22 de outubro de 2014

Resenha: A formatura - Joelle Charbonneau @UnicaEditora

Informações do livro:
Título: A formatura
Teste – Livro 03
Título original:
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320



Sinopse:O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!




Leia também:
Teste #1 - O Teste - Joelle Charbonneau (Única Editora)
Teste #2 - Estudo independente - Joelle Charbonneau (Única Editora)



Resenha:A formatura” é o terceiro e último volume da trilogia Teste, de Joelle Charbonneau. O livro já inicia repleto de tensão, mas o melhor é que a narrativa se encarrega de apresentar todas as problemáticas que ficaram para traz nos acontecimentos anteriores, estes que foram repassados em O Teste e em Estudo independente, respectivamente livro um e dois.

Os primeiros capítulos apresentam uma analise importante sobre a situação atual e é um aspecto interessante para poder relembrar as cenas e consequências. Agora não há mais tanta violência que nem antes, pelo menos foi o que deu para perceber, porém as ameaças continuam a se destacar em todos os lugares.

Ainda não é nem um pouco seguro confiar nas pessoas. Afinal de contas, tem muito personagem que parece mesmo ser digno de confiança, mas quando percebe não é nada disso do que esperava. Basicamente essa é a premissa central deste enredo, sendo que os personagens precisam entender que, caso algo dê errado no plano de eliminar os líderes influentes que controlam os testes, eles é que serão eliminados.

As coisas giram muito em cima de poder e influências do gênero, por isso sempre surgem questionamentos sobre qual será o próximo passo a ser dado. Mas o melhor de tudo é perceber que a protagonista, Cia Vale, amadureceu bastante e isso se torna visível pelo fato de a garota conseguir entender melhor o caminho que tem pela frente.

Em sua jornada crucial e diante de tantas pressões, Cia consegue tomar decisões sem se amedrontar tanto. Ainda assim dá para notar que é um pouco insegura e isso é um fator complicado e ao mesmo tempo decisivo, porque parece ser dependente do que os outros lhe dizem, e claro que as palavras sempre lhe afetam de alguma maneira.
                                                       
Infelizmente há algumas passagens que eu não consegui achar muito sentido. Claro que não vou citar dados porque seria spoiler, mas acho que independente de ser uma distopia e ter seus mistérios, essa história deveria seguir um rumo diferente, principalmente para ter mais credibilidade.

Não estou dizendo que deixei de gostar do livro por esse detalhe, mas confesso que esperei mais do desfecho – este que se tornou apenas satisfatório. Apesar de tudo, pode-se dizer que a história no geral, proporciona temas fantásticos diante de objetivos, sacrifícios e conexões. Sobre a edição preciso falar sobre a capa: está linda!!!




“Uma batida na porta me faz dar um pulo. Minhas mãos tremem de exaustão, medo e tristeza, enquanto destranco a porta do meu apartamento na república e viro a maçaneta. Solto um suspiro de alivio quando vejo Raffe Jeffries. Embora a gente esteja cursando a mesma área, quase não temos mais nada em comum. Eu, vinda das colônias, tendo de sobreviver ao Teste para estar aqui.” Pg.09




Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. Oi Fê!

    Eu particularmente não gostei tanto de O Teste, mas vi que em Estudo Independente deu uma bela melhorada, principalmente da metade pro final... Mas quero saber como essa trilogia vai terminar, mas ainda bem que já estou preparada para um final razoável... Até porque nem esperaria por mais, pra ser sincera HAUEHAUEUE

    E fiquei curiosa com esse personagem que você citou não citando HUAEHAUHEUAEHUAE

    Beijos!
    ~nathália
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Olá... Dando um passada no Blog. .. adorei a resenha, sou super fã da trilogia o teste e falta esse pra eu ler.
    Sobre o comentário o Teste é perfeito, o livro que eu achei um pouco chato foi Estudo Independente.
    Após esta resenha acho que o final será uma decepção pra mim. Mais enfim, nem tudo são flores.
    Sua resenha ficou perfeita, adorei o Blog.
    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo