16 de setembro de 2013

Resenha: Garota, Interrompida - Susanna Kaysen, Editora Gente


Informações do livro:                               
Título: Garota, Interrompida
Título Original: Girl, Interrupted
Autor: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 192



Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.


Resenha: “Garota, Interrompida” de Susanna Kaysen é uma autobiografia e apresenta uma trama forte com perspectivas reveladoras e críticas. Relata o tempo em que a autora ficou internada no hospital psiquiátrico McLean no ano de 1967, bem como suas experiências dentro da instituição, seus medos, anseios e pensamentos mais obscuros durante dois anos. Nessa jornada como paciente, ela viu sua vida mudar de uma hora para outra, e o principal detalhe de sua personalidade é pelo fato dela não se encaixar nos costumes de sua época.

As descrições foram muito bem trabalhadas, tanto pelos pacientes do hospital e seus transtornos como as explicações das atitudes de Kaysen. A narrativa corajosa é compreensível e ágil, assim como passa sentimentos de consolação e angústia. Os personagens secundários – que são as amigas de Kaysen dentro da instituição: Polly, Georgina, Daisy e Lisa – narram problemáticas diversificadas, porém apresentam certa relevância no enredo.


“As cicatrizes não têm personalidade. Não são como a pele da gente: não mostram a idade ou alguma doença, a palidez ou o bronzeado. Não têm poros, pelos ou rugas. São uma espécie de fronha, que protege e esconde o que houver por baixo. Por isso as criamos. Porque temos algo a esconder.” Pg.22.


Garota, Interrompida acabou virando filme em 1999 e a atriz Winona Ryder interpreta Susanna Kaysen. Já havia visto o filme e tinha algumas noções do enredo. Porém acredito que o livro é bem mais complexo e repassa maiores entendimentos a respeito da saúde mental das pessoas, diante de crises suicidas, comportamentos promíscuos, entre outros. Olhando por outra visão, livro e filme podem se completar, sendo que cada um acrescenta novos pontos de vista e trabalha ângulos mais específicos.


“Dessa vez, li o título da pintura: Garota interrompida em sua música. Interrompida em sua música: tal qual acontecera com a minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos, tal qual a vida dela, roubada e presa a uma tela; um momento congelado no tempo mais importante que todos os outros momentos, quaisquer que fossem ou que viessem a ser. Quem pode se recuperar disso?” Pg.187.

O destaque desta edição da Única Editora está na capa muito, já que é bem elaborada e com um tom de rosa forte e palavras escritas em várias partes. Também merece atenção pelo fato de conter várias mensagens que remetem a questionar o que é realmente a loucura em si.

Classificação SEL: 3/5


2 comentários:

  1. Fê esse livro deve ser mega interessante, já vi o filme umas três vezes e adoro, então valeu pela dica e entrou para a wish list claro!!!
    Parabéns pela leitura e resenha!!!

    Bjos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei este livro, mas ainda não o li. Eu lembro de ter visto alguns trechos deste filme, não cheguei a vê-lo inteiro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo