29 de novembro de 2014

Resenha: A consultora teen - Patrícia Barboza, Verus Editora

Informações do livro:
Título: A consultora teen
Autor: Patrícia Barboza
Editora: Verus
Páginas: 198




Sinopse: Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!



                                                          
Resenha: A consultora teen” é um livro muito divertido e ainda mais despretensioso. Adoro quando leio histórias que conseguem fazer interpretações reflexivas sobre nossa própria realidade, e o que mais me chamou a atenção foi que o enredo perspicaz faz essa exploração, mesmo que de uma forma mais sutil e dinâmica.

Thaís está se mudando para o Rio de Janeiro porque sua mãe passou num concurso e não poderia pensar em perder essa chance. Claro que há muitas mudanças envolvidas, mas dá para perceber que a garota é bem tranquila e descontraída. Ela precisa se adaptar em uma nova escola, além de ter que conhecer novas pessoas e ter que reestruturar toda a sua rotina.

As coisas começam a acontecer muito rápido e inicialmente era apenas uma brincadeira. Ser uma “consultora teen” em um blog estava ligado as suas próprias experiências e emoções, e talvez por isso tenha se destacado tanto. Afinal de contas, a protagonista passa segurança no que diz e fica muito fácil interpretar os seus posicionamentos.

Também é possível encontrar romance na trama, mas acredito que a autora quis deixar claro que, nesse primeiro momento, o enfoque principal não seria sobre isso. Pedro é um menino que aparece despertando sentimentos novos e se torna responsável por mais explanações e dúvidas diversas.

A própria Thaís também tem uma personalidade incrível. A menina está na adolescência e claro que tem várias dúvidas e receios, mas nem por isso deixa de ser alegre e curtir seus momentos. Não é nem um pouco chata, pelo contrário, todas as suas atitudes a classificam como uma pessoa bem determinada e inteligente.

O leitor consegue compreender várias situações envolvendo família e amigos, mesmo que algumas cenas sejam um tanto previsíveis. São questões atuais e esse pode ser mesmo o principal ponto positivo do livro. Patrícia Barboza mistura os elementos centrais com muitas referencias, e é por isso que a narrativa se torna tão envolvente e categórica.

É uma leitura leve e muito rápida, e dá uma vontade enorme de conferir novas aventuras desses personagens. Fica a pergunta no ar: será que podemos esperar alguma sequencia? Acredito que ainda dá para explorar muitos episódios. É aquele tipo de livro que a gente sabe que vai acabar rápido, mas lê o mais devagar possível só para aproveitar mais.



“Nunca pensei em ter um blog. Mas o dela era tão legal que me deu vontade. Será que era difícil fazer? Já que era grátis, cliquei, só para ver como funcionava. Mas eu ia fazer um blog falando do quê? Da minha vida?” Pg.67


Classificação SEL: 4/5


3 comentários:

  1. Não sei, esse simplesmente não parece o tipo de livro que eu gostaria de ler. Embora ultimamente, eu confesso, meu gosto esteja todo bagunçado, hahaha.

    Mas quem sabe, né? Nunca diga nunca, hahahaha.

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. só li comentários positivos deste livro até hoje, e estou bem curiosa para ler ele.
    a leitura parece ser ótima mesmo, bem leve e divertida
    gosto de livros assim, ainda mais se a leitura for fluida... é tão bom ler um livro assim, gostosinho! *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Achei esse livro por acaso na saraiva e gostei da sinopse, então resolvi procurar uma resenha antes de decidir se anotava na lista de desejados ou não... Gostei bastante da sua resenha, que bom que a protagonista não é uma adolescente chata, como tenho encontrado em alguns livros, sem contar que tenho curiosidade sobre um livro com uma blogueira!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo