3 de novembro de 2013

Resenha: A garota do penhasco - Lucinda Riley @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: A garota do penhasco
Título Original: The Girl on the Cliff
Autor: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 528
Sinopse: A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida. A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras. O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas. “De ritmo tenso e original, este é um romance envolvente sobre recuperação, resgate, novas oportunidades e amor perdido.” – Booklist




Da mesma autora:
A Luz Através da Janela (Editora Novo Conceito)



Resenha: A garota do penhasco” de Lucinda Riley, tem como tema principal o amor em todas as suas peculiaridades e gestos mais simples. Tanto referente ao passado e presente, é imprescindível citar que a autora revelou um ótimo trabalho diante de personagens extremamente complexos e uma trama revigorante que se estende no tempo sobre ligações muito importantes.

Grania Ryan estava satisfeita com sua vida, até que surgiu a vontade incessante de ter um filho. Ela compartilhou a novidade com Matt, que prontamente se mostrou muito dedicado e aberto a novas perspectivas. Sua vida era bem normal e como qualquer família comum, apresentava suas desavenças e outras complicações. Porém o que viria a incrementar a relação dos dois acabou tendo reviravoltas surpreendentes. Grania teve um aborto, e inconformada com tal situação partiu em direção a casa de sua mãe na Irlanda. Tudo aconteceu muito rápido e nesse momento não há nada que explique tal atitude e nem que descreva o sofrimento de ambas as partes. Grania estava assim por causa da perda e Matt se mostrou inconformado sem ter nenhuma explicação de o porquê foi abandonado num momento tão difícil – mesmo porque ele também sentia muito pelo ocorrido.

Grania tem uma personalidade forte, assim como também é bastante teimosa e orgulhosa. Mas a sua principal característica é a exposição dos seus instintos maternos. Assim que conhece Aurora Lisle, uma menina que é doce e ao mesmo tempo ousada, sabe que ela precisa de proteção. E é justamente esta menina que narra toda a história e arrebata os leitores com suas descrições intimidades e comprometedoras.

Voltando a falar sobre Matt, ele realmente se encontra perdido e busca desesperadamente respostas sobre a ida da namorada, que não quer nem saber dele. Porém o destino lhe impõe algo que ele não estava esperando.

A mãe de Grania, Kathleen, está muito preocupada e alerta a filha para que ela não se envolva com a família de Aurora. Grania decide seguir seus princípios e fica cada vez mais envolvida com a menina, que acabou também se tornando uma ótima amiga.

E nesta sequência, somos apresentados ao passado de forma muito idealizadora, com detalhes sobre guerras, traições, segredos, legados e conflitos entre as famílias Lisle e Ryan. O enredo se torna tão vívido no decorrer dos acontecimentos, que é como se houvesse realmente uma magia rondando toda a história. O leitor consegue sentir as emoções e entender cada decisão, bem como saber de cada manipulação realizada nesta época.

Outro detalhe que deve ser citado são as descrições maravilhosas feitas sobre as cenas e as diversas paisagens, as casas e as próprias pessoas. É um livro que deve ser saboreado aos poucos devido a complexidade dos acontecimentos e o desfecho é perfeito, e ecoa em nossos pensamentos por muito tempo.


''Eu sou eu.
E vou lhe contar uma história.
As palavras acima são as mais difíceis para qualquer escritor, foi o que me disseram.
Expressando de outra maneira: o modo como se começa. Plagiei do meu irmão mais novo a primeira tentativa de contar uma história. A frase de abertura dele sempre me impressionou pela simplicidade.
Portanto, comecei.
Devo avisar a você que não sou profissional nisso. Na verdade, não consigo me lembrar de qual foi a última vez escrevi sobre o papel com uma caneta. Veja bem, sempre me expressei com o corpo. Agora que já não posso fazer isto, decidi comunicar-me através da mente.
Não estou escrevendo isto com nenhuma intenção de apresentar para publicação. Receio que seja algo mais egoísta do que isso. Estou na fase da vida que todos temem – a de preencher os dias com o passado, porque há pouco futuro pela frente.
Trata-se de alguma coisa para fazer.
E acho que a minha história – a minha e da minha família, que começou quase cem anos antes de eu nascer – é bem interessante.” Pg. 07



Classificação SEL: 5/5


5 comentários:

  1. Eu ttenho esse livro e ainda nao li. Na verdade nem sabia do que se tratava. Sim, eh uma vergonha.
    O tema parece ser muito emocionante e doce ao mesmo tempo. A capa eh adoravel. A Novo Conceito caprichou.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Fê adorei saber um pouco mais desse livro. Ainda não comprei pq tenho dois livros dela que ainda não li então assim que eu colocar as pendências em dia, irei investir com certeza.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir



  3. Para quem gosta de uma boa leitura, indico o livro "A Garota do Penhasco", maravilhoso!!!!! O livro nos fala sobre bondade, fé e a força que o amor pode ter sobre as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Vcs tem sugestão de livros similares?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá li o livro a garota do penhasco, amei demais este livro. Porém fiquei em dúvida de quem era e quanto ao final de Aurora. Será que alguém poderia me explicar. obrigada

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo