4 de dezembro de 2013

Resenha: De volta aos quinze - @brunavieira @gutenberg_ed

Informações do livro:
Título: De volta aos quinze
Trilogia Meu Primeiro Blog
Ficção Brasileira
Autor: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 224


Sinopse: Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.




Resenha: De volta aos quinze” possui um ritmo de narrativa envolvente e perceptivo, fazendo com que o leitor possa se identificar nas cenas apresentadas ao decorrer da trama. Mesmo porque a interação é um dos pontos positivos neste enredo.

Anita, aos trinta anos, se via indecisa e insegura sobre o rumo que sua vida tomou. No dia em que foi ao casamento de sua irmã percebeu enfim que precisava tomar uma atitude, porque ela queria apenas ter uma segunda chance para desfazer algumas ações de sua vida e principalmente para poder mostrar para as pessoas quem ela era de verdade.

Ela se sentia estranha em seu próprio corpo e na verdade nem a reconhecia mais devido as escolhas erradas que veio fazendo ao longo dos anos. É como se esperasse durante tanto tempo alguma oportunidade e agora só pensava em si mesmo como uma fracassada.

Num momento confuso e delicado, a moça decide ligar seu notebook e por meio de mensagem de uma amiga, recebe o link de um endereço de blog que ela havia criado na época de sua adolescência: http://www.meuprimeiroblog.com. Nesse momento as emoções daquele período ressurgiram intensamente e Anita percebeu que alguma coisa estava acontecendo. Tudo começou a girar rápido e ela não sabia mais onde se encontrava. Só queria que aquilo parasse e quando olhou ao redor vislumbrou um quarto cor-de-rosa estranhamente familiar.



“No momento certo, você descobrirá a senha”. Pg.37



Foi quando ela notou seu reflexo no espelho... e percebeu que era ela com 15 anos. Será que estaria enlouquecendo?! Nos próximos acontecimentos, ela tenta achar alguma explicação para aquele episódio, porém só consegue ficar mais confusa. Uma das partes mais emocionantes foi quando ela reencontra o pai que na época ainda estava vivo. Diante disso, ela até pensou que estivesse morta, mas resolveu matar a saudade desesperadora e a ansiedade de estar em seus braços novamente.

É muito empolgante perceber o jeito como Anita tenta se adaptar novamente a este estilo ao qual ela nem lembrava mais. Além de conviver novamente com o pai, ainda há o mistério a respeito de seu blog, ir novamente à escola, rever os amigos, ver os mínimos detalhes e claro, fazer mil comparações. As trilhas sonoras citadas em algumas partes são muito especiais, focadas e de ótima personalidade, bem como o acréscimo de ilustrações fofas. Diante dessas viagens do tempo, a protagonista precisa encontrar um jeito de se encontrar novamente e viver bem consigo mesmo, através de muita superação e alguns conflitos básicos. E mais um detalhe: não tem como colocar algumas das frases marcantes deste livro, mesmo porque são várias (Pode o livro todo?!).




“Aos 30 anos, percebi que eu era exatamente a mesma pessoa de antes. Aos 30, percebi também que as pessoas ao meu redor não esperavam que eu fosse assim.” Pg.13





Classificação SEL: 4/5 


4 comentários:

  1. Oi, Fê!
    Achei linda sua resenha, mas acho que já ouvi tanto sobre esse livro, opiniões boas e outras nem tanto, que não sei se gostaria de ler.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu tenho curiosidade de ler este livro. Eu acredito que vai ser uma boa leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li o outro livro da Bruna, e fiquei boba como ela escreve bem. Este deve ter a mesma linha e tenho certeza que ainda é melhor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. To amando esse blog!!! As resenhas estao otimas parabens!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo