22 de julho de 2014

Resenha: Estudo independente - Joelle Charbonneau @UnicaEditora

Informações do livro:
Título: Estudo independente
Teste - Livro 02
Título original: Independent Study (The Testing #2)
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320



Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda. Selecionado pelo USA Today no TOP TEN Summer Reads.Escolha dos livreiros independentes de 2013.




Leia também:
Teste #1 - O Teste - Joelle Charbonneau (Única Editora)



Resenha:Estudo independente” é a sequencia de O Teste, de Joelle Charbonneau. Apresenta uma história instigante, dinâmica e cheia de reviravoltas. Neste segundo volume ainda é possível notar mudanças marcantes nos personagens e principalmente na ambientação, que se torna ainda mais conhecida e cada vez mais arriscada.

A personagem Cia Vale já vivenciou muitos momentos conflitantes e é difícil ter a confiança necessária para ter seus próprios planejamentos e definições concretizadas. O problema é que ela continua sendo testada de diversas formas, e tudo parece ser bem desgastante e duvidoso. Além de se questionar bastante, os pensamentos confusos e ansiosos se tornam muito evidentes.

Esse livro trabalha mais com as adaptações da realidade exposta e define novas maneiras arriscadas dos exercícios que poderão ter uma utilidade maior nas possíveis rebeliões e em outros confrontos futuros. Na universidade, ela e o grupo precisam se adaptar cada um a sua maneira, principalmente para garantir a sobrevivência.

Facções são expostas e outros indivíduos surgem para dar um novo ar angustiante a trama. Algumas pessoas são bem tranquilas, mas claro que há aqueles que remetem ao perigo e podem ser bem desonestos. Por isso todas as questões envolvem muitas conspirações, mentiras, segredos e pressões acerca de cada aprendizado.

Os testes não param em nenhum momento e cada passo pode significar a derrota ou um novo redirecionamento. As seleções são duras e não é nenhum pouco fácil perceber que no fim das contas não há alternativas para mudar o destino ou decidir sua própria vida. Cia sente que mesmo tendo bons resultados, nunca será adequada para seguir até a formatura. Mesmo assim, ela precisa tomar muito cuidado porque algumas pessoas perigosas estão lhe observado com muito mais interesse por causa de suas habilidades.

Assim como em O Teste, este também tem muitas cenas de ação e suspense. Acho incrível como a autora caracteriza todos os personagens, principalmente a protagonista, que se mostra muito inteligente e ainda mais teimosa e determinada. É uma leitura cheia de emoções incoerentes e o medo pelos próximos acontecimentos é o principal responsável por tantas agitações.



“Deslizo o tecido frio da minha camisa sobre as cinco cicatrizes compridas e irregulares do meu braço e me analiso no espelho. Túnica azul de mangas compridas. Calça cinza. Bracelete prateado com uma única estrela. A estrela e as marcas de cansaço sob meus olhos me entregam como uma caloura universitária. Meus colegas têm o mesmo jeitão de ter estudado até tarde da noite para hoje. Depois de seis meses tendo as mesmas aulas preliminares, todo o nosso grupo de vinte será examinado e mandado para as areas de estudo que servirão de foco para o resto de nossa vida.” Pg.07




Classificação SEL: 4/5 


2 comentários:

  1. Já li algumas resenhas sobre O Teste, mas não sei ainda como me sinto a respeito. Se quero ler ou não. E essa é a primeira resenha que vejo da continuação, confesso que até pouco tempo eu achava que era um livro único :P
    Continuo sem saber o que fazer, acho que preciso folhear o livro antes de tomar uma decisão.

    bjos,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. está fazendo bastante sucesso está série né?! já vi muita gente comentando...
    mas, como não faz muito o meu estilo de leitura, nem me interesso!
    essa coisa de facções e não seio mais o que me confunde demais! hahaha

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo