21 de novembro de 2013

Resenha: O Templo da Luz - Ronaldo Barcelos @galeraamazon

Informações do livro:
Título: Amazon - Guerreiros da Amazônia
O Templo da Luz
Ficção Brasileira
Autor: Ronaldo Barcelos
Ilustração: Ronaldo Santana
Editora: Litteris (1° Ed.)
RJR Produções (2° Ed.)
Páginas: 216




Sinopse: Na Floresta Amazônica, uma cidade, um segredo. Das sombras surge uma ameaça, um homem terrível com seus capangas e robôs. Do "Templo da Luz", um chamado. Três jovens, "Armaduras Sagradas", e uma missão tão importante quanto a vida. Está começando uma corrida contra o tempo para salvar a floresta da devastação. Chegou o momento de convocar os "Guerreiros da Amazônia". Você não pode fugir do seu destino!




Resenha: “Amazon – Guerreiros da Amazônia: O Templo da Luz” de Ronaldo Barcelos, apresenta uma história intensa e repleta de ação. Para complementar ainda há as belas ilustrações de Ronaldo Santana, que valorizam ainda mais a trama, assim como o excelente trabalho gráfico.

Cynthia, kleyton e Allan ganharam uma viagem do 1° Concurso Nacional de Frases sobre a Amazônia, e como recompensa irão passar uma semana em Manaus, além de poderem participar de um congresso acerca do meio ambiente. A narrativa apresenta estes personagens que já se encontram no avião, juntamente com profissionais renomados – os famosos cientistas Dr. Murilo e Dra. Jaqueline Ventura – que também irão participar do congresso, além do piloto.

O texto é muito bem organizado e define o foco dos personagens, bem como apresenta a reflexão da importância de valorizar o local estudado. É perceptível que há muita pesquisa e empenho, pois explora os detalhes com aptidão e conhecimento nítido. Como por exemplo, sobre o clima e eventos naturais diversos: aquecimento, devastações, extinções, ameaças e as tantas conseqüências para o ambiente. Entre tantos relatos, há uma passagem que ainda fala sobre o Rio Amazonas em toda sua extensão, assim como é explorado sobre a cultura indígena.

Até que o pequeno avião precisa pousar inesperadamente. Por sorte todos conseguiram sair antes que o mesmo explodisse. Estavam assustados, desorientados e com poucos ferimentos. A partir desse momento, as cenas se tornam cada vez mais ágeis e cercadas de perigos, a começar por uma onça. Passado esse episódio – inacreditável – Cyntia, kleyton e Allan se distanciaram dos outros e acabaram ficando perdidos na floresta. A partir disso, os momentos de aventura só tendem a aumentar cada vez mais.

É como se o leitor estivesse lendo um livro didático – o que poderia mesmo ser abordado nas escolas – já que é muito dinâmico, atrai as pessoas por causa de sua premissa e abrange vastas informações. De um lado, preocupante por causa dos problemas que atingem o meio ambiente, e de outro é admirador por ser tão simples e atingir uma comoção enorme.


“Estamos sobrevoando o coração da Floresta Amazônica. – disse o comandante – Não éá toa que é gigante, é a maior floresta tropical do planeta. Pena que a estão devastando. Aliás, vocês podiam aproveitar as entrevistas que darão, meus jovens, para denunciar os crimes contra a floresta. Se não cuidarmos da Amazônia, em pouco tempo ela vai virar um grande deserto.” Pg.10



Classificação SEL: 4/5 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo