27 de fevereiro de 2014

Resenha: Amigas para sempre - Kristin Hannah @editoraarqueiro

Informações do livro:
Título: Amigas para sempre
Firefly Lane - Livro 01
Título original: Firefly Lane (Firefly Lane #1)
Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 448


Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.



Resenha: Amigas para sempre” é tão marcante e intenso que é impossível não se identificar com os personagens, seus dramas e anseios diversos. O enredo mistura sentimentos de aflição juntamente com os laços invisíveis de uma amizade verdadeira. Explora ainda momentos corajosos e cheios de dramas e dificuldades. E há muito mais a se falar do que apenas citar lembranças boas ou ruins, sendo que há toda uma história expostas por décadas e o leitor se vê sendo transportado no tempo.

Kathleen Mularkey e Tallulah Hart possuem personalidades muito diferentes e ainda assim conseguiram iniciar uma forte amizade. Suas vidas se entrelaçam e mesmo que se distanciem algumas vezes ao longo dos anos, as aventuras que seguem e as memórias que eles criam com o outro são preciosas.

Tully é a mais popular, ousada, determinada, ambiciosa e extrovertida. Só que no seu caso tudo não passa de aparências, já que internamente ela se sente solitária e machucada por ter passado por tantas mágoas. Kate se mostra mais tímida, paciente, esperançosa e inteligente, mas nem um pouco sociável e ainda tem problemas com auto-estima. Fora essas diferenças, Kate sempre fora rodeada por uma família amorosa e com muita atenção, enquanto Tully viveu com a solidão e o medo por causa de uma mãe ausente.

Tully morava com a avó, mas logo que a mãe – viciada em drogas – foi buscá-la para viver com ela sua vida parece ficar sem rumo. “Nuvem”, como a mãe se denominava, não cuidava da filha e era muito indiferente com ela. Nessa época, finalmente conheceu Kate. Assim as meninas cresceram juntas e viveram momentos de descontrações e muitas descobertas e segredos compartilhados.

Durante a narrativa o leitor é apresentado ao amadurecimento dessas duas personagens, sob suas perspectivas, desde as horas mais amenas até as dificuldades e decepções. A autora conseguiu criar peculiaridades realistas e muito comoventes, fazendo com que haja mais interação e comodidade. Difícil não se emocionar!

No texto é possível extrair vários momentos de reflexão, a cerca de confiança e principalmente sobre o rumo que a vida segue sob planejamentos, perdas, traições, lutas e sonhos. Nos faz pensar também sobre os altos e baixos de uma amizade. O fato é que, inevitavelmente, o destino é uma inconstância e não tem como prever os próximos acontecimentos e as mudanças.

Este livro é delicado, questionador, verdadeiro e também doloroso. Foi uma leitura rápida e que houve muitos momentos de risos tanto quanto lágrimas. È aquele tipo de livro que você se pega pensando na trama, mesmo depois de ter finalizado há um bom tempo. Marcante e envolvente! 

O próximo livro desta série se chama "Por toda a eternidade" e foi publicado pela Editora Novo Conceito. Não sei se interfere ler fora de ordem, mas preferi ler este primeiro já que o segundo volume é um novo ambiente na vida de Tully, pelo que pude perceber lendo a sinopse.




"- Nós vamos ser melhores amigas para sempre - disse Kate com sinceridade. - Combinado?
- Você quer dizer que sempre estará do meu lado?
- Sempre - respondeu Kate. - Não importa o que aconteça.” Pg.63




Classificação SEL: 5/5 


3 comentários:

  1. Oi :)

    Eu estou doido nesse livro e espero conseguir lê-lo o mais breve possível. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu simplesmente adorei a sua resenha, porque pra vc ter uma ideia, eu nem pedi o livro em cortesia, eu COMPREI porque tinha pego o da NOVO CONCEITO - POR TODA ETERNIDADE.

    Estou bastante interessada em ler esse livro e espero gostar bastante como você, pois pelas suas palavras acabei ficando com mais vontade ainda (risos)
    Vou arrumar um espaço para ler ele, porque eu estava esperando muito esse livro chegar em minhas mãos e até agora eu não li acredita? Mas acho que tudo tem a hora certa e o momento certo de ser lido. Espero que ele seja lido por mim em uma boa hora, porque eu tenho gostado ultimamente das leituras que eu ando tendo.
    Enfim...
    Olha, eu gostei bastante da sua explicação sobre o livro e principalmente da sua opinião que me chamou bastante atenção. Por isso, quero te dar os parabens, porque não é nada fácil se expressar como vc fez. =]

    Olha, Depois passa no meu cantinho que tem resenha nova do Tio Nicholas.
    Dá uma comentada : http://lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Beijinhos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Eu só soube que este livro viria antes de Por Toda Eternidade quando já estava na metade da leitura dele. Felizmente não atrapalhou o entendimento do livro, mas só me deixou curiosa para conhecer de perto o motivo da briga entre as amigas. A autora escreve muito bem e sabe como nos prender e emocionar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo