23 de outubro de 2014

Resenha: 1 página de cada vez - Adam J. Kurtz @EditoraParalela

Informações do livro:
Título: 1 página de cada vez
Título original: 1 Page at a Time: A Daily Creative Companion
Autor: Adam J. Kurtz
Editora: Paralela
Páginas: 368




Sinopse: Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.



Resenha: 1 página de cada vez” é como se fosse um diário contemporâneo, que incentiva – e muito – a exposição de emoções intimas e sinceras, devaneios, sonhos, reflexões e afins. O autor Adam J. Kurtz demonstra ser muito criativo e inovador, e é claro que consegue deixar o leitor extremamente à vontade por meio de suas tantas sugestões irreverentes.


Na minha experiência, me senti livre e atribui esse sentimento a maneira como achei fácil atender aos pedidos de cada página, isso porque eu estava fazendo da maneira que eu mais queria. É uma proposta irreverente e que dá muita vontade de fazer o que se pede, afinal a questão é: que tal sair um pouco da sua zona de conforto?

O leitor se diverte bastante, assim como pode ter várias reflexões sobre sua vida. É criativo e conduz a pessoa a querer apontar os principais pontos de cada assunto abordado. As mensagens são o ponto central e que diferenciam esse livro com tanta inovação.

A ideia pode ser parecida com “Destrua este diário” só que o foco deste não é a destruição. Ambos trazem experimentos únicos e é muito bom não seguir um padrão em cada um deles e fazer as coisas sem um planejamento específico.




É possível fazer uma página por dia durante um ano e depois fazer uma analise sobre o tempo passado ou simplesmente começar a usar várias páginas aleatórias – assim como eu que sou extremamente ansiosa e não aguento fazer só uma vez. Se torna muito empolgante cada vez que termina uma página e passa para outro desafio!


Dá para fazer uma playlist para uma festa de aniversário, assim como há perguntas do tipo: “onde você acha que vai estar em 5 anos?” ou “Qual o seu maior desejo para o futuro?” A melhor parte para mim e poder abrir uma página qualquer em um dia qualquer e aquela página vai decidir o que tem para aquele momento... Isso pode, ou não, dizer alguma coisa, certo?!


A diagramação da Editora Paralela está simplesmente maravilhosa e vale muito a pena conferir os pequenos detalhes que a obra tem a nos oferecer. É simples e ao mesmo tempo profundo, por isso se torna tão marcante e carismático.



Classificação SEL: 5/5


3 comentários:

  1. nesses últimos tempos tem surgido vários livros neste estilo né, e confesso que este aqui é o único que me interessa.
    aquele Destrua este Diário para mim é totalmente sem noção, mas este, por inspirar a criatividade, me deixa curiosa para conhecer.
    você ainda nem rabiscou o seu? :P

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Recebi o livro da Editora e achei muito legal, interessante e gostoso de acompanhar e preencher haha muito legal mesmo, afinal, é muito bom registrar certas coisas e espero completar o meu

    bEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-se-eu-ficar-gayle-forman.html

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi esse livro em lançamento, estou louca para comprá-lo. Li as primeiras páginas on-line e me apaixonei completamente. Como costumo ter necessidade de desabafar, achei que ele seria de grande ajuda, mas não comprei ainda. Pela sua resenha, tenho a impressão que é melhor do que parece.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo