25 de abril de 2014

Resenha: Adultério - @paulocoelho @sextante

Informações do livro:
Título: Adultério
Ficção Brasileira
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 240


Sinopse: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos. – Mas isso não é o mais importante? Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.




Resenha: Adultério” consegue atingir reflexões abrangentes sobre assuntos relevantes acerca de proximidades, relacionamentos, confiança e felicidade. Paulo Coelho consegue atingir pontos intensos em cada momento decisivo ou nas mais simples ações. As decisões da personagem interferem em cada ato, dúvidas e anseios, o que pode gerar arrependimentos, medos ou apenas calmaria. Acima de tudo, as mensagens são redirecionadas para os valores que a vida tem a oferecer.

A personagem Linda, de 31 anos é jornalista e mora na Suíça. Se vê reprimida e diante de um dilema quando percebe que algo está faltando em sua vivência – que vista de fora pode ser considerada perfeita e invejável. Sua família é unida, juntamente com um marido que a ama e ao qual estão juntos há dez anos. Tem dois filhos saudáveis e tudo parecer correr normalmente. Exceto, os pensamentos que a rodeiam e aquela sensação de rotina, de desejar algo desconhecido.

As descrições levam o leitor a querer questionar os motivos de Linda se sentir assim, e quais são as soluções necessárias para resolver seu problema. O caso é bem sério e há muito a se perder quando tem que fazer uma escolha que vai mudar tudo. Quando a pessoa realmente se sente balançada e confusa, muita coisa pode interferir, desde a falta de comunicação com o marido (mesmo que este o ame e faça tudo que ela pede) até o reencontro com um ex-namorado.

Ela está declinando a depressão e é perceptível o quanto tenta fazer algo para se vê melhor. Ao rever Jacob, esse ex-namorado, que também é casado, vê uma chance de se aventurar numa paixão proibida e cheia de segredos. Talvez essa – o adultério – seja a solução necessária para resolver todos os seus problemas.

Várias perguntas surgem pelo caminho: será que é certo? Quem poderá detê-la? Qual é o verdadeiro propósito dessas opções? Tanto Linda como Jacob necessitam de emoções que lhe foram negadas de alguma maneira. Por isso, entende-se o porquê de tanto fingimento e reações negativas.

Acredito que esse é o tipo de leitura que precisamos ler com certa impessoalidade, alheia a opiniões, para entender completamente o enredo. Se for levar em consideração o meu julgamento, posso afirmar que quando há conflitos entre casais é preciso haver muita conversa e para então, caso não dê mais certo, ter a separação.

Neste caso, faltou muita coisa e apesar de o marido de Linda ser tão amável e dedicado, ela já não se sentia mais a mesma com relação a estes sentimentos. Estava enfrentando muitas complicações, ainda sozinha e equívoca, e se tivesse ajuda, do próprio marido ou de um profissional em terapia, ela poderia ter mais forças para enfrentar seus temores.




"Ora, o que há de errado com a rotina e o tédio? Para ser sincera, absolutamente nada. Só...
...só o terror secreto de que tudo mude de uma hora par outra, pegando-me completamente desprevenida." Pg.08-09


Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. Olá Fernanda!
    Ontem também publiquei minha versão (http://horadasleituras.blogspot.com.br/2014/04/adulterio.html).
    Sua resenha foi ótima. Parabéns pelo esmero.
    um abraço,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  2. eu estou doida para ler este livro!
    que pena que você não gostou tanto =/
    gosto dos livros do autor, e por isso estou curiosa pra ler este!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo