22 de julho de 2013

Resenha: Simplesmente Ana - Marina Carvalho, Editora Novo Conceito


Informações do livro:                                
Título: Simplesmente Ana
Ficção Brasileira
Autor: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304




Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.



Resenha: O arrependimento é de não ter lido “Simplesmente Ana” há mais tempo. Acredito que esta história desperta nos leitores muito mais do que uma linda e comovente história num ambiente cercado de fantasias e contos de fadas. Destaca pontos referentes aos objetivos e sonhos que podem se tornar realidade inesperadamente e o quanto é preciso aproveitar cada momento com intensidade e desejo. 

E é justamente neste cenário de grandes devaneios, que conhecemos Ana, uma personagem corajosa diante da situação em que se encontra. Durante toda a sua vida, ela acreditou na história contada por sua mãe, de que o pai morava em um pequeno país da Europa, chamado Krósvia

O relacionamento dos dois ia muito bem, até que ela descobre a gravidez e logo que contou a novidade, ele havia ido embora. Vinte anos haviam se passado e o que ela menos esperava era entrar em sua página no facebook e receber um recado de um homem dizendo ser seu pai. A aventura estava só começando e a sua vida antes monótona e normal estava tomando um rumo de aspirações inimagináveis.

“Não seja dramática. Você tem que ir porque é a outra metade da sua história. Ser mineira, de BH, estudante de direito e apaixonada pelo abestalhado do Arthur é fácil. Você tira de letra. Só que você não é só isso e precisa descobrir como é ser de outro jeito, mesmo que depois prefira a forma antiga.” Pg.17

Por fim, Ana descobre que a história contada pela mãe faltava muitos detalhes importantes, e o principal é que o pai realmente não sabia da gravidez e foi saber por uma coincidência quando foi ao Brasil. Claro que agora Andrej só queria aproveitar o tempo perdido com a filha e por isso, não perdeu tempo ao convidá-la a passar um período em Krósvia. 

A protagonista se sentiu no início, muito dividida, o que era de se esperar, mas depois de muito pensar, resolveu dar uma chance para as mudanças que estavam surgindo. Porque querendo ou não, agora ela é realmente uma princesa de verdade, com direito a príncipe e castelo. Quem nunca sonhou com algo assim?!

“Alex parecia um Deus grego. Como eu não notara isso da primeira vez? Talvez fosse a roupa. De calça jeans desbotada e rasgada na coxa, botas marrons e camisa de malha demarcando seus músculos peitorais – Jesus, que tórax era aquele? –, ele estava de parar o trânsito.” Pg. 49

O príncipe em questão se chama Alex (leia-se lindo e Irresistível), filho da esposa falecida de Andrej. E não, ele não foi com a cara dela no começo. Ou até foi, só que não quis dar o braço a torcer, pensando que ela poderia ser uma interesseira ou algo do tipo. Mas foi perceptível a atração dos dois desde o primeiro encontro, digamos até bem inusitado. 

O fato é que ele gostava mesmo é de provocá-la e não demorou muito para perceberem que havia crescido um sentimento real entre eles. No começo, Alex pode ter tido suas dúvidas, porém logo ficou notável a maneira como ele vinha se comportando perto de Ana, e vice-versa. E mais ainda, ele foi se mostrando alguém digno de confiança e carisma, mesmo que ela tenha demorado um pouco para perceber.

“Percebi que ser rei é muito mais do que representar um país com roupas de príncipes de contos de fada. Andrej trabalhava o tempo inteiro, no castelo ou em qualquer lugar do planeta. Nunca desligava seus três telefones particulares, jamais saía sem seus assessores e vivia rodeado de políticos, que tinham uma ligação verdadeira com a Krósvia. Estavam sempre planejando coisas e tomando decisões importantes. Parecia até que eu estava no meio de um filme americano, daqueles que mostram o presidente deles – sempre muito altruístas – e sua filha em busca de liberdade. A única discrepância era a ausência da esposa forte e compreensiva.” Pg.54

Eu sei e sempre soube que essa história seria bem clichê e pode até lembrar outras tramas, mas no decorrer da narrativa leve e ágil, fica perceptível as características bem desenvolvidas ao qual a autora incrementou de um modo dinâmico e envolvente. Impossível não se encantar com TODOS os personagens, pois cada um apresenta uma visão empolgante da história. 

Para vocês terem noção do quanto gostei dessa história assim que terminei de ler esse livro, não quis fazer a resenha logo em seguida, mas também não fiquei com vontade de ler outro livro. Fiquei com vontade de reler “Simplesmente Ana”. E foi o que eu fiz. Já se tornou mesmo um favorito. <3

“Olha só a que ponto cheguei. Agora, fico desejando ser beijada por Alex,acordada ou não. Será que existe remédio para obssessão?” Pg.123

Classificação SEL: 5/5


2 comentários:

  1. Oie :)

    Eu com certeza vou comprar esse livro principalmente por se tratar de uma autora nacional, sei que vou encontrar clichês mais que estória não os possui ? beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Já li inúmeras resenhas em relação ao livro Simplesmente Ana e este me confirmou que não foi um erro comprar o livro e ainda por cima acabei comprando com a própria autora. Agora mais do que nunca quero vê-lo chegando!

    enfim-dezessete.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo