9 de setembro de 2013

Resenha: A Guerra dos Tronos – Graphic Novel - Vol.I, Fantasy - Casa da Palavra


Informações do livro:                               
Título: A Guerra dos Tronos – Graphic Novel
Título Original: A Game of Thrones
The Graphic Novel: Volume 1
Autor: George R.R. Martin
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Páginas: 240




Sinopse: "O inverno está chegando" é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.




Resenha: Em “A Guerra dos Tronos, graphic novel” o livro que foi baseado no romance épico do autor George R.R. Martin com o mesmo nome, há várias considerações peculiares a respeito dos personagens e principalmente acerca de cada acontecimento descrito. Claro que isso já era mais do que esperado.

Mesmo diante do formato de história em quadrinhos, e claro que isso é uma ótima combinação para quem é fã do autor, do enredo, dos quadrinhos e até da série reproduzida pela HBO (mesmo que não se assemelhe com tal e traga uma visão única da trama), todos os detalhes são muito bem elaborados e sincronizados.

Vale destacar também que para quem aprecia o trabalho de Martin, ele escreve o prefácio esclarecendo algumas ideias sobre graphic novel e o impacto que tem em sua vida, sobre a equipe de produção, bem como outros assuntos de alta relevância para seu público. 

Esse meio de narrar uma atmosfera fantasiosa e repleta de aspectos complexos torna o trabalho mais especial já que mantém uma direção própria a respeito dos cenários e da ambientação. Por meio disto faz com que a narração se interligue com cada ponto de vista dos personagens e trace uma linha invisível de cumplicidade com o leitor.

Antes de iniciar a leitura, é preciso estar ciente de que esta história foi produzida com empenho por profissionais qualificados e direcionados à arte adaptada e antes de mais nada – original.

O livro também traz o making of do graphic novel com comentários de Anne Groell (editora da série) Tommy Patterson (Ilustrador) e Daniel Abraham (roteirista). A adaptação revelou ser desafiadora diante dos seis capítulos e surpreendentemente perspicaz e fascinante.

Sobre a linguagem visual, pôde-se observar que as cenas foram muito bem trabalhadas e revelaram outro lado imaginário e altamente extraordinário, com detalhes combinados e referências ideais.

Classificação SEL: 4/5


17 comentários:

  1. Oin querida!! Sempre tive a maior curiosidade sobre os livros, quadrinhos e da série. Mas nunca vi e nem li nada do autor. Não falta curiosidade,mas sempre achei bem alto o preço dos livros. Mas com certeza vou adquiri-los ano que vem é uma das minhas metas!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal esses quadrinhos! Bem que poderiam fazer todos os livros assim né? ushausua'
    Quando ler a série vou ler os quadrinhos também :D

    ResponderExcluir
  3. Quando soube que iriam adaptar para os quadrinhos sempre fiquei imaginando um outro desenhista para a obra, Paolo Pantalena ou o Jheremy Raapack. Mas como não foi quero ver como ficou o traço adaptado a historia!

    ResponderExcluir
  4. Tenho ele aqui na estante, mas ainda não separei um tempinho especial para ler. Nunca tive experiências com HQ e como adoro a série, quero que seja perfeito ahhaha

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda tenho que reservar um tempinho para fazer a leitura, mas espero gostar.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Penso que vou gostar, pois além de amar a série e os romances, amo quadrinhos! Ótima resenha (:

    ResponderExcluir
  7. Adoro Guerra dos Tronos, sou super fã da série e dos livros, simplesmente adoro, falta o HQ para completar minha coleção. rs
    Obrigada pela excelente resenha!

    ResponderExcluir
  8. Vejo essa série pela tv e me amarro nela. Estou querendo muito ler o livro, pois sei que a história está bem mais detalhada que no filme. Adorei ler a resenha e saber mais um pouco da história que me encantou. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Maravilha! Livos, séries, e agora QUADRINHOS!! Lets go, read more!!

    ResponderExcluir
  10. Nesse caso, eles fizeram uma junção de coisas maravilhosas: A magnífica história criada pelo Martim, e as HQ's. Faz um tempão que não leio uma HQ, mas sempre gostei desse tipo de leitura. Então nem preciso falar o quão curioso estou pra ler essa, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Fiquei super curiosa por esse livro , entrou para minha lista :3

    ResponderExcluir
  12. Eu li os três primeiros livros da saga mas ainda não li o HQ e quero muito ler. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  13. Começei a me dedicar a ler HQ recentemente, mas estou pegando o gosto, acompanho a série de tv, e estou tomando coragem para iniciar a leitura dos livros, quem sabe depois de terminar de ler o primeiro livro não pegue a hq, adoro o mundo criado em Guerra dos Tronos.

    ResponderExcluir
  14. Tomara que eu consiga ganhar esse HQ! Ele para ser muito show!

    ResponderExcluir
  15. A qualidade pelo visto se mantém, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  16. Encanta-me esta adaptação! Deveriam dedicar um episódio à história das personagens secundárias o as casas pequeñas. Este livro conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia Game Of Thrones soube que devia vê-la. Adorei está história, por que além das cenas cheias de ação extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo