18 de novembro de 2014

Resenha: A formatura - Vanessa Martinelli @NovoSeculo @talentoslitbr

Informações do livro:
Título: Amigos inimigos #2
A Formatura
Ficção Brasileira
Autor: Vanessa Martinelli
Editora: Novo século
Selo: Novos talentos da literatura Brasileira
Páginas: 184



Sinopse: A turma divertida de “Amigos Inimigos” volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana, Patrícia, Camila e Pedro estão no final do nono ano. No dia do aniversário de Maria, uma tia-avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar. Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos-inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura.





Leia também:
Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli  (Editora Novo Século)



Resenha:Amigos inimigos, A formatura” continua a narração contagiante, divertida – por vezes até sarcástica – e alegre de Amigos inimigos, da autora nacional Vanessa Martinelli. Os dois volumes mantêm uma interação leve, tranquila, jovial e muito envolvente, justamente por ser tão dinâmica e repleta de diálogos sutis, realistas e perceptivos.

O destaque está no modo com há as apresentações das descrições e pensamentos de cada personagem, por meio de seus conflitos, emoções, anseios, medos e atitudes. Por mais que o enredo se torne previsível, é muito bom poder acompanhar a trajetória deles, assim como suas realizações mais simples até as mais relevantes.

Maria e Jack estão namorando, e desde os últimos capítulos o relacionamento do casal parece estar bem estável, mesmo que hajam algumas surpresas inesperadas e ocasiões nervosas. E claro que há algumas turbulências no caminho. São cenas rápidas, mas que expõem com clareza as indecisões dos amigos, o que torna a compreensão mais sensível por parte do leitor.

Os amigos continuam se mostrando companheiros, apesar demonstrarem certas inseguranças, e nessa obra há ainda a construção de novas características, por causa das experiências vivenciadas e de momentos marcantes, com muita disposição e reflexões. Claro que a ansiedade maior ainda é pela formatura e as ocasionais decorrências.

É interessante citar que a abordagem principal segue o amadurecimento das personalidades e de suas ações mais peculiares. Morgana é uma das personagens mais empolgantes, mas claro que tanto Camila, Pedro e patrícia acrescentam os momentos emocionantes da trama.

Além dos amigos, esse título faz a inserção de uma integrante da família de Maria, que acaba mexendo com as estruturas emocionais da garota. Todas as passagens são muito divertidas e as decorrências são tratadas com exatidão e alguns questionamentos básicos. 

Uma das tantas perguntas: será que é mesmo necessário fazer uma festa de debutante? É um ambiente retratado típico da adolescência e de várias dúvidas. E o melhor é que ainda existem os vários esforços e estilos para serem analisados. É uma leitura muito agradável, ágil, acentuada e ao mesmo tempo simples.




“Detestava perder o controle das coisas. Nesse moment, não fazia a menor ideia para onde iam. Jack estava realmente alegre. Apertava as bochechas de Maria dizendo que ela gostaria do que estava por vir. Mas Maria duvidava que isso fosse possível. Quando Jack encasquetava com algo, boa coisa não era. Conhecia as brincadeiras espirituosas do namorado.” Pg.10





Classificação SEL: 4/5 


3 comentários:

  1. Oi!
    Eu li o primeiro livro e gostei muito por ser bem leve e juvenil! A escrita da Vanessa é super gostosa.
    Não sabia desse ainda, mas já quero ler!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii a resenha!!! *_* Vou postar lá no blog! beijos mil!!

    www.vanessaml.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Ainda não li nenhum livro da Vanessa mas nunca vi nenhum comentário oposto ao quanto ele é bom, estou com muita vontade de ler *-*
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo