13 de março de 2014

Resenha: Movimento Tropicaliano - @BalduelAlmeida @talentoslitbr

Informações do livro:
Título: Movimento Tropicaliano
E se, um dia o povo se rebelasse?
Ficção Brasileira
Autor: Balduel de Almeida
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 144



Sinopse: O país Tropicália está comemorando os cinquenta anos do “Dia do Basta”, importante revolução, ocorrida no inverno de 2013, que desencadeou uma grande mudança para a população. E, para celebrar, uma das mais importantes figuras históricas foi convidada para uma entrevista no programa de TV do famoso apresentador Zé Eugênio. O Senhor Schimidt é ex-ministro da Justiça e participou ativamente daquela conturbada fase no país. Nesta bem elaborada entrevista, ele relata como o tão sonhado país se transformou após o Movimento Tropicaliano. Uma história fictícia, com nomes e personagens inexistentes, mas repleta de ideais que se confundem, e muito, com os do povo brasileiro.



Resenha: Movimento Tropicaliano” gira em torno de um ambiente conflituoso e cheio de dilemas envolvendo o povo e problemas como a simples questão de liberdade. Claro que juntamente a isto, esta ligado fatores relacionados a crise de governo e pessoas inconformadas com a atual situação.

Tropicália se localiza num clima agradável e também é extensa, com diversas terras, relevos, praias, florestas e afins. Como outros lugares, apresenta problemas, como secas e chuvas em abundancia. E o principal: a corrupção atingiu o local com força, incentivando cada vez mais a revolta, o medo e a confusão por parte da população em geral.

Todos viveram assim durante muito tempo, até que resolveram agir para expulsar este mal da nação, para que assim pudessem viver em harmonia e valorizar as riquezas naturais. Foi um momento certeiro e sentenciou o que de fato é importante. A revolução peou muita gente de surpresa e conseguiu atingir os objetivos principais.

O enredo analisa uma entrevista em um programa de TV do famoso apresentador Zé Eugênio, realizada com o Sr. Bezerra Natal Schimidt, ex-ministro da justiça do Governo Tropicaliano do ex-presidente Paullo Sena. A ocasião revela fatos realistas e concretos acerca o “Dia do Basta” e é uma comemoração aos 50 anos passados desde o movimento.

Este senhor já se encontra com 73 anos de idade, mas foi responsável por muitas realizações, assim como escreveu livros políticos e é ainda considerado um herói para a nação. Os capítulos são bem pequenos e o autor conseguiu analisar o sofrimento, enganos, preconceitos e os vários contextos importantes de nossa própria sociedade, mesmo ressaltando que tudo não passe de ficção.

Também há citações sobre cotas para negros, a formação de partidos e surgimento de lideranças, bem como discursos memoráveis. O reconhecimento nas palavras gera um retorno positivo para com os leitores, incrementando as idealizações e verificando as semelhanças e abusos de poder.

Os títulos dos capítulos são sugestivos e garantem reflexões longas e severas. São palavras inteligentes sobre a ética, o respeito e principalmente sobre as transformações no país. A base principal é que apesar de todas as descrições, apenas o leitor conseguirá tirar a conclusão necessário sobre este assunto tão complicado e devastador.

Confesso que o tema não é muito de meu interesse, mas o que mais chama a atenção é o modo como Balduel de Almeida expõe a narrativa: sendo concisa e única. Outro ponto positivo e que merece destaque é como algum fator citado que poderia ser irrelevante tomou proporções maiores, para que assim gerasse discussões críticas.




“Schimidt é um homem cansado, mas orgulhoso por ter vivido entre os heróis. Alguns conhecidos, outros não. Alguns verdadeiramente têm dedicado sua vida a causa, até hoje; outros deram sua vida pela causa e repousam no mausoléu dos ‘Grande da nação’. Eu vivi bons anos da minha vida.” Pg.15



Classificação SEL: 4/5


5 comentários:

  1. Eu achei esse livro bem interessante e por ser pequeno a leitura deve ser bem rapidinha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro!!! Uma leitura muito rápida e interessante!! Lendo essa resenha, que por sinal está muito boa, sinto vontade de lê-lo de novo. Abs.

    ResponderExcluir
  3. O livro parece bastante interessante, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro ótimo de se ler, bastante interessante!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não gostei da capa, se eu me basasse por isso,ndeixaria o livro de lado..mas,gostei da sua resenha,ficou clara,perfeita, nos mostra o que esperar do livro e me fez querer dar uma chance pra ele (com os pés no chão).
    bjs.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo