22 de agosto de 2013

Resenha: Feérica @carolinamunhoz @fantasycdp

Informações do livro:                                 
Título: Feérica
Ficção Brasileira
Autor: Carolina Munhóz
Editora: Fantasy – Casa da Palavra
Páginas: 352

Sinopse: E se uma fada se revelasse em um reality show? Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento? Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo? Você descobrirá tudo isso e muito mais nos próximos capítulos deste livro.





Resenha: Violet Lashian é uma verdadeira estrela que arrasa por onde passa. E é justamente por essa personagem que começo a escrever a resenha de Feérica, escrito pela talentosa Carolina Munhóz

Violet – com seu cabelo roxo – é diferente de qualquer outra fada, e na dimensão de onde viera, Ablach, sempre tivera o intuito de ser ou criar tendência, mesmo que o ambiente não lhe fosse favorável, com uma rigidez absurda e características limitadas. 

Encantada por cada ato dos humanos, ela mostrou ser sonhadora e determinada a chegar aos seus objetivos, mesmo que tivesse contratempos e que ninguém a apoiasse diante de certas recriminações. Me encantei e ri demais com cada fato relatado. A história desta feérica só estava começando a ser narrada... Com muita diversão, seres encantados e loucuras a parte.


Violet resolveu PRECISOU fugir para o mundo dos humanos.


“Ela não se sentia parte daquela dimensão. O desejo da evolução da raça feérica existia dentro dela, a necessidade de ser maior, mai poderosa, mais venerada. O que não havia era apenas o desejo disso ser feito ali. Possuía a noção, bem lá no fundo, como se enterrada a sete palmos no coração, que aquele pensamento a prejudicava e um dia aquela energia se voltaria contra ela. Mas não naquele momento. De fato, Violet era a fada mais humana que já haviam visto.” Pg.14


Sob uma coragem e confiança inabaláveis, Violet precisou seguir em frente. Pôde ter sido uma ação inesperada para alguns, mas sem dúvidas foi uma atitude pressentida, porque independente de tudo, a fada acreditou que seria uma estrela conhecida por milhares de pessoas, que seria admirada e não mais crucificada por pensar diferente, ser humilhada ou não chamar a atenção do jeito que desejava. Violet teve esperança.


“Sentia medo do desconhecido. Não estava sendo tratada como uma princesa. Mas não perderia as forças.
      Sem problemas, Violet, é sempre assim, sussurro encolhida em um cobertor. Os contos de fadas na Terra sempre começam com histórias assim...” Pg. 78


A fada desafiou uma população inteira com sua impetuosidade e por parecer um tanto ingênua, mas é notável o modo como ela representa um sentido mais amplo e dinâmico a cada acontecimento descrito. 

No decorrer, a autora desafia os leitores a interagir com a história envolvente e critica, a respeito de um universo desconhecido com diversas perguntas a serem feitas. Incrível foi perceber como tudo se encaixou de uma maneira perfeita e, claro, na hora certa. Justamente quando se viu perdida, surgiu uma chance de poder mudar tudo. Ela iria participar de um Reality Show americano. Imaginem a ousadia e animação diante da oportunidade! Todo o mundo de Violet mudou.


“Ela estava nervosa. Mas era para estar, certo? Aquele seria o momento tão esperado. O dia em que se tornaria uma estrela. Mostraria sua voz, seu carisma e sua vontade. Talvez suas asas pudessem chocar, mas seu talento não passaria despercebido. Encontrava-se a beira de um ataque de nervos, só que no fundo sentia-se orgulhosa de tudo que já tinha enfrentado até aquele momento.” Pg.101


Feérica traz a tona temas complicados e relevantes, como a relação entre família, casos onde pessoas não se sentem a vontade, situações onde a pessoa precisa correr riscos com o intuito de alcançar seus planejamentos e principalmente: os pontos positivos e negativos de alcançar a fama. Independente do ambiente tratado, as lições são sempre as mesmas.
Imagine então ter seu próprio Reality Show...


“Você já desistiu de um sonho porque outras pessoas disseram que não era capaz?” Pg.107


Vale destacar também as referências feitas na obra, como séries de televisão, músicas e outros personagens conhecidos. Não tem como não se encantar por todo o trabalho de Feérica, por apresentar uma leitura ágil e ao mesmo tempo emocionante. O desfecho não poderia ser melhor e posso garantir que tem jeito de dar uma ótima continuação.



Classificação SEL: 5/5


17 comentários:

  1. Adorei a resenha Fê!
    Eu já estava interessado no livro por que a capa é linda, mas estava com o pé atrás pensando que o gênero fosse muito menininha xD

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei com vontade de ler o livro porque pela capa achei que fosse um pouco mais para adolescente a história. Mais gostei bastante da resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ain, linda sua resenha, flor... Talvez eu seja um pouco suspeita em falar, já que sou uma fã da Carol, e dizem que fã se sente tão homenageado quando o autor quanto a elogios... E bem, é a verdade ;)
    Ainda não consegui comprar Feérica, mas confesso, estou quase morta de ansiedade! Mas, Novembro tá chegando, e com ele a chance de comprar, autografar e (abraçar a Carol novamente) ler esse tão esperado livro !

    eisaminhahistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, tenho esse livro e estou louca para ler. Bom saber o quanto ele é bom, já li dois livros da autora, mas só um deles me convenceu quem sabe esse me conquista???
    A diagramação dele está linda mesmo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vejo ele por toda rede, mas esta foi a primeira vez que eu parei para ler sobre ele.
    Esse livro é meio peculiar por tudo que eu tenho lido nos últimos tempos. Despertou em mim interesse de conhecê-lo.
    Eu não tenho contato com temas referente à reality show, acho que isso me encanta.

    ResponderExcluir
  6. Só Deus sabe a vontade que eu tô desse livro!!! Mas dinheiro, cadê?? )):

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é linda, e pela resenha, a história também deve ser.
    Ainda quero muito tê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero tanto ler este livro mais ainda não tive tempo :(

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quase comprei esse livro dias atrás, mas tive dúvidas... Depois de ler essa resenha não tenho mais dúvidas, porém também não tenho mais dinheiro ):

    ResponderExcluir
  10. A resenha me deixou muito curiosa, e doida pra ler, achei muito fofa a resenha. Espero ganhar a promoção.

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante a história da fada que quer ser famosa. Bem original. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  12. Aí, a Carol é diva de mais, fala sério!
    Adorei a Resenha ;)

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler nada da Carolina Munhoz, mas tenho vontade. O que achei legal nesse livro é que ela coloca um Reality Show (coisa que eu adoro), e aborda temas mais sérios também. Sem falar nessas referências que conhecemos, e nos faz ficar mais próximos da trama.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super curiosa por esse livro , entrou para minha lista :3

    ResponderExcluir
  15. Até agora eu não estava animada para ler esse livro, pois achei que fosse bem infantil, ou quase. Mas sua resenha mudou meu ponto de vista e vou dar uma chance ao livro. Assim que puder vou ler.

    ResponderExcluir
  16. Bela resenha, resumindo bem o conteúdo, familiarizando os leitores com o enredo.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha e o livro, achei a história bem interessante.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo