27 de novembro de 2013

Resenha: O Presente - @Cecelia_Ahern @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: O Presente
Título Original: The gift
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320



Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.




Leia também:


O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern (Editora Novo Conceito)



Resenha: O Presente” é uma história sobre descobrimentos, inovações e perspectivas esperançosas. O foco principal desde o inicio é sobre um presente, e diante de cada analise o leitor consegue adentrar na trama e entender os pontos de vista da autora, que foram muito bem dinâmicos, reflexivos e intensos. É um livro sobre o tempo e segundas chances.

Lou Suffern planejava sua vida de acordo com seus compromissos, que se alternavam entre dois lugares ao mesmo tempo. Ele é habilidoso e praticamente vive para seu trabalho e suas realizações. Numa manhã fria ele se depara com um mendigo chamado Gabe (Gabriel) e o oferece café, que aceita com um humor prático e contagiante. Os dois até tiveram uma conversa amigável durante alguns instantes. Lou percebeu alguma mudança depois desse encontro, algo que nunca sentira antes.

Ele resolve ajudar Gabe lhe dando um emprego. Ele tinha medo por suas falhas e mentiras, de ser exposto e pensara que ajudar uma pessoa poderia ser o primeiro passo para a salvação de sua alma. Gabe é o intelecto da obra, inteligente, misterioso, presunçoso e fundamental de diversas maneiras. Já que ele ajudará em várias provações. Assim pode-se dizer que todos os personagens desta trama são críveis e comprometedores em suas missões.

O interessante nos livros de Cecelia Ahern, é que ela trata assuntos emocionantes de maneira sutil, reservada e realista. O enredo nos apresente o personagem Lou e sua trajetória através do tempo e consequentemente mostra lições valiosas acerca da vida, de reconciliações, entusiasmos, atenção e amor. Mesmo que a trama possa ser inacreditável, as mensagens são as partes mais importantes.

Há ainda a abrangência sobre a valorização da família, com um toque sagaz e sentimental. Esta é a falha principal de Lou, ao qual ele precisa trabalhar mais neste aprendizado. Não é fácil se envolver com este protagonista, porém é muito certo tentar entendê-lo e dar-lhe seus devidos créditos, sem parecer clichê ou abusivo demais.
É um conto de natal perfeito para a ocasião, demonstrando que todos os momentos são muito valiosos e não podemos voltar atrás para recuperar algo ou tentar se redimir. Será? E se VOCÊ tivesse uma segunda chance?




“As pessoas, como a casas, guardam seus segredos. Às vezes, os segredos a habitam; outras vezes, são elas que habitam seus segredos. Elas o envolvem fortemente com os braços para protegê-lo, prendem a verdade na língua. Mas, após algum tempo, a verdade prevalece e se ergue acima de tudo. Ela se torce e se retorce dentro das pessoas, cresce até que a língua, inchada, não seja mais capaz de segurá-la; então, chega o momento em que a pessoa precisa cuspir as palavras, arremessar a verdade com força pelos ares e deixá-la e espatifar no mundo. A verdade e o tempo sempre trabalham juntos.” Pg.13



Classificação SEL: 4/5 


5 comentários:

  1. Oie!
    To louca para ler esse livro, li "A vez da minha vida" e fiqei apaixonada pela escrita da Cecelia. Aposto que esse livro vai me agradar da meam forma.
    Adorei a resenha.

    Bjos,

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. a autora faz o maior sucesso né, e eu tenho vergonha em dizer que não li nenhum dos livros dela ainda ;$
    comprei O Presente só por causa da capa linda, e porque sabia que o tema era natalino...
    pretendo ler ele logo, porque ler livros nesta época do ano e com este tema, é tudo de bom né? :D

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!
    É a segunda resenha que adoro desse livro! Poxa, não há coisa melhor do que uma leitura reflexiva!
    Certamente está na minha wishlist :)
    Bejos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho interesse em comprar esse livro desde o lançamento. Quero mais ainda ao saber que ele faz o leitor refletir...
    Gostei muito da resenha!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa autora é uma linda, já li dois livros dela, mas confesso que esse não chamou minha atenção apesar das capas serem lindas. Gostei da sua resenha deu para ter uma ideia geral do que esperar. Valeu pela dica de leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo