2 de maio de 2014

Resenha: Mulheres que escolhem demais - Lori Gottlieb @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Mulheres que escolhem demais
Pare de colocar defeito em todo mundo!
Título original: Marry Him: 
The Case for Settling for Mr. Good Enough
Autor: Lori Gottlieb
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288



Sinopse: Todo mundo tem uma amiga que vive procurando defeito em todos os pretendentes. Um é alto demais, o outro é baixinho; um terceiro não é suficientemente bem-sucedido. E tem ainda aquele que é perfeito demais... A expectativa por uma boa companhia é tão grande que a cabeça da mulher se enche de dúvidas: “Ele é a pessoa certa para mim? Ele é O CARA!? Será que existe Príncipe Encantado? Pior ainda: será que fiquei esperando tanto que não reparei quando ele passou por mim?”. Talvez o homem que a sua amiga – ou você, mesmo que não admita – tanto espera não exista. E talvez você nunca tenha pensado nisso. Ninguém é perfeito. Todos têm defeitos — sim, inclusive as mulheres! Mas são justamente as pequenas diferenças que deixam tudo mais interessante.



Resenha: Mulheres que escolhem demais” é um livro despretensioso, sensato, dinâmico e alinhado. É uma obra que associa temas relevantes como relacionamentos e as questões envolvendo os dilemas na vida amorosa, em encontros frustrantes e nas expectativas geradas ao querer encontrar alguém especial.

Não há um plano para poder encontrar a pessoa ideal, mas é possível fazer boas decisões e escolher os caminhos para seguir na vida. Neste livro, a autora aborda pergunta simples, mas que requerem muitos questionamentos. E é tão comum se deparar com uma mulher indecisa ou temerosa sobre um homem. A narração é bem sutil e habilidosa, apresentando conflitos e gerando novas indagações.

Não sabia muito bem o que encontrar nesta história, mas me surpreendi bastante ao encontrar algo pessoal e onde pude me identificar em algumas partes. Não é um tipo de leitura maçante ou forçada, pelo contrário, entendi, ao longo do texto, que são os detalhes que fazem o diferencial e cada esclarecimento para essas descrições.


Antes de tudo, saiba que não é um livro de conselhos amorosos. Lori Gottlieb compartilha suas experiências próprias de modo atencioso e discreto. Assim pode se dizer que sua principal característica é o realismo, já que ela não quis passar nenhuma lição compelida, mas analisar seus próprios fundamentos e mudanças amorosas. Tem muita informação em forma de história, o que leva a crer que a autora se empenhou bastante para escrever o enredo, conversou com muita gente, diante de muitas pesquisas e afins.

Lori escreve com o coração, foi o que pude perceber de imediato. Não há falsidade em suas palavras, e o leitor se vê envolvido sem ao menos notar o tempo passar. Narrado em primeira pessoa, me senti sendo arrastada para dentro de sua vida, observando seus anseios, medos e discussões intimas. 

O melhor é que também há a interação entre autor e leitor, porque ela meio que nos desafia – diante de tópicos, perguntas e comparações, exemplos de casos – a pensar profundamente sobre suas próprias escolhas e percepções.


É muito importante perceber as mensagens especificadas e decifrá-las de acordo com o seu comportamento. Não achei que fosse pensar tanto nas pequenas particularizações exibidas, mas é um assunto intenso – de verdade – que reflete advertências, possibilidades e ligações. O epílogo também traz a situação atual das mulheres citadas ao longo do livro. E a lição mais importante é que, independente do que possa acontecer, tudo depende só da gente!


“No final, descobri que a busca por um cara com quem dividir a vida é a verdadeira história de amor.” Pg.18

Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. achei que seria um livro de auto ajuda... ledo engano kkkkk
    adorei a diagramação e as imagens do livro, principalmente a das mulheres esperando o homem ideal! hahahhaa

    ResponderExcluir
  2. Não consigo gostar muito dessa ideia de o autor conversar com o leitor. Pode não parecer auto ajuda, mas é. No fundo, é. Por isso decidi não ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo