9 de novembro de 2013

Resenha: Presságio - @LeoEscritor @NovoSeculo @novostalentosbr

Informações do livro:
Título: Presságio
O assassinato da Freira Nua
Ficção Brasileira
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 224
Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.




Resenha: Presságio” de Leonardo Barros apresenta uma história dinâmica e detalhada em meio a um ambiente policial e místico, repleto de mistérios e controvérsias. Na trama contada em terceira pessoa, Alice Vegas se destaca por sua personalidade diferente, hostil e complexa. Ela é uma protagonista impulsiva, que se revela muito por sua intensidade e ainda demonstra ter traços de humor. Ela diz ter presságios (em momentos pra lá de inusitados) e sempre que há uma visão acontece o mesmo episódio: ela vê um corredor iluminado que termina numa porta identificada pelo número sessenta e nove. Estranho, curioso e muito diferente. Concordam?
                 
Em paralelo a isso, um caso hediondo envolvendo o assassinato de uma freira está deixando todos preocupados, principalmente o delegado Matias e o agente Felipe. Detalhe que o crime é de teor sexual e a vitima foi encontrada completamente nua. Até que em um determinado momento, Alice teve uma assombrosa visão. Só que de fato, em seu estado ela já não sabia mais se era alucinação ou realidade. Houve outro assassinato e dessa vez era de uma garota chamada Vívian Montegart, que estava em uma festa à fantasia, regada a drogas e afins – e adivinhem – fantasiada de uma freira nua.

A partir daí, acompanhamos o desenrolar dos fatos de maneira ágil e ao mesmo tempo perturbadora. Alice é interrogada pela polícia e diz que o responsável por este segundo assassinato estava vestindo uma fantasia de diabo. Ela narra o que viu, constatando ter clarividência, mas é obvio que de imediato ninguém acredita na garota. Mesmo já tendo um suspeito identificado como o Beato Judas (e que parecia estar muito perceptível para ser verdade), Alice resolveu por conta própria desvendar estes crimes, antes que pudessem ocorrer novamente.

Alice se mete em muitas confusões e se vê diante de muitas especulações, o que torna a narrativa mais concentrada e enérgica. O autor não se prende a extensas descrições, já que o foco principal é a abordagem dos fatos e o seu desdobramento. Sua amiga Geórgia também merece destaque por sua irreverência. A história se concentra num ritmo desafiador e é valorizada justamente por sua criatividade. O desfecho é surpreendente – realmente não dá para desconfiar – e deixa abertura para um novo volume.



“Mas, por favor, não mencione essa besteira de clarividência, não, ta?! E... Olhe: minha opinião é que você está imaginando tudo isso! Já disse e repito: tudo o que você acha que viu naquela noite pode ter sido criado pela sua imaginação.” Pg.81



Classificação SEL: 4/5


4 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem legal, deixei na minha lista de leitura, mas tenho um monte de livros para ler. Gosto muito de historias policiais ^^

    ResponderExcluir
  2. pela sinopse já gostei, vou colocar na lista

    ResponderExcluir
  3. Estou amando suas resenhas dos livros nacionais!!! Você sempre apresenta pontos interessantes. Pelo que entendi a narrativa é envolvente e com bastante ação e o final não é previsível, isso é ótimo. Valeu pela dica!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses livro policiais bem escritos!! Adorei o enredo do livro, espero poder ler logo!!



    xx

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo