14 de janeiro de 2014

Vamos investir mais na leitura

Sempre tem aquele leitor que as vezes se sente um tanto perdido no meio dos livros. Não, não me entendam mal! Eu não quero dizer, especificamente, que se perdem nos livros, já que esta é mesmo a intenção de uma obra: se envolver infinitas vezes dentro de uma história. Vai dizer que não é bom? 

O que eu realmente quero colocar em pauta é: o que você, uma pessoa "bookaholic" sente quando percebe que é a minoria no meio de seus amigos? Saber que nem todo mundo nutre o gosto pela leitura não é algo relativamente positivo, mas não dá para desanimar só por causa desse detalhe, né?





Por exemplo: na cidade onde moro, a literatura não tem uma grande propagação, mesmo porque não tem nem livraria; conta apenas com um sebo pequeno e sem variedades. Não há eventos literários e nem tenho amigos na região que gostam de ler. Sei que há poucas pessoas que até curtem, mas infelizmente não tenho contato com eles. Isso é ruim? Claro que sim! 

Mas o que quero dizer é que mesmo assim nunca me importei com esse fato e nem com a opinião dos outros. Tenho mais de 500 livros na minha casa e nunca me importei com opiniões alheias quanto meu gosto, que segue desde que me conheço por gente. É algo que faz parte de mim e não vou mudar por causa de ninguém.


Uma das minhas estantes.


Tantas vezes já ouvi falarem: "ah, mas o que você vai fazer com tantos livros" e "você não cansa de ler?" ou "Você poderia estar gastando seu tempo/dinheiro com outra coisa" e frases do gênero. Entendem? Não deixem de fazer as coisas por causa dos que os outros vão pensar.

Por isso e tantos outros motivos, tenho o meu próprio espaço (o blog, gente ;D) onde posso me expressar livremente sobre as minhas leituras, opiniões e afins. E claro: também fiz amizades maravilhosas e em comum com o meu "vício". Foi uma das melhores ações que fiz e espero me dedicar cada vez mais!






Ler remete à cultura, nos guia para outras vidas, outras emoções indescritíveis e não há sensação melhor e também mais desconcertante. 

Vamos investir mais na leitura!

Por: Fernanda Camilo



16 comentários:

  1. eu sempre afirmo que ler te leva para um mundo que vc pode conhcer
    mas me sinto como vc de todos meus amigos e famílias só 2 gostam de ler
    melhor assim sobra mais livros kkkkkkkkkkk
    bezosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, é verdade mesmo haha. Obrigada pelo comentário. Beijos, Fê.

      Excluir
  2. Na escola onde fiz o ensino fundamental e o médio e na escola onde fiz o curso técnico, eu era a única pessoas que lia. Enquanto, durante o intervalo, os outros alunos ficavam fazendo coisas inexplicáveis, eu sentava na quadra poliesportiva e ficava lendo. A bibliotecária me chamava pelo nome e sempre me indicava livros novos e maravilhosos (li muitas obras graças a ela). Claro que eu fui chamada de nerd durante toda minha vida e sou chamada assim até hoje, mas eu não ligo. Eu espero ler muito mais. Queria ser imortal, só para poder ler todos os livros que tenho vontade.
    P.S.: Sua estante é linda, mas como eu tenho TOC, eu arrumaria ela da seguinte maneira: Primeiro, colocaria em ordem as séries e depois organizaria de acordo com a cor das lombadas... Dá um efeito lindo.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary é bem isso mesmo. Eu também sempre fui assim na escola, até na faculdade rsrs. Eu também nunca liguei se me chamam de nerd haha. Olha, já tentei organizar da maneira que você falou, mas não durou muito não então deixei assim mesmo. Beijos, Fê.

      Excluir
  3. aqui na minha cidade também é assim: pouca gente se interessa pela leitura.
    minha tia tem uma papelaria, e agregado a ela, uma livraria. ela sabe que desde nova tenho o sonho de montar uma livraria, e ela mesmo já me disse que aqui na minha cidade, se eu fosse depender disso, eu iria morrer de fome. há pouca saída de livros na pequena livraria dela... e olha que ela sempre tem boas opções de livros. ela tá sempre me pedindo os que mais são comentados e recebem bons elogios.
    desde cedo eu andava com livros embaixo do braço, e enquanto meus amigos se divertiam no recreio da escola, eu ficava lendo na biblioteca, ou em algum canto.
    sempre fui muito criticada por isso, mas não tenho vergonha não, e nunca liguei muito.
    consegui que duas amigas minhas criassem gosto pela leitura, pois sempre falava de determinado livro que lia, e as vezes até emprestava alguns. hoje tenho orgulho disso, pois elas são viciadas, mais ou menos igual a mim hahaha
    espero um dia ter uma biblioteca no meu quarto, tipo a sua, com uns 500 livros *-*
    adorei o post! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme, sempre fui assim também e que bom que você conseguiu atingir duas amigas com o gosto pela leitura. Não há iniciativa melhor! Obrigada pelo comentário. Beijos, Fê.

      Excluir
  4. Vale investir em Leitura. Abre a cabeça da gente. Permite usar a imaginação, o que um filme não permite. Você está certa, livros também são minha paixão e por isso me tornei escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena investir na leitura mesmo Vitor. E que legal que você se tornou escritor. Parabéns. Beijos, Fê.

      Excluir
  5. Oi Fê, quanto tempo hein?! hehehe.
    Então, o gosto pela leitura está realmente em falta, ainda mais nos jovens né? Felizmente, muitas pessoas do meu círculo de amigos apreciam a leitura, não tanto quanto eu, mas gostam de ler algo uma vez ou outra e entendem meu vício por parte.
    Mas, já o meu namorado, não gosta e nunca gostou de ler kkk uma vez tentei empurrar um livro legal pra ele e não deu certo.
    Mas não vou me sentir estranha e nem desistir de um hobby tão legal assim por causa de ninguém! É parte de nós, nos define, não é mesmo?
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, tudo bem? Então, o legal é que por causa desse nosso gosto pela literatura podemos incentivar outras pessoas a curtir os livros. Mas... meu namorado é igual ao seu. Já perdi as esperanças haha. beijos, Fê.

      Excluir
  6. Fê querida adorei o post, suas palavras dizem tudo, concordo com vc e apoio!!!
    Menina quantos livros!!! Vc deveria montar uma biblioteca na sua casa, tipo um cantinho só para seus livros ... Um lugar aconchegante para leitura ... Um dia quero fazer isso na minha futura casa \o/ enfim adorei te conhecer e adoro conversar sobre minhas leituras com vc. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, ainda vou montar sim esse é o meu grande sonho. Adoro conversar com você também. Beijos, Fê

      Excluir
  7. Oi, Fê!
    Comentário da escritora primeiro: é incrivelmente fácil localizar Cisne em qualquer estante, kkk! Gostei de vê-lo aí.
    Comentário de leitora: também li a vida inteira, e também, a vida inteira, ouvi o mesmo que você: não perca tempo com isso, use seu dinheiro em outras coisas, você não enjoa? Acho que essa é uma constante na vida de nós, leitores. Mas acredito que, aos poucos, esta realidade está mudando. Devagarinho, mas está. Vejo mais gente nas livrarias, olhando, comentando e comprando livros. Vejo muita gente na rua com seus e-readers. A Bienal do Rio de Janeiro fervia de gente, quase não se podia andar.
    Acredito que, em boa parte, isso se deva ao trabalho dos blogs literários, onde pessoas como você expõem seu gosto pela leitura. Os leitores se agregam, curiosos por novidades. E muita gente se entusiasma, ao ver o entusiasmo dos outros! Surgem novos leitores todos os dias, e os velhos, bom, estes não abandonam o vício nunca! Estamos aumentando, amiga! \o/ \o/ \o/
    Beijos, muito sucesso, muitas leituras em 2014!
    Eleonor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cisne é o lindo destaque né Eleonor *-* Obrigada pelo comentário! Muitas leituras para todos nós! Beijos, Fê

      Excluir
  8. Adoreiiii o texto :) É isso aí, querida Fernanda, não podemos nos deixar levar pela correnteza do mundo, que tenta nos arrastar ao "padrão". Se fosse assim, ninguém lia, ninguém escrevia, ninguém se dedicava à arte, ninguém fazia nada "fora do padrão". Cada um tem que se dedicar ao que mais gosta e, se é um "vício do bem", que mal tem? :)

    Beijossss!

    ResponderExcluir
  9. Engraçado, porque todos precisam ser como a maioria? Não entendo isso. Um dia me perguntaram o mesmo que perguntaram a você. Respondi: Você se cansa de comer? E porque não para de fazer algo que faz nos finais de semana e compra um livro e lê? Me respondeu: Não, e porque não gosto. Respondi: Então respondeu sua pergunta dirigida a mim. Entendeu agora?
    Cada uma não é verdade?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo