13 de novembro de 2014

Resenha: Duas vezes na floresta escura - Caio Riter, Editora Gaivota

Informações do livro:
Título: Duas vezes na floresta escura
Autor: Caio Riter
Editora: Gaivota
Páginas:164




Sinopse: Susana se sentia sozinha naquela cidade em que pouco havia para se fazer. Susana queria que a mãe retornasse, queria poder voltar para seu quarto, para sua escola, para sua amiga Clara. No entanto, sabia que isso ainda iria demorar. Todavia, aquela vida que, num primeiro momento, lhe pareceu insuportável, sofrida, foi se modificando. A garota conheceu a Bethânia, o Caetano, a Nicole. Conheceu também o César, um garoto estranho, que adorava espionar os outros. Até que uma tragédia se abateu sobre aquela cidade tão pacífica. E Susana e seus novos amigos estavam bem próximos dela. Deles, dependia a solução de um bárbaro crime.





Resenha: Duas vezes na floresta escura” é um livro que trabalha bastante com o emocional dos personagens, visto que há mudanças e novos aprendizados. O autor Caio Riter é muito expressivo e consegue passar a realidade central para os leitores, sendo que fica muito mais fácil se envolver com as cenas e suas peculiaridades.

A protagonista Susana e seu pai mudaram para uma casa nova em outra cidade – por sinal, bem pequena e acolhedora –, e claro que a adaptação inicial se mostra bem complicada e pessimista. O motivo foi por causa de uma transferência de emprego, mas ficou bem claro que o apartamento que eles moravam anteriormente ainda estaria esperando a mãe retornar de um doutorado para que tudo retornasse ao normal.

A relação com familiares e amigos também é um fato essencial no enredo, já que surgem várias explicações ao longo do texto sobre o porquê das coisas acontecerem de tal forma.  É muito bem perceber o quanto pai e filha são unidos e conversam sem dificuldades. E ainda bem que, mesmo se sentindo sozinha em algumas ocasiões por conta da saudade, Susana consegue encontrar amigos divertidos e carismáticos.

Seus pensamentos vagueiam sobre as dificuldades de enfrentar um colégio diferente e tentar fazer novos amigos. Ora detesta aquele ambiente e as pessoas que vivem por ali e ora se sente uma pessoa de sorte por ter a oportunidade de ter essas experiências. Vai entender, né? Mas o destaque principal é que, independente dos dramas, sempre aparecem frases que resumem alguma parte de nossa vida. Se torna reflexivo, e muito compreensível para que qualquer um consiga entender ou se identificar.

Em paralelo ainda há a referencia de uma floresta densa, que parece esconder muitos mistérios. Ou será que é apenas impressão? De qualquer maneira, é perceptível a vontade de Susana de querer adentrar nesse local tão enigmático. Pode até ser impressão, mas desde o inicio ela demonstra o desejo de se esconder ali, talvez para ficar um pouco sozinha ou quem sabe ter alguma aventura.

Os diálogos e frases em destaque também são essenciais ao longo das páginas, já que é tudo muito objetivo e aberto. Claro que isso também se dá por conta da diagramação da Editora Gaivota, que sempre é impecável até nos pequenos detalhes.





“Eu e meu pai meio que perdidos nesse lugar parado, e minha mae distante, mergulhada nos estudos dela, totalmente envolvida com o tal do Machado de Assis.” Pg.17
                                  

                                                

Classificação SEL: 4/5


2 comentários:

  1. Oi,
    não conhecia o livro nem o autor, mas não fiquei muito curiosa pela trama não. na verdade ela não faz muito o meu estilo, então né... hehe
    fiquei meio perdida e sem compreender direito se a trama se trata de um drama ou algo sobrenatural kkkk

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada que fosse realmente reflexivo como você mencionou que essa leitura foi. Talvez seja pelo fato de que este gênero não me agrada muito.
    Já conhecia o blog porém fazia meses que eu não o visitava...Foi bom voltar e encontrar uma resenha diferente das quais eu vejo em outros blogs que geralmente acompanho. Voltarei sempre que possível!
    Particularmente gostei muito da forma com que foi escrita.

    Um grande abraço,
    Carolina Piovesan
    O Blog está ativo novamente! Conheça:http://baudhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo