18 de novembro de 2013

Resenha: O Segredo de Eva - @AdrianaVargasss @MODOEditora

Informações do livro:
Título: O Segredo de Eva
Ficção Brasileira
Autor: Adriana Vargas
Editora: Modo
Páginas: 204



Sinopse: As paredes vão tremer diante de um segredo… Eva, estranha e antissocial, descobre grandes tragédias intimas, desvendando os mistérios sobre seu amor clandestino e o verdadeiro valor da amizade pelos amigos que lhe ensinaram a viver. Ela guarda, a sete chaves, um segredo que poderá mudar, não somente sua vida, mas a vida de todos a sua volta. O destino das pessoas que ama, está em suas mãos. Uma obra adulta que persegue os passos literários “claricence”, pelo modo intenso, ofegante e degenerado do amor de Eva por alguém que a sociedade e os dogmas irão condenar. E você, condenará? Todos os conceitos estão sujeitos à revisão. Nada mais será como antes… Encontre esta obra na livraria Cultura em sua cidade ou pelo site da Modo.




Resenha: O Segredo de Eva” de Adriana Vargas é um livro intenso e perceptível de diversas emoções. A protagonista é tão forte e marcante, que é impossível não se identificar com seus pensamentos mais íntimos e sofrer junto de seus medos mais obscuros. Por sua vez, o leitor precisa estar atento as ações de cada personagem, entender suas atitudes e posteriormente absorver a essência contida em cada página.

É uma história repleta de mentiras, segredos, reviravoltas e surpresas. Eva, escritora, é uma pessoa muito forte e já passou por várias provações em sua vida. Sabe que suas escolhas não têm volta e por isso se mantém fechada a qualquer coisa que possa desestruturar sua vida novamente. Talvez por esse motivo seja tão reservada, introspectiva e responsável por seus atos.

Os personagens secundários também merecem destaque: como Chris, melhor amigo de Eva – aquele que todos querem ter do lado –, e desde o início demonstrou ter lealdade suficiente para nunca desapontá-la. Tabata e Samantha também são as amigas de Eva. Qual a sua definição de amizade? (vou parar por aqui.)

O livro retrata os diversos pensamentos e anseios de Eva, como um monólogo de forma poética, cativante e nem um pouco cansativa, mas totalmente entoada. Eva estava fechada para novas aventuras, e ninguém poderia culpá-la. Porém ela se mostrou mais determinada e livre – encantada e de volta a vida – à medida que um novo amor aflorou em seu coração.

É muito importante entender os motivos de Eva, analisar sua vida num todo e se colocar em seu lugar diante do segredo que esconde. O que você faria se estivesse em seu lugar? Não tem como julgá-la. A questão é: o que acontece quando a confiança existe, mas está depositada na pessoa errada? E esse é o principal foco da trama, além de um amor vívido.

Tom, fotografo, entra em cena, inusitadamente, para trazer conflitos tanto para os personagens quanto aos leitores. Em certas passagens, ele se revela maravilhoso, porém em outras a raiva estampa suas ações.

Cada um tem seus problemas e a autora consegue explorar os assuntos com muita precisão e clareza, analisando todas as partes envolvidas e determinando o que é mais relevante. Há muita reflexão, erotismo e uma problemática muito bem desenvolvida. Porque é isso mesmo que caracteriza o enredo: magnitude e um vigor sem limites.



“Humanos se entregam, quando se sentem fragilizados, diante do que não possuem o controle. Perdoam instantaneamente, quando amam loucamente. Esquece-se de tudo que lhes fez chorar e o primeiro pensamento surge: o desejo de ser feliz novamente.” Pg.189



Classificação SEL: 4/5


4 comentários:

  1. Olá,
    Amei sua resenha, pessoa literária.
    Superbeijo!
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro duas vezes e cada vez mais me surpreendo com o talento da Adrina. Uma história que te envolve sem nem ao menos a gente perceber.
    Pretendo com certeza ler mais obras dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei o livro, mas ainda não tive tempo de ler. Quero ver se consigo agora em dezembro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Olá amore!
    Obrigada pela resenha, adorei!
    Bjs
    Adriana Vargas

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo