17 de janeiro de 2014

Como organizar sua rotina com as leituras

Muita gente me pergunta como consigo ler tantos livros. A primeira resposta que me vem à cabeça é que é preciso, antes de tudo, gostar muito de ler. Não tem quer ser algo forçado porque se for assim não flui e o objetivo do livro não é atingido. Sempre convivi muito ligada à literatura e desde pequena mantenho um ritmo constante de leituras. Quando entrei na faculdade esse “vício” se intensificou e felizmente continua ativo até hoje. 

Mas o fato é: diante da correria do dia-a-dia, do trabalho, estudos e afins, como conseguir conciliar a leitura?

Ilustração: Therese Cilia

























1° - Tente seguir uma meta. Nunca de livros, mas de tempo. Você já percebeu o quanto nosso tempo é corrido e disputado. Mas o principal, muita gente ainda não consegue entender: cada um faz o seu tempo de acordo com as necessidades e gostos principais. Sei que trabalho é sempre o mais importante porque é o nosso “ganha-pão” diário e depois vem às "obrigações" em casa. Mas e depois? Viva a liberdade de escolha. Dedica um tempo mínimo para leitura.


2° - Não exceder as metas. Continuando a falar sobre metas, eu não costumo fazer, mas sei que muita gente se baseia assim e alguns extrapolam. Talvez seja algo que possa te deixar ansiosa para ler tudo que programou e na maioria dos casos vai te deixar frustrada por não ter chegado nem na metade do que gostaria. Deixe o acaso lhe acompanhar, não faça promessas que não vá cumprir e não se pressione demais. As melhores leituras são encontradas no meio do nada, despercebidas.

Conversar sobre livros faz com que você tenha vontade de ler. Sempre acreditei nesta hipótese e por mais que não tenha muitos amigos que compartilham as mesmas vontades que eu, conheço bastante gente pela internet e me envolvo com os pensamentos de cada um. Participo de grupos no facebook e obtenho bastante êxito nessa parte.

Leia com calma, mas quando puder. Eu penso que sempre há um "espaço" para começar ou terminar aquele livro. Pode ser em um ônibus lotado, na fila do supermercado ou na espera pelo dentista. Tudo vale!


Ilustração: Danielle Gundy-Monji

Tenha livros em sua cabeceira. Por mais que você tenha tido um dia ruim ou muito cansativo, ao deitar na cama e ver aquele livro lhe esperando para ser lido, pode ter certeza que fará com que desperte a sua curiosidade ou a sua força de vontade e determinação. Faça uma escolha adequada! Cada livro merece um momento certo.


13 comentários:

  1. Achei o post muito interessante, porque realmente o tempo é muito disputado e como eu amo ler, acabo ficando um pouco frustrada pelo fato de não ter tempo, mas sempre que posso estou lendo, mesmo que seja no metrô no caminho para a faculdade rsrs
    Conversar com pessoas sobre livros dá mais vontade mesmo, sempre que saio com umas amigas que são bookaholics volto quase que com uma nova lista de indicações de livros rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha gostei bastante do seu post e sinceramente tenho que dizer que eu comecei AGENDAR todas as minhas leituras, porque sinceramente como eu tenho uma grande quantidade de livros, eu queria é ler para poder soltar mais resenhas em meu blog. Lógico que não pode ser obrigatório ou forçado, porque se não a gente se cansa, mas acho que assim tem me ajudado bastante, porque a gente se colocando uma DISCIPLINA é sempre bom.

    Eu faço assim...por exemplo...os livros tem 24 capitulos...eu agendo por dia 4 capitulos pra ler durante cada dia. Se eu não consigo ler ou estou desanimada eu passo para o outro dia...e assim por diante. Porque tem dia que realmente não tem como. ESTOU DESANIMADA ou cansada de alguma coisa.

    Mas estou adorando fazer dessa maneira, porque leio dois livros. Um de tarde e outro a noite. Tipo, lógicamente para quem faz esse esquema de dois livros é bom separar os horarios para n confundir as histórias e principalmente fazer anotações de ambos para não se perder. Eu faço isso e não tenho problema algum.
    Agora pra vc ter uma ideia eu estou com 3 resenhas pendentes.
    Já estão prontas, mas tenho que postar no blog (risos)

    Mas é muito bom isso, principalmente quando conseguimos ler o que queremos.
    Mas adorei sua postagem. PARABENS

    bjos querida e depois passa no meu canto pra ver uma resenha de uma autora nacional...muito bacana !!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente o tempo é um problema para nós leitores, principalmente quando começamos a trabalhar. Lembro quando estava no ensino médio, e apenas estudava. Passava a tarde toda lendo. Já hoje, infelizmente tenho que trabalhar, e começarei a faculdade, e o tempo fica menor. Mas sempre tenho um livro em mãos, porque como você mesmo disse, na fila do mercado, em um ônibus, na espera do dentista, ou em qual local onde você passe por um tempo ocioso, é bom ter aquele livro guardado na bolsa, assim, ao invés de ficar olhando para a cara das pessoas, você adianta sua leitura haha
    Muito boa a matéria, e ótimo blog.
    Um abraço!
    Dih.
    http://city-of-book.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não posso estipular metas. Assim no dia-a-dia sim. Fico pensando " Hoje vou ler umas 100 páginas ou vou chegar na página 300" ou se não em 30 min quero ler 20 páginas. Metas assim. Agora selecionar determinados livros e falar " Vou ler?" não acontece para o meu lado. Parece que a minha mente começa a dizer " Vamos mudar a ordem ou você vai comprar um livro e vai lê-lo o mais rápido possível". Então, as minhas metas são sempre essas. E separar no máximo umas 2 horas à 4 horas para poder ler.

    http:/Enfim Dezessete

    ResponderExcluir
  5. adorei as suas dicas!
    no meu convívio, pouca gente costuma ler, então estou sempre comentando sobre livros, e isso dá vontade de ler... realmente hahaha
    uma coisa que me faz ler bastante, além de claro, ler livros que me agradam é levar um livro sempre comigo, assim, qualquer tempinho que eu tiver eu consigo ler
    e assim, se eu começo a ler um livro e não gosto, ou a leitura começa a se arrastar, eu largo ele. largo, começo a ler outro livro, e tento voltar nesse depois. não fico me prendendo muito não

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Amei o post.
    Realmente a correria nos deixam quase sem tempo, mas como você mesma falou podemos organizar isso. E é assim que eu pretendo fazer esse ano, me organizar. Tenho vários livros e quero poder ler vários esse ano. O que mais tenho é livro na cabeceira da cama ><

    Ahhh o quanto é gostoso falar com alguém que ler, parece que você está no paraíso.

    Abraços.
    Natalia,
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Suas dicas foram bacanas, eu tenho lido um bocado, embora poderia ler mais se não tivesse umas coisas pra ver antes.
    Mas foi legal seu post para quem ta começando a ler agora ou adquirindo o hábito.
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu leio bastante também.
    Suas dicas são mais do que úteis.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  9. Realmente, comentar, conversar sobre os livros que está lendo, leu ou que pretende ler, aguça a vontade pela leitura, mostra novos caminhos, ainda mais observando outro ponto de vista. É ótimo!

    ResponderExcluir
  10. Curti as dicas! Quero ler 100 livros no ano, e sua dica de não extrapolar as metas foi bem minha cara, haha! Mas eu gosto de tentar me superar.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê
    Concordo com vc!
    Também amo ler e leio todos os dias.
    Os grupos literários, o Skoob e meu caderno para anotar os livros lidos são ferramentas ótimas para motivar as leituras
    Você me inspirou, vou fazer um post no blog com minhas sugestões também.
    Bjks mil
    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  12. Dicas maravilhosas!! Tenho muitos livros para ler, mas por causa desse negócio de metas e resenhas que preciso fazer acabei ficando um pouco desanimada... vou tentar criar metas mais realistas e ter sempre os livros na cabeceira pra poder ler. Um beijo!
    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo