10 de setembro de 2014

Resenha: Proibido - Tabitha Suzuma @EdValentina

Informações do livro:
Título: Proibido
Título original: Forbidden
Autor: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas:304





Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.



Resenha: De longe já sei que a resenha de “Proibido” é uma das mais difíceis a serem realizadas. Este livro é tão profundo e sentimental, e nem todas as palavras podem expressar todas as mensagens e opiniões repassadas. Para quem já conferiu algum comentário a respeito compreende que a premissa é extremamente complicada, assim como sabe que para iniciar a leitura deve-se ler sem julgamentos antecipados. Mas isso você já sabe, né?

Os personagens são muito bem caracterizados e todos são fundamentais para o desenvolvimento da trama. A narrativa é intercalada entre os dois protagonistas Maya e Lochan. Desse jeito é muito melhor, principalmente para entender o que cada um sente sobre tudo que se passa ao seu redor. É possível citar várias características sobre a história, mas o que mais chama a atenção é o comportamento dos irmãos em uma família totalmente desestruturada (esse de fato é um assunto que rende muita conversa).

retirado da internet
Essa família em questão é composta por cinco irmãos: Lochan, Maya, Kit, Willa e Tiffin, e a mãe. O pai deles foi embora e a mãe é folgada e irresponsável demais, e com certeza tem culpa pelo rumo dos acontecimentos. Ela é ausente, vive bebendo e não dá a mínima atenção aos filhos. Sem falar que deixa os cuidados domésticos por conta dos mais velhos. É triste pensar numa situação assim, enquanto alguns tentam manter a união consolidada e outros criam brigas e têm atitudes erradas e impensadas.

Vale destacar que os dois não começaram a se envolver do nada e nem foi logo nas primeiras páginas, como eu realmente pensei que poderia ocorrer. Os primeiros capítulos são muito importantes para revelar o que os torna tão ligados e quais são as suas principais dificuldades, entre outros fatores. A autora Tabitha Suzuma escreve com maestria e é fácil se envolver no enredo, este que faz o leitor refletir bastantes sobre escolhas, revoltas, provocações, momentos de tensão e paciência.

Lochan é um rapaz muito inteligente e faz o que pode para ajudar dentro de casa, só que na escola é muito tímido e tachado como excluído, não tem amigos e é tachado como uma pessoa problemática. Ele se sente culpado pela situação da família já que fica responsável pelo bem estar de todos os integrantes. Já Maya parece ser o contrário de Lochan, tem amigos e uma de suas principais virtudes é a calma. Ela age de modo a tentar evitar confusões e sempre tenta fazer acordos e deixar as pessoas mais felizes.

retirado da internet
Eles sabem que não é certo nutrir um sentimento que não seja fraternal entre eles. Até tentam evitar, mas são as ocasiões que acabam forçando a barra e dificultando ainda mais a vida dos dois. Mas no final das contas parece mesmo ser algo natural, devido todas as circunstâncias. Eles se apoiam um no outro, são melhores amigos e é através do tempo juntos e das confidencias que percebem que o que sentem é bem maior do que imaginam.

Infelizmente li um spoiler sobre o desfecho e mesmo assim resolvi ler para tirar minhas próprias conclusões e saber porque tudo termina desse jeito. Não poderia dizer que não me emocionei, porque se torna praticamente impossível. É um amor comovente, uma realidade triste e cruel e que ainda apresenta várias mudanças que afetam todos ao redor. É simplesmente inesquecível!

“A sala está envolta em luz dourada. Maya ainda sorri para mim, seu rosto iluminado de alegria, fios ruivos caindo sobre os olhos e as costas, fazendo cócegas nas minhas mãos ao redor da sua cintura. Seu rosto brilha como um daqueles postes antigos, aceso por dentro, e tudo mais na sala desaparece, envolto numa névoa escura. Estamos dançando, oscilando de leve ao som da voz que canta, e sinto Maya quente e viva nos meus braços. Só de ficar lá, me movendo de leve para os lados, eu me dou conta de que não quero que esse momento termine.” Pg.94

Classificação SEL: 5/5


24 comentários:

  1. gosto de livros quando eles possuem a narrativa intercalada assim. realmente é bem mais fácil de compreender os personagens, e acho que esta dinâmica vai a leitura ficar mais prazerosa :D
    é triste mesmo ver uma família nesta situação né?! e o pior de tudo é que isso não é uma coisa incomum de se ver!
    adorei a trama. parece ser um livro ótimo mesmo! estou curiosa para ler! :D

    ResponderExcluir
  2. Desde a primeira vez que li sobre essa história,fiquei bem curiosa em saber como a autora iria levar essa trama.
    Aproveitei uma promoção ontem,e felismente consegui comprar. :)

    Gostei bastante da sua resenha,e percebi que o livro é extremamente emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra ler esse livro, incesto é um tema bastante polêmico, a história parece provocar os mais variados sentimentos, cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais curiosa pra conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que a principio fiquei sem querer ler este livro, pela temática do incesto, mas após ouvir muito cometários a favor, ler resenhas, incluindo este que está ótima decidi dar um voto de confiança e lê-lo, despida de pudores e preconceitos

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não quero ler esse livro pela temática que ele aborda, mas todos que leram falam que o livro é lindo e emocionante, profundo e sentimental e sua resenha não é diferente, e por isso mas só por isso acabou despertando uma grande curiosidade sobre o livro, quero muito lê-lo agora. No final da sua resenha eu já me emocionei pela forma que você fala de como foi o desfecho, pois eu já imagino como deve ter sido.

    ResponderExcluir
  6. A principio não me interessei pelo livro devido ao tema polemico. Após ler algumas resenhas, onde o história é mostrada por outro angulo, fiquei com vontade de ler. Vou colocar entre meus desejados para ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  7. Oi, assim como você eu tambem li um spoiler sem querer, do final do livro, mas mesmo assim eu preciso ler essa obra. Falei tao mal dela antes do lançamento e só agora que entendi que é o amor na sua mais pura essencia. Entao, mudei de ideia completamente, preciso ler logo.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é um dos mais trágicos que eu li esse ano, sem dúvidas! Não vou dizer que acho legal e que concorde com um relacionamento desses, mas depois de ler esse livro, aprendi a não julgar. A entender o que as pessoas em um relacionamento assim passam, o tanto que sofrem. Só gostaria que o final desse livro fosse diferente, fiquei na maior depressão depois de terminar a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também... Esperei um final totalmente diferente.

      Excluir
  9. Achei super interessante essa narrativa intercalada e acho que vai ser mais fácil pra mim entender já que sou um iniciante na leitura. Deve ser muito linda essa história e muito triste também,fiquei curioso pra conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  10. Este livro tem uma história muito polêmica e triste. Não sei se eu, sobreviveria ao que estes personagens passaram. A história é forte e extremamente difícil de se lidar. A autora foi incrível ao escrever esta história pelo que notei. Não vejo a hora de poder ler também. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Livro que merece ser lido !!!! muito interessante o enredo todo, com o conflito de emoçoes que traz na historia!! ansiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  12. Oiee.
    Menina essa livro tá causando né?!
    Quando vi o tema fiquei meio "Como assim? Incesto? Não vai rolar", mas depois que vi tantas pessoas falando bem estou muito curiosa e ansiosa para lê-lo.
    Confesso que não estou lendo resenhas nem a sinopse dele porque quero ser totalmente surpreendida então tudo o que sei foi o que li nos comentários, ou seja, não muita coisa.
    Espero consegui-lo o mais rápido possível.
    Sou louca por essa capa *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  13. Outra vez me deparo com esse livro e me surpreendeu alguns detalhes que você mostrou. Me fez lembrar de algo que vi essa semana, uma mãe que namora com a própria filha, sim isso na vida 'real'. Hoje em dia, há coisa que foge os limites da sanidade, uma vez já conversei com uma menina que estava nessa situação, mas ela falou em anonimo, disse que amava o irmão o querendo como namorado, foi difícil encontrar palavras para aconselha-lha, ainda mais quando a pessoa se convence que realmente é 'amor'. Pensando na historia e nos casos que eu presenciei, as pessoas tem que entender que a escritora falou de algo que acontece, acho que isso deveria alertar os pais pra prestar mais atenção nos filhos. Não tenho nada contra o livro, muita gente tem que saber que isso acontece quando menos esperamos.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li uma resenha de alguém que não gostou desse livro. Sempre dizem que ele é triste e extremamente sentimental. Todos se emocionam ao lê-lo e eu queria muito. Incesto é uma questão que deve ser tratada com sensibilidade, principalmente em livros como esse. Achei o tema muito bom e a resenha muito boa também. Espero que, algum dia, possa ter a chance de lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Nunca li nada envolvendo incesto e fiquei curiosa para acompanhar esta estória, gostei de saber que a autora escreveu de forma envolvente. Deve ser tudo muito profundo e emocionante mesmo, estou curiosa para saber como será o desfecho! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha! Estou muito curiosa para ler este livro, pois nunca li nada envolvendo incesto e gostei de saber que a autora escreve de forma envolvente. Deve ser mesmo uma leitura profunda e emocionante, estou curiosa para saber como será o desfecho. :)
    beijos
    Nome de seguidora: Dani Kaulitz

    ResponderExcluir
  17. Cada vez que eu leio alguma resenha do livro, fico mais curiosa para ler. A escritora deve ser ótima para escrever sobre incesto e todo mundo gostar.

    ResponderExcluir
  18. No inicio torci o nariz para o tema deste livro que é um tanto delicado e diferente, mas acabei ficando curiosa para saber o desfecho desta história e ainda mais por ter um lado bem sentimental e tocante!!

    ResponderExcluir
  19. Eu li em inglês. E não acho que tenho psicológico pra reler, apesar de ter comprado o livro em português não acho vá lê-lo de novo, comprei porque o livro é ótimo e não poderia deixar de tê-lo em minha humilde biblioteca. Gente sou uma leitora compulsiva, leio de tudo sem preconceitos, mas esse livro acabou comigo, comecei a ler e já queria terminar logo, porém, precisava parar e respirar dá um de tempo pro meu cérebro processar o conteúdo e as emoções. Nunca chorei tanto lendo um livro como chorei lendo Proibido, é uma leitura realmente impactante (pelo menos foi pra mim), a escrita é perfeita, faz com que você seja transportada para o universo de Maya e Lochan, você realmente vive todas as emoções, é maravilhoso de um jeito dramático, eu recomendo muitíssimo, mas não vou reler tão cedo.

    ResponderExcluir
  20. Eu também acabei lendo um spoiler sobre o final e mesmo assim quero ler esse livro que todo mundo fala ser tão profundo em sentimentos, estou curiosa com esse tema, nunca li algo assim apesar de ter um livro com esse assunto.
    É um livro muito delicada, será que estou preparada pra ler nesse momento ?

    ResponderExcluir
  21. Olha tenho dois irmãos mais velhos e jamais me veria em uma situação dessas. Mas eu aceitei o desafio e fui lê esse livro, minha opinião? Valeu cada minuto, comecei a ler e não parei fui até as 4 hrs da madrugada... É lindo, é de tirar o folego, não tem como descrever em palavras, você simplesmente não consegue, todas as pessoas que fazem resenha, sentem o mesmo, que não tem como por tudo em palavras! Só digo uma coisa depois que termina-lo de ler ainda continuará a pensar! É um dos melhores livros que já li em toda minha vida!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Na verdade o que devia realmente importar...é o amor. Passamos a vida buscando isso e mesmo assim ainda nos limitamos devido a regras "pré" estabelecidas.

    Vou ler...

    ResponderExcluir
  23. Oi Fê, gostei muito da sua resenha! Também fiz uma espécie de resenha/artigo sobre Proibido. Vou deixar o link caso se interesse em ler. Beijos!
    Resenha: https://litterarumm.wordpress.com/2016/01/20/tabu-em-proibido-de-tabitha-suzuma/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo