1 de junho de 2014

Resenha: Princesa Adormecida - @paulapimenta @galerarecord

Informações do livro:
Título: Princesa Adormecida
Ficção Brasileira
Autor: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Páginas: 192


Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...



Resenha: Confesso que me surpreendi com a rapidez com que li “Princesa Adormecida” da autora nacional Paula Pimenta. Ela apresenta um ritmo tão envolvente que não dá nem para perceber o tempo passando. O maior destaque da narração é a dinâmica como os fatos são descritos, através de diálogos ágeis e mensagens adaptadas para as cenas.

Áurea Roseanna Bellora conta sua história que realmente parece um conto de fadas no final de contas. Não é uma trama típica onde a protagonista descobre ser uma princesa e precisa se adaptar em uma nova vida. Aqui há muito mais empolgação, sentimentos reais e momentos marcantes. Claro que há certos acontecimentos bem conflituosos, mas é muito bom perceber o desenvolvimento certos dos problemas.

Os pais de Áurea a tiveram bem cedo. Ele vem de uma família com linhagem real na cidade de Liechtenstein, Europa. Tudo correria bem com o casamento e logo teriam uma vida tranquila, se não houvesse alguém para atrapalhar seus planos. Marie Malleville, colega deles, tentou atrapalhar o máximo que pôde para ficar com o pai dela. Vendo que não conseguira separá-los e após um sequestro mal sucedido, ela jurou que não deixaria a filha deles em paz.

No fim das contas, um plano foi elaborado para que não houvessem notícias de Áurea. Ela foi dada como morta e veio morar com seus tios no Brasil. Ela sabia um pouco da história, mas com o tempo achou que nada fazia sentido. A menina vivia enclausurada e havia muita segurança ao seu redor. Até que começou a estudar em um internato para garotas. Nesse lugar fez ótimas amizades e começou a descobrir novos sentimentos.

Aos cinco anos de idade, Áurea precisou mudar seu nome para não ser reconhecida e agora é conhecida como Anna Rosa Lopes. Rosa começa a conversar com Phil, um garoto misterioso por meio de mensagens e posteriormente conversas ao telefone. Ambos demonstram estar bem ligados um com o outro e logo também se apaixonam. Ainda assim, existem algumas revelações ao longo do enredo que desestruturam as emoções dos personagens – assim como dos leitores – e alteram o rumo das ações.

O livro é pequeno, então não vou me aprofundar muito nos fatos para não correr o risco de soltar spoilers. Mesmo sendo bem previsível e possivelmente clichê, garante uma leitura descontraída, ao mesmo tempo em que é muito emocionante, sensível e sutil.




“Fiquei parada só olhando para a tela por uns segundos. Eu podia desligar o celular e esquecer aquilo para sempre. Mas era a primeira vez que um garoto trocava algumas palavras comigo, ainda que por escrito. Que mal poderia fazer? Ele estava do outro lado da linha! Não é como se pudesse me puxar para dentro do celular. Claro que poderia estar mentindo a idade, o nome e até o gênero... Mas resolvi arriscar.” Pg.59



Classificação SEL: 5/5 


5 comentários:

  1. Oi :)

    Estou com muita vontade de ler Princesa Adormecida, pois já tive a oportunidade de conhecer outros trabalhos da Paula e não há dúvida de que ela escreve magistralmente bem. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. estou muito curiosa para ler este livro da Paula. comprei ele ontem em promoção na Submarino! *-*
    parece ser lindo! ;~~

    ResponderExcluir
  3. Fê adorei a abordagem da sua resenha. Acabei de postar a minha, mas sabe quando vc quer falar mais coisas e se segura para não liberar muitas informações!!???? Foi assim que me senti, então não sei se minha resenha ficou boa. Aguardo sua opinião ok!!!
    Adoro os livros da Paula, mas confesso que esse não foi meu favorito =\
    Mas valeu a pena ler. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu li e amei esse livro!Gostei muito da sua resenha.
    Fiz uma resenha.Se quiser ver,ficarei muito feliz!
    beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html

    ResponderExcluir
  5. Eu li e amei esse livro!Gostei muito da sua resenha.
    Fiz uma resenha.Se quiser ver,ficarei muito feliz!
    beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo