31 de janeiro de 2014

Resenha: Príncipe da Noite - @germanopereira_ @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Príncipe da Noite
Sete mulheres e meia
Ficção Brasileira
Autor: Germano Pereira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368


Sinopse: Toda manhã, o psicanalista Gabriel se surpreende ao acordar: sempre encontra uma mulher diferente dormindo ao seu lado. Ele nunca se lembra do seu nome, nem da maneira como a conheceu. A única coisa que resta de suas aventuras noturnas é um lapso de memória. Mas esta noite tudo se repetirá: quando cruzar com uma bela mulher, na noite seguinte, perderá o controle de quem é, porque o seu outro “eu” é capaz de tudo para satisfazer seus desejos mais primitivos. Mantendo esse segredo somente para si, Gabriel leva uma vida aparentemente normal na grande Londres, ouvindo diariamente os problemas de seus pacientes, enquanto tenta fugir das loucuras de sua ex-namorada. Mas nada é verdadeiramente normal para um homem que pode ser controlado pelo Príncipe da Noite...



Resenha: O “Príncipe da noite”, de Germano Pereira, apresenta uma trama complexa e distinta por seguir caminhos tão conflituosos e que apenas pela premissa, já gera certo receio pelos acontecimentos que serão expostos. É um livro que abrange uma atmosfera ampla, com diversas dúvidas espalhadas pelo caminho e que, felizmente, o autor conseguiu responder a todas com maestria e precisão.

Gabriel é psicanalista em Londres, e parece levar uma vida bem normal, diante de uma rotina tranquila e focada, apesar de ser bem acanhado. Sua rotina é perceptível, de modo avaliador e decidido com seus ideais. Mas se for analisar mesmo, seus pacientes podem interferir na situação de assombros e personalidades confusas. Será? O fato é que seu subconsciente se mostra sagaz para sentir novas sensações e deslumbramentos. Este é o príncipe da noite: um individuo em êxtase, reparador, indiscreto, solitário, destemido, incompreendido (?) e atento a todos as cenas ao seu redor. Vive para suas vontades e Gabriel, quando está livre desta influência, é a pessoa insegura, introspectiva e reflexiva.

O príncipe da noite não diz quando vai se fazer presente e é o responsável pela falta de memória do personagem. Parece que nem o próprio doutor consegue dar uma explicação plausível para este caso. E já na pele deste ser misterioso e curioso, nota-se que ele vai em busca de experiências com mulheres e é espantoso o fascínio que o mesmo desperta sobre elas. É uma atmosfera mágica e ainda mais intrigante e desafiadora.

Não interessa se habita a imaginação ou não, sendo que Gabriel sente esta presença inevitável, como se já fizesse mesmo parte de si. Quando esta “possuído” é como se fosse um expectador de sua própria vida, como se delirasse ou estivesse procurando no meio de um nada. E por fim, nota-se que em alguns momentos Gabriel se sente confuso, sem realmente saber se é ele ou o príncipe da noite. Por fim, acaba se metendo em algumas encrencas, sem nem ao menos entender os motivos.

Paranoia e emoções contraditórias giram em torno desta trama bem elaborada e fluida. Se todos os pensamentos são perturbadores para o próprio protagonista, imagine para quem está lendo. É um misto de inteligência e ao mesmo tempo insignificância. As passagens se contradizem e nem tudo parece o que é. Eis o destaque principal do enredo: garantir estes sentimentos de euforia e desordem para com o leitor. Impressionante!




“O ponto de vista não pede para entrar: simplesmente aparece, bate na porta do coração de nosso ser e nos faz Outro, milhares de outros que enxergam, que veem, sentem esse novo Eu. Podemos querer bloquear, estancar, nos proteger, mas é a condição natural adentrar o Outro.”Pg.07




Classificação SEL: 4/5 


Um comentário:

  1. Muito feliz com o que vc escreveu sobre o Príncipe, Fernanda!
    ter tocado vc dessa maneira, só me incentiva mais.
    estou aqui terminando a sequencia do livro.
    obrigado
    bjos
    Germano Pereia

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo