17 de julho de 2014

Resenha: Minha vez de brilhar - Erin E. Moulton @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Minha vez de brilhar
Título original: Tracing Stars
Autor: Erin E. Moulton
Editora: Novo Conceito
Selo: Irado
Páginas: 290



Sinopse: Em uma noite, Indie faz um pedido para uma estrela. Ela quer muito reencontrar a sua lagosta de estimação, e também quer que sua irmã Bibi volte a gostar dela. Mas ter os seus desejos realizados pode exigir dedicação integral! Indie trabalha no teatro durante o dia, mostrando a Bibi e seus amigos o quanto ela pode ser útil. À noite, ela procura sua lagosta perdida, e para isso conta com a ajuda de seu novo grande amigo, Owen. Tudo vai bem até que Bibi e sua turma começam a pegar no pé de Owen, o maior exemplo de nerd e futuro loser. Será que Indie vai conseguir manter em segredo sua amizade com Owen? Será que, para ser uma pessoa melhor, Indie precisa mesmo ser diferente?





Resenha:Minha vez de brilhar” é mais um lançamento pelo selo Irado da Editora Novo Conceito. O enredo, voltado ao publico infanto juvenil, é bem sutil e um pouco excêntrico, além de oferecer uma leitura agradável e ainda mais carismática. Sem contar que é possível conferir mensagens a respeito de aceitação, coragem, afeto e simplicidade.

Indie Lee Chickory tem uma lagosta de estimação chamada “Monty Cola” e passa a impressão de ser um pouco estranha por causa de alguns diferenciais em sua personalidade. Aos poucos vai revelando ser uma pessoa muito atenciosa, criativa e doce, apesar de ser mal compreendida e um tanto atrapalhada.

Enquanto isso, Bibi está se tornando o oposto de sua irmã. Indie não se preocupa com as descrições que todos a rotulam, mas Bibi liga muito para as aparências e para sua popularidade. Isso porque ela está vivendo numa fase de provações, onde tudo parece mesmo ser mais complicado. É uma pessoa intolerante, individualista e hostil.

É o último dia de aula na quinta série e é justamente nesse dia que ocorre algo totalmente fora do contexto. Monty Cola entra na mochila de Indie e quando ela percebe, tem que dar um jeito de tirá-la de lá em segurança. A menina leva o animal até a praia, para que este possa se molhar um pouco, só que as coisas não acabam saindo como o planejado.

Em meio a algumas confusões e momentos frustrantes, Indie precisa encontrar sua lagosta que está perdida, assim como elaborar estratégias para que a irmã a aceite como ela é de verdade, sem julgamentos ou brigas. Mesmo assim, a garota se sente pressionada e não entende porque precisa agir diferente de suas vontades. Existe aquela reflexão: Como se adaptar onde não há confiança?

Owen é o mais novo amigo de Indie, e ele vai ajudá-la bastante a encontrar respostas aos seus tantos questionamentos e dúvidas. É um garoto inteligente e enérgico, mesmo que algumas pessoas o considerem um tolo perdedor. Nessa fase surge a discussão diante de um assunto importante: as pessoas o conhecem de verdade para falar tantas coisas maldosas dele?

É uma obra que trabalha bastante com as relações complicadas e outros dramas dos personagens. Por isso a amizade é um dos fatores que mais influenciam nas atitudes expostas, apesar de que ainda há as passagens sobre afinidades e diferenças de irmãos. Nesse contexto a autora apresenta a vida dos personagens com o principal intuito de haver mais interação entre leitor e sua ambientação.




“Passo o polegar pelo pingente e envio o pedido lá para o céu. Quero ser uma Chickory que consiga fazer mamãe e papi e Bibi sorrirem. Uma Chickory que consiga encontrar a lagosta Monty Cola. Uma Chickory muito boa, não a peixólatra de Plumtown.” Pg.41



Classificação SEL: 4/5 


3 comentários:

  1. Nossa esse livro parece ser maravilhoso, estou doida pra ler, já foi pra minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro.
    parece ser uma trama muito boa, mas confesso que esperava alguma coisa diferente... e melhor ;x
    não sei se a leitura vai me agradar muito, mas ainda pretendo ler ele!

    ResponderExcluir
  3. Gostei!!! Não conhecia e agora quero ler!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo