4 de junho de 2014

Resenha: O peculiar - Stefan Backmann @galerarecord

Informações do livro:
Título: O peculiar
Peculiar - Livro 01
Título original: The peculiar
Autor: Stefan Backmann
Editora: Galera Record
Páginas: 272



Sinopse: Parte romance gótico, parte mistério e aventura steampunk. Após a invasão do mundo pelos seres mágicos, as fadas foram aceitas entre os mortais, mas os mestiços não têm lugar. Os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados, ocos, boiando no Tâmisa. Mas eles estão seguros em Bath, não? Talvez... Se não fosse pela misteriosa dama em veludo ameixa que aparece na vizinhança. Quem é ela? E o que quer?


Resenha:O peculiar” é aquele típico livro que eu confesso descaradamente que escolhi por causa da capa. Este foi o primeiro pensamento, mas depois que li a sinopse e sobre o autor fiquei ainda mais fascinada pela história criativa e empolgante. Segundo informações da própria contracapa, Stefan Backmann começou a escrever este enredo aos 16 anos e faz interações mágicas entre o mistério, aventura steampunk e romance gótico.

A trama sombria é composta por capítulos bem complexos, além de expor muitas descrições sobre o ambiente e personagens. Ainda há uma dinâmica envolvendo vários diálogos e pensamentos enigmáticos e estranhos. É muito divertido poder acompanhar a trajetórias desses seres tão distintos e realmente peculiares.

Eu até pensei que poderia me perder um pouco na trama por apresentar muitas informações, mas me enganei e percebi aos poucos o quanto foi uma leitura rápida e consistente. Seres mágicos são revelados em cada parte, mesmo nos lugares mais improváveis – e é justamente isso que torna tudo mais interessante.

Bartholomew e Hettie Kettle são irmãos e vivem nos cortiços das fadas de Bath. Eles são chamados de Peculiares por não pertencerem a nenhum lugar. Por isso precisam se escondem,viver com várias restrições e evitar qualquer tipo de exposição. A mãe deles afirma que a segurança sempre tem que vir em primeiro lugar. Ainda assim é fato de que os dois sonham em vivenciar coisas reais, como brincar, se divertir com amigos, passear e coisas afins. Entretanto, acho que seria interessante se houvesse uma ênfase maior com os personagens, para que o leitor consiga interagir com eles. Infelizmente, não consegui captar conexões ou sentimentos explorados.

Uma misteriosa dama aparece e provoca várias perguntas sobre sua existência, seus relatos e outras informações duvidosas. Outras discussões sobre desaparecimentos são analisadas diante de pessoas influentes. E a partir desse momento as cenas se mostram ainda mais carregadas e até um pouco ameaçadoras. Personagens que deveriam viver ocultos são decisivamente notados, gerando muitos problemas e passagens conflitantes.

Há várias explicações a respeito do ambiente retratado, dos costumes, das regras e do envolvimento com as fadas. Esses seres são retratados com muita seriedade, levantando novos pontos de vista sobre suas principais características. A mistura de gêneros valoriza bastante os acontecimentos misteriosos, mesmo porque explora muitos lados fantasiosos e descritivos, assim como os diversos questionamentos ao longo da obra.



“O menino no quintal estremeceu. Depois se virou de volta para a dama. Ela assentiu, e ele foi em sua direção, pegando a mão estendida. Ela o envolveu com força em seus braços. Então, de repente, uma escuridão irrompeu, uma tempestade de asas negras batendo. As trevas explodiram ao redor deles, subindo até o céu com um guinchar. Uma ondulação passou pelo ar, e eles desapareceram. O Beco do Velho Corvo estava tranquilo outra vez.” Pg.25



Classificação SEL: 3/5 


3 comentários:

  1. Amiga também fiquei super em dúvida de pegar esse livro com a GALERA RECORD, pois fiquei com receio de não gostar. Mas pela sua resenha o livro me pareceu bem interessante e principalmente porque eu nem imaginava do que realmente se tratava. Amei a capa do livro. Foi uma das coisas que mais me chamaram atenção também, mas ainda não tive a oportunidade de ler um gênero steampunk. Mas espero que eu goste. Vamos ver né?
    Um livro que estou lendo e adorando é UM CASO PERDIDO.
    Eu quero ver o que vai acontecer com a nossa personagem linda ...SKY =]

    Bjokas


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    Esse livro me chamou a atenção logo quando vi, mas confesso que lendo a sua resenha sinto que não irei gostar, por isso não irei comprá-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah, tenho a maior curiosidade por esse livro. A capa realmente é bem diferente e isso me atraiu de início. E pela sua resenha da para perceber que é um livro bom e cheio de reviravoltas. Amei.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo