ele tem 39 anos, não tem uma conduta social adequada, mas como professor de genética, se encontra numa ótima posição de vida, menos, é claro, quando o assunto são as mulheres. Por isso ele define essa dificuldade como o “Problema Esposa” que mais pra frente se intitulará como “Projeto Esposa Perfeita”. De qualquer maneira, “carismático” e “engraçado” são as melhores palavras para definir este protagonista que tenta encontrar um fundamento para tudo.


“Creio que encontrei uma solução para o Problema Esposa. Tal como acontece com tantas grandes descobertas cientificas, a resposta parece óbvia quando analisada em retrospecto. Mas, se não fosse por uma série de eventos não programados, muito provavelmente eu não a teria descoberto.” Pg.07


Em meio a tantas confusões e frustrações narradas, Don decide montar um questionário para lhe direcionar à  esposa ideal. O seu maior erro na verdade, foi achar que poderia controlar qualquer situação. Quando ele conhece Rosie Jarman, as coisas começam a ficar um pouco desajustadas e perturbadoras. O primeiro encontro foi um desastre, mas depois ele vai ao encontro dela para poder ajudá-la a localizar seu pai biológico. Estava, portanto, iniciado o “Projeto Pai”.


“Enquanto me preparava para ir deitar, senti um forte desejo de ligar para Rosie e relatar meu progresso. É lógico que isso não era necessário. É um desperdício de esforço relatar que um projeto está andando de acordo com o planejado, pois essa deveria ser a suposição padrão. A racionalidade prevaleceu. Justo.” Pg.125


Com o decorrer dos acontecimentos, ambos os personagens começaram a aprender muitas coisas um com o outro, assim como aprenderam a conviver com suas manias e defeitos. O fato de estarem tão envolvidos e atarefados no projeto, fez com que se envolvessem emocionalmente e aos poucos foram conhecendo suas próprias  histórias de vida. 

Don foi se modificando lentamente e adaptando seu estilo de ver as coisas justamente por causa de Rosie. Será que Don conseguiria lidar com as consequências emocionais? Existem várias probabilidades para este caso, na verdade. 

O fato principal é saber se ele é incapacitado ou não, quando o assunto é amor, porque Don precisa entender como é amar uma pessoa e ter que aceitá-la com todas as suas qualidades e defeitos. Os dois só precisam se completar. 

E o mais interessante em “O Projeto Rosie” foi perceber com clareza as mudanças despretensiosas de Don. E se não fosse pela ajuda de outros personagens secundários, talvez ele nem tivesse conhecido Rosie, a pessoa responsável por tantas transformações.


“Certa vez lhe disse que você daria um marido maravilhoso e, caso tenha esquecido, estou dizendo de novo. Tenho certeza de que se procurar direito vai encontrar a pessoa certa. Não desista, Don.” Pg.164


Não estava com grandes expectativas com essa leitura, mesmo porque não estava esperando receber o livro em questão, e comecei a lê-lo de forma descontraída, porém logo nas primeiras páginas já comecei a me encantar com o enredo diversificado e simplificado. Claro que o que chamou a minha atenção em principio, foi a capa linda e com toques sutis.


“Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível.” Pg.290


Será que você seria a esposa perfeita para Don? Acesse o link AQUI e faça o teste.

Classificação SEL: 4/5


19 comentários:

  1. Oie :)

    Como sempre resenha maravilhosa, estou doido para ler esse livro estou com a expectativa lá em cima pois ele está sendo muito elogiado na blogosfera literária, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente: Que capa mais linda! Deu pra perceber que tanto a capa, quanto o enredo são lindos de uma forma simples e descontraída. Adorei os protagonistas, você vê que o amor realmente existe quando você entra na vida de alguém, bagunça ela toda, deixa partes de você por ela e mesmo assim a pessoa continua a gostar de você. Todos os trechos colocados na resenha são lindos e o último deles me convenceu a lê-lo de qualquer forma.
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa! Tão fofa *-*
    Desde que li a sinopse desse livro pela primeira vez me encantei por ele. Pois parece ser um livro bom e que nos prende até o final!
    Amei a sua resenha!
    Beijos.
    CAPRICORNIZANDO

    ResponderExcluir
  4. Pelo que li, narrado na resenha, no início, achei qu eo livro seria uma chatice, uma mesmice sem fim que se arrastaria por todo o livro, porém depois, pelo que contou, o andamento do livro muda, aliás, tudo muda e o livro fica interessante, credito que cabe uma leitura para tirar qualquer dúvida.
    Bom domingo!!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Paz, amor e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. É uma romance bem diferente de todos que vi sendo lançados recentemente. Fiquei bem curiosa com essa resenha.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bem curiosa depois de ler essa resenha. Além da capa ser linda, é uma história um pouco diferente daquelas que têm sido lançadas recentemente...

    ResponderExcluir
  7. Resenha bem escrita, abordando pontos relevantes o livro, nos dando uma boa ideia a respeito do enredo, facilitando o entendimento do leitor.

    ResponderExcluir
  8. Estou muito curiosa pra ler esse livro!
    Primeiramente, pela capa linda (sim, eu compro livros pela capa), e segundo pelo jeito peculiar do personagem principal.. Ele é diferente da maioria dos caras de livro, e isso deixa a gente intrigada!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo logo!
    ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  9. ossa! Gostei desse livro, mais um desejado por mim! Espero lê-lo logo! Gostei do que o professor faz, da ideia dele hehe. Lembrei até um pouco de Teorema Katherine, mas só um pouco rs. Assimilei projeto - anagrama, só msm. Parece ser bem interessante, pois ele cria esse projeto procurando uma mulher, que bacana isso! E ainda esse teste aqui ahahahaa Capa super fofa tbm!

    ResponderExcluir
  10. Que resenha linda!!!
    Quero esse livro agora! Adorei a sinopse e os personagens principais. Também sou meio metódica e um pouco racional, então me identifico com o Don. O livro parece ser incrível, por sair um pouco do convencional e ser mais "sério". Acabei de fazer o teste, e por incrível que pareça, segundo o resultado não tenho n-a-d-a a ver com ele hahahaha

    ResponderExcluir
  11. amei a capa! linda...
    e uma história de amor [mesmo qe improvavel] sempre cai bem!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Fiz o teste e deu que não sou compatível mas pareço uma certa Rosie, ou seja a personagem tem tudo a ver comigo haha mas esse deve ser um dos poucos romances que leria, odeio aquela melação e sou mais pro lado de ficção ou suspense. Mais um pra eu comprar quando for ter minha pequena biblioteca em casa.

    ResponderExcluir
  13. Amei a capa e a resenha...adicionada a minha wish list com certeza

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda, assim que vi e li a sinopse o livro me ganhou! Só falta o dinheiro, agora. haha Lendo várias resenhas sobre esse livro, cada vez fico encantada pela leitura! Quero muito ler esse livro, ele entrou para a lista dos meus desejados! Eu não sou compatível com o Don, bom que a Rosie também não! hahaha Todos tem falado que ele meio que parece o Sheldon de The Big Bang Thory, todo certinho, com tudo sempre planejado! O que me cativou ainda mais!

    ResponderExcluir
  15. Torcendo pra ter esse livro logo, deve ser muito bom rir um pouco com o Dom, onde já se voiu ninguém é perfeiro e fiz o teste que a editora fez, claro que não sou compativé, rsrsrrs Achei a capa muito fofa já tinha visto na livraria.Amei os cotes quero muito rir com esse livro

    ResponderExcluir
  16. Não é pra amar uma resenha dessas, de um livro mais que desejado no momento? Quero conhecer esse Don, maluco, que pensa que o amor vem numa caixinha que ele escolhe... E será uma grande surpresa saber que Rosie - nem ninguém que eu conheço e fez o teste, haha - vai se enquadrar em seus rígidos padrões! Isso é que é bom no amor: as surpresas, a tolerância e a possibilidade de descobrir coisas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  17. Eu quero tanto ler esse livro desde que li a sinopse dele, e isso vai se confirmando a cada resenha positiva que leio, acho que o autor soube mesmo contar a historia do Dom, um personagem chato e cativante! Isso é contraditório né? Mas acho que é exatamente assim que Dom é...quero muito saber como acontecerá as mudanças na vida dele e de Rosie, pois acho que esse é o ponto chave da leitura...parabéns pela delícia de resenha, só serviu pra me deixar mais ansiosa aqui! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  18. Estou ansiosa por ler este livro..e adorei essa capa do brasil. aqui em Portugal foi lançado com uma capa horrível e nem chamou a atenção dos blogueiros. Se eu não conhecesse tmb já o livro também não me tinha interessado.

    Gostei da resenha e espero lê-lo em breve!

    Beijo!
    Mafi
    algodaodoceparaocerebro.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo