18 de setembro de 2013

Resenha: O segredo de Rigoberta - Raquel M. Barthe @EditoraBiruta


Informações do livro:                               
Título: O segredo de Rigoberta
Título Original: El secreto de Rigoberta
Autor: Raquel M. Barthe
Ilustração: Letícia Asprón
Tradução: Catarina Meloni
Editora: Biruta
Páginas: 96



Sinopse: Rigoberta é uma avó nada convencional - tem um jeito bem maluquete e nada previsível. Sua vida vira de cabeça para baixo quando ela compra uma lata de massa de tomate em oferta e, no lugar do alimento, se depara com um gênio. Sua família começa a se preocupar com os objetos estranhos que ela traz para o seu quarto – uma lata amassada, um sapato velho, e muitos outros. Todos eles na tentativa de achar uma morada segura para o seu amigo gênio, mas os seus netos vão dificultar muito essa missão. A curiosidade vai levar você a viver situações inesperadas e divertidas, além de ajudar a compreender as pessoas mais velhas.




Resenha: Em “O segredo de Rigoberta” publicado pela Editora Biruta é possível observar quantidades excepcionais de talento, tanto por causa da autora, da ilustradora, bem como da tradutora, ao qual juntas remetem para um trabalho bem elaborado e detalhado para o público infantil. Na obra, a complexidade gira em torno de muito dinamismo e cenas engraçadas e pouco convencionais, levando o leitor a se deliciar com passagens leves e irreverentes.


“Vovó Rigoberta estava muito aflita, seus netos logo iam chegar da escola, e ela precisava estar com a comida pronta. Pegou uma lata de massa de tomate – das que tinha comprado no supermercado –, cravou o abridor de latas e... ipzz...!” Pg.11


A proposta deste livro é muito original e claro que não vou estragar a surpresa e dizer o que havia de fato dentro da lata de tomate que Rigoberta abriu. É exatamente este detalhe que torna a narrativa tão descontraída e faz com que a trama seja curiosa e muito inesperada.


“Rigoberta, cada vez mais atrapalhada, continuava sem compreender e exigiu explicações.” Pg.14


O modo como a autora introduziu fatos e certo personagem conhecido em uma nova perspectiva abriu caminho para focar em um ambiente único, repleto de considerações simples, porém envolventes. Mesmo que o público-alvo de “O Segredo de “Rigoberta” seja focado para as crianças, acredito que qualquer pessoa teria o prazer de conhecer esta história tão rica em detalhes misteriosos e alegres.


“A repentina mudança de comportamento de Rigoberta mais o constante cheiro de tabaco na cozinha deixavam a família intrigada.” Pg.21


A quantidade de página também se mostrou ideal para uma leitura ágil e cativante, pois não revelou em nenhum momento cenas tediosas ou complicadas. A mistura de mistérios e mensagens

Ahh e quer saber de uma coisa? Recomendo esse livro para todos que ainda mantém um lado infantil dentro de si... Porque a imaginação não tem limite!


Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo